Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Vou aplicar teto falso em duas divisões da casa: sala e quarto.
    Estas divisões são adjacentes, ou seja, partilham uma parede e a varanda, pelo que consigo aplicar a máquina exterior na varanda e passar as tubagens para cada divisão pela mesma zona.

A minha ideia é esconder os tubos no teto falso e descer só na zona das unidades interiores.

É comum fazê-lo desta forma?
    Que norma devo seguir e que dicas têm para este trabalho?

A ideia seria tratar do teto de deixar as tubagens passadas e só depois aplicar as máquinas.

Obrigado
  2.  # 2

Qual é o pé direito que tem agora?
  3.  # 3

Tem 2,80m.
  4.  # 4

Se for numa parede exterior pode sempre furar para traz.
    Se for parede interior pode vir com o cobres pelo teto, mas o esgoto terá sempre de descer não pode subir.
  5.  # 5

A minha duvida está mesmo no esgoto das unidades interiores.

A ideia era mesmo vir com os tubos de cobre por dentro do teto falso e descer junto à parede até às máquinas.
    Agora não sei como fazer com a questão dos esgotos de condensação.

Junto à parede e furar para fora não queria fazer por causa das janelas/cortinados.
  6.  # 6

Colocado por: elNuNeZ-_-A minha duvida está mesmo no esgoto das unidades interiores.

A ideia era mesmo vir com os tubos de cobre por dentro do teto falso e descer junto à parede até às máquinas.
    Agora não sei como fazer com a questão dos esgotos de condensação.

Junto à parede e furar para fora não queria fazer por causa das janelas/cortinados.

Estou neste momento numa situação parecida e vou instalar um sistema de 4 máquinas interiores com 1 exterior.

Todo o apartamento tem teto falso e não tenho pre-instalação nenhuma feita.

A máquina exterior vai ficar numa das pontas da casa, pois só tenho uma varanda.

A empresa que veio cá e vai fazer a obra disse que bastava abrir uns buracos no teto com uma distância 1,5~2,0 metros entre eles, o suficiente para passar os tubos/cabos/cobre, e que se tivessem cuidado depois ainda conseguiam aproveitar as placas de pladur dos buracos para voltar a colocar no sítio, pelas contas dava cerca de 10 buracos.

Em relação ao esgoto disseram que bastava colocar uma bomba de água em cada split interior para puxar a água para fora, no meu caso vai ser para junto da máquina exterior.
    • FFAD
    • 3 outubro 2024

# 7

Colocado por: andrereis93

Estou neste momento numa situação parecida e vou instalar um sistema de 4 máquinas interiores com 1 exterior.

Todo o apartamento tem teto falso e não tenho pre-instalação nenhuma feita.

A máquina exterior vai ficar numa das pontas da casa, pois só tenho uma varanda.

A empresa que veio cá e vai fazer a obra disse que bastava abrir uns buracos no teto com uma distância 1,5~2,0 metros entre eles, o suficiente para passar os tubos/cabos/cobre, e que se tivessem cuidado depois ainda conseguiam aproveitar as placas de pladur dos buracos para voltar a colocar no sítio, pelas contas dava cerca de 10 buracos.

Em relação ao esgoto disseram que bastava colocar uma bomba de água em cada split interior para puxar a água para fora, no meu caso vai ser para junto da máquina exterior.

além de feias e grandes, as bombas fazem barulho e precisam de alguma manutenção. cuidado com isso.

eu fiz neste momento o inverso, tinha os AC no tecto e nos que pude, pus murais.
  7.  # 8

Colocado por: FFAD

além de feias e grandes, as bombas fazem barulho e precisam de alguma manutenção. cuidado com isso.

eu fiz neste momento o inverso, tinha os AC no tecto e nos que pude, pus murais.

Pelo que a empresa disse, era a única solução no meu caso, a outra solução era partirem paredes e chão para ligarem os esgotos, o que iria ficar muito dispendioso e aumentar em muito o tempo da obra, o que ficou logo fora de questão.

Em relação às bombas, a empresa na altura disse que faziam barulho quando estavam a trabalhar, do género de um grilo, mas que não era nada de mais.

Em relação a serem grandes e feias, elas nem sequer vão estar à vista, por isso não me interessa muito o aspeto delas.

Eu na altura cheguei a perguntar como seria em termos de manutenção das bombas e eles disseram que me iam ensinar a testar se as bombas estavam ou não a funcionar corretamente.

Já agora as minhas máquinas internas vão ser todas murais.
  8.  # 9

Pois, realmente já tinha visto as bombas para a água da condensação.

Certamente deverá dar para esconder por trás da unidade interior, na mesma zona onde entram as tubagens...

As unidades vão ser de parede, não no teto. Vão é descer do teto os tubos do gás do AC e o tubo da drenagem, ligado então à bomba.
    • FFAD
    • 7 outubro 2024

# 10

Colocado por: elNuNeZ-_-Pois, realmente já tinha visto as bombas para a água da condensação.

Certamente deverá dar para esconder por trás da unidade interior, na mesma zona onde entram as tubagens...

As unidades vão ser de parede, não no teto. Vão é descer do teto os tubos do gás do AC e o tubo da drenagem, ligado então à bomba.

e não tem espaço para por as máquinas? assim resolvia a questão do esgoto (seria a descer).
  9.  # 11

Colocado por: FFAD

e não tem espaço para por as máquinas? assim resolvia a questão do esgoto (seria a descer).

Não compreendi. Colocar as máquinas dentro do teto falso?
    Para isso já teria de ir para máquinas de conduta, correto?
    • FFAD
    • 8 outubro 2024

# 12

Colocado por: elNuNeZ-_-

Não compreendi. Colocar as máquinas dentro do teto falso?
    Para isso já teria de ir para máquinas de conduta, correto?

sim
  10.  # 13

A minha ideia era fazer agora os tetos falsos e deixar a pré-instalação já feita e aplicar as máquinas só no próximo ano.

É possível fazer pré instalação para máquinas de conduta? Na teoria para depois aplicar as máquinas teria de abrir novamente o teto falso, correto?

0.0179 seg. NEW