Este ano quero pintar a casa toda, as paredes são semi-rugosas e venho pedir conselhos sobre tintas e pintura de paredes e teto.
Moro numa casa onde aparece bolor num dos quartos e na casa de banho. No inverno, a humidade está sempre acima dos 80%, e mesmo arejando a casa, o problema persiste, pois o ar no exterior também é muito húmido. O desumidificador só ajuda se estiver ligado o dia todo, mas mesmo assim o impacto é mínimo, já que os estores deixam entrar muito ar, e há várias áreas da casa por onde o ar exterior entra.
O meu marido tem alergias, e o bolor agrava a situação, por isso usamos sempre um produto UHU (embalagem azul) para removê-lo. Este ano, quero pintar o quarto, que já está a ficar amarelado, mas não sei bem que tipo de tinta usar, pois a humidade parece ser um problema interno. Vamos pintar o quarto todo de branco.
Acho que devo aplicar um primário na zona junto à janela, onde a tinta já está a descascar (vou lixar, remover o que está a cair e, se necessário, aplicar remendos). No entanto, no resto do quarto, não parece ser necessário primário.
O quarto tem piso vinílico por cima de cerâmica, e o rodapé está um pouco estranho, pois tem o rodapé original e outro por cima, criando uma espécie de cova. Parece que vou precisar de ter algum cuidado extra nessa área, mas não sei exatamente o que devo fazer.
As minhas maiores dúvidas são:
Que tipo e marca de tinta devo usar? Que tipo de pincel ou rolo recomendam, e qual a melhor marca? Vou deixar fotos do problema da janela e do rodapé para ver se me podem dar dicas também nessas partes.