Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Tenho um terreno que tem uma edificação de uma antiga suinicultura, que nunca foi legalizada.
    A construção é dos anos 90.
    O terreno é considerado rústico, e está inserido em zona florestal de conservação.
    Logo ao lado do terreno, está também uma casa particular construída, que também está inserida na mesma classificação de terreno.
    Já consultei um arquitecto que me respondeu que possivelmente a casa foi construída numa altura em que o PDM permitia construção no terreno.

Agora o cerne da minha questão. O que pretendo é transformar o edifício antigo, para um alojamento rural. Ou seja, arranjar por fora, sem mudar fachadas ou acrescentar o que seja, bem como transformar por dentro para ser Habitável para os Hóspedes.

O que o arquitecto me respondeu, e que me deu 3 opções
    Primeiro teria que legalizar o edifício para suinicultura, ou arrecadação de máquinas florestais, e depois tentar legalizar para o que pretendo, sendo que teria que meter um PIP, para ver a viabilidade de um possível alojamento Rural.

Segunda, esperar mais uns anos para o PDM mudar, visto que na carta do PDM de Ocupação do Solo, já aparece assinalado a Rosa de que aquela zona onde está o edifício, já está assinalado. Mais uma vez poderia tentar fazer uma "reclamação" (já não me lembro do termo que utilizou) ao PDM, para ser revisto aquela zona.

Terceiro, fazer à socapa, sendo que o edifício já tem muitos anos, dificilmente dizem para mandar abaixo, e Tentar legalizar depois.

Mais uma vez o edificio está ilegal, e tambem está proximo a uma zona considerada de alto risco de incendio Rural, apesar de não estar inserido nela.
    De resto não tem mais condicionantes nenhumas.

A sugestão de esperar que o PDM mude, não queria ir muito por aí, porque queria avançar com isto num curto prazo.
    Na vossa opinião, dos entendidos da matéria existe mais algum procedimento que possa alavancar esta situação?

Todas as opiniões são válidas, mas não é preciso dizer que tenho que consultar um arquiteto, porque efetivamente isso foi o que já fiz. Bem como já tenho reunião com o técnico do PDM marcada na câmara, no entanto isto é semelhante ao sistema nacional de Saúde. Só daqui a dois meses tenho marcação!
    O que pretendo é uma segunda opinião.
      IMG_20240913_101258.jpg
      IMG_20240913_101207.jpg
      IMG_20240913_101132.jpg
  2.  # 2

Colocado por: Pittboxerdificilmente dizem para mandar abaixo,
    vale uma aposta?
  3.  # 3

Colocado por: PittboxerNa vossa opinião, dos entendidos da matéria existe mais algum procedimento que possa alavancar esta situação?
    faça uma communicação prévia à CCDR para a operação que pretende e peça o parecer deles.
    quando vai alterar o PDM; há previsão para isso?
  4.  # 4

Colocado por: antonylemosfaça uma communicação prévia à CCDR para a operação que pretende e peça o parecer deles.
    quando vai alterar o PDM; há previsão para isso?

Colocado por: antonylemosvale uma aposta?

Pois apostas não quero, daí estar a procurar toda a informação possível. Até porque não gosto de mandar dinheiro ao vento.

Quais sãos as vantagens de pedir parecer, e que tipo de parecer á CCDR?

A alteração do PDM, segundo informação, no site da câmara foi em maio deste ano. No entanto, o arquiteto mostrou um documento do site, que agora não consigo encontrar, não sei como ele chegou lá, de informação que transmitia que ia haver uma reunião qualquer com as várias entidades que gerem o território agora no próximo mês ou algo parecido referente ao PDM.
  5.  # 5

Não arrisque investir à socapa.
    Depois a obtenção de licença de AL pode ser impossível e ainda ter de demolir.
  6.  # 6

Pitt, ao se deslocar à Câmara e dar a localização, está a por-se a jeito, mas entendo perfeitamente o movimento e também nós o fizemos.

Do que percebi, se tem mesmo em frente uma casa particular, fazer à sucapa está fora de questão.

Quantos m2 tem essa construção? Mais do que 30?

Os srs arquitectos saberão melhor, mas acho qure há uma questão qq de m2 de terreno e de apoio agricola.

Quanto à eventual legalização, para avançar como suinicultura, muito provavelmente teria de ter como o justificar (actividade), pelo que sendo possivel, eu avançaria como apoio agricola, nem que tivesse de lhe reduzir um pouco o tamanho 👌
  7.  # 7

Colocado por: PittboxerQuais sãos as vantagens de pedir parecer, e que tipo de parecer á CCDR?
    porque se a CCDR não der um parecer favorável para as suas pretenções nem vale a pena começar. e esse trabalho sai mmais em conta que fazer um projecto e depois ser chumbado pela mesma CCDR. sendo em REN o terreno são eles que mandam

Colocado por: PittboxerAté porque não gosto de mandar dinheiro ao vento.
    então não se fie nessa conversa do 'depois não vão pedir para demolir'

0.0080 seg. NEW