Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

desde já agradeço a ajuda e esclarecimentos que me possam dar neste tema.

Estou atualmente a tentar fechar um negocio de aquisição de uma moradia e a solução que o construtor me apresentou para aquecimento de aguas e piso radiante foi a seguinte:

- Aquecimento de águas através de bomba de calor com um deposito de 300lt (não especifica qual a bomba de calor)
    - Piso radiante com caldeira a gás (tb não especifica qual a caldeira)

A localização do imóvel é na zona do Grande Porto.
    A área util da moradia (terrea) é de cerca de 190 m2.

Este setup faz sentido atualmente? Qual a necessidade de ter dois dispositivos (bomba + caldeira)?

Obrigado
    • HFSF
    • 17 setembro 2024

# 2

Orçamentos sem o material descrito…

Porque não meter uma BC para o piso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Josh77
  2.  # 3

Foi nesse sentido que criei o post, tentar entender até que ponto a solução que mencionei faz sentido e porque não usar uma BC para tudo ou então uma caldeira para tudo.

Acrescento que não é possível colocar painéis solares, terá alguma coisa a ver com certificação energética?

Colocado por: HFSFOrçamentos sem o material descrito…

Porque não meter uma BC para o piso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Josh77
  3.  # 4

Deve ter a ver com a não existência de tubagens para o telhado.
    Concordam com este comentário: HFSF
    • HFSF
    • 17 setembro 2024

# 5

É uma casa em construção? Nova?
  4.  # 6

Boas, a minha casa tem 2 anos e tenho esse mesmo setup. Casa com 2 pisos e 200m2.
    O consumo de gás ronda os 120€/mês no inverno com casa constantemente nos 23°C.

A BC gasta em média 50kwh/mes

Cumprimentos,
    Hugo
  5.  # 7

Colocado por: Hugom499Boas, a minha casa tem 2 anos e tenho esse mesmo setup. Casa com 2 pisos e 200m2.

Cumprimentos,
    Hugo

Que BC gasta 50kwh mês?
  6.  # 8

A minha :)
    Waternor Aquafit 300l
      Screenshot_20240917_223640_Smart Life.jpg
  7.  # 9

Colocado por: Hugom499A minha :)
    Waternor Aquafit 300l
      Screenshot_20240917_223640_Smart Life.jpg

Ah bom, só AQS, estava ver que era com PRH.
    • Josh77
    • 18 setembro 2024 editado

# 10

E qual foi o motivo para ter optado por essa solução?
    Ainda não consegui assimilar a questão de ter a BC apenas para AQS, quando se tem a caldeira.
    Assumindo que gastaria mais em gás, a diferença justifica o custo da bomba de calor?

Na minha casa atual, tenho caldeira para AQS e aquecimento central, mas no inverno gasto bem mais de 120 euros infelizmente.

Colocado por: Hugom499Boas, a minha casa tem 2 anos e tenho esse mesmo setup. Casa com 2 pisos e 200m2.

Cumprimentos,
    Hugo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Josh77
  8.  # 11

Sim está em construção e por uma questão “técnica” não pode ter painéis.

Colocado por: HFSFÉ uma casa em construção? Nova?
  9.  # 12

Na altura foi o instalador que me disse que teria de ser assim e alegou até que com base numa lei qualquer um equipamento não poderia fazer as duas coisas. Também alegou não ser eficiente.

Já muita gente contestou esta info e aqui irão certamente fazer o mesmo.

Ainda assim, estou satisfeito com a solução. Confesso que o consumo do PHR também me surpreende. Toda a gente que vem cá a casa diz que a casa está super quente e julga que gasto uns 300€/mês :)

Também estou no comercializador de gás mais barato do mercado a cerca de 6cents os kwh de gás e a minha caldeira é de condensação.
  10.  # 13

Colocado por: Josh77está em construção
    então cuidado que a caldeira não sendo energia renovável não pode ser considerada para efeitos de certificação energética obrigatória.
  11.  # 14

Colocado por: Hugom499numa lei qualquer um equipamento não poderia fazer as duas coisas. Também alegou não ser eficiente.
    ambas as afirmações são erradas.
  12.  # 15

Esses valores sao bastante bons. Em que zona do pais está?

Onde é que tem a bomba de calor e tem algum problema com o ruido? Confesso que o ruido ( ou possivel ruido) é uma das coisas que me deixa de pé atras...

Colocado por: Hugom499Na altura foi o instalador que me disse que teria de ser assim e alegou até que com base numa lei qualquer um equipamento não poderia fazer as duas coisas. Também alegou não ser eficiente.

Já muita gente contestou esta info e aqui irão certamente fazer o mesmo.

Ainda assim, estou satisfeito com a solução. Confesso que o consumo do PHR também me surpreende. Toda a gente que vem cá a casa diz que a casa está super quente e julga que gasto uns 300€/mês :)

Também estou no comercializador de gás mais barato do mercado a cerca de 6cents os kwh de gás e a minha caldeira é de condensação.
  13.  # 16

Eu fico com a ideia que este setup terá muito a ver com certificação energética e se assim for não me restará outra alternativa senão "viver" com ele.
    Conhece mais alguma alternativa?

Colocado por: jorgealvesentão cuidado que a caldeira não sendo energia renovável não pode ser considerada para efeitos de certificação energética obrigatória.
  14.  # 17

50kwh numa bomba de calor para aquecimento de aguas?? Porra... Nos aqui somos 3, consumo medio de agua de 11 a 12 m3 e a bomba de calor Hotpoint que esta no apartamento gasta cerca de 20-30kwh no inverno e no mes de Agosto gastou-me... 8kwh. Meto agua a 50o no Inverno (pq a minha mulher gosta de agua a escaldar) e a 45o no verao. 300L
  15.  # 18

Colocado por: Josh77Eu fico com a ideia que este setup terá muito a ver com certificação energética e se assim for não me restará outra alternativa senão "viver" com ele.
    Conhece mais alguma alternativa?

bomba de calor mista fazendo AQS, aquecimento e arrefecimento
  16.  # 19

Colocado por: dmanteigas50kwh numa bomba de calor para aquecimento de aguas?? Porra... Nos aqui somos 3, consumo medio de agua de 11 a 12 m3 e a bomba de calor Hotpoint que esta no apartamento gasta cerca de 20-30kwh no inverno e no mes de Agosto gastou-me... 8kwh. Meto agua a 50o no Inverno (pq a minha mulher gosta de agua a escaldar) e a 45o no verao. 300L

Os consumos que o hugom499 fala é de uma BC só AQS, não faz aquecimento.
  17.  # 20

Colocado por: Varejote

Os consumos que o hugom499 fala é de uma BC só AQS, não faz aquecimento.

Os consumos que eu falei sao para aquecimento de aguas sanitarias. So tenho BC para isso

0.0234 seg. NEW