Colocado por: elNuNeZ-_-A minha duvida está mesmo no esgoto das unidades interiores.
A ideia era mesmo vir com os tubos de cobre por dentro do teto falso e descer junto à parede até às máquinas.
Agora não sei como fazer com a questão dos esgotos de condensação.
Junto à parede e furar para fora não queria fazer por causa das janelas/cortinados.
Colocado por: andrereis93
Estou neste momento numa situação parecida e vou instalar um sistema de 4 máquinas interiores com 1 exterior.
Todo o apartamento tem teto falso e não tenho pre-instalação nenhuma feita.
A máquina exterior vai ficar numa das pontas da casa, pois só tenho uma varanda.
A empresa que veio cá e vai fazer a obra disse que bastava abrir uns buracos no teto com uma distância 1,5~2,0 metros entre eles, o suficiente para passar os tubos/cabos/cobre, e que se tivessem cuidado depois ainda conseguiam aproveitar as placas de pladur dos buracos para voltar a colocar no sítio, pelas contas dava cerca de 10 buracos.
Em relação ao esgoto disseram que bastava colocar uma bomba de água em cada split interior para puxar a água para fora, no meu caso vai ser para junto da máquina exterior.
Colocado por: FFAD
além de feias e grandes, as bombas fazem barulho e precisam de alguma manutenção. cuidado com isso.
eu fiz neste momento o inverso, tinha os AC no tecto e nos que pude, pus murais.
Colocado por: elNuNeZ-_-Pois, realmente já tinha visto as bombas para a água da condensação.
Certamente deverá dar para esconder por trás da unidade interior, na mesma zona onde entram as tubagens...
As unidades vão ser de parede, não no teto. Vão é descer do teto os tubos do gás do AC e o tubo da drenagem, ligado então à bomba.
Colocado por: FFAD
e não tem espaço para por as máquinas? assim resolvia a questão do esgoto (seria a descer).
Colocado por: elNuNeZ-_-
Não compreendi. Colocar as máquinas dentro do teto falso?
Para isso já teria de ir para máquinas de conduta, correto?