Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Sim Marco 1 mas basta alguem fazer queixa ou denuncia e a camara é obrigada a fiscalizar
  2.  # 22

Colocado por: marco1a camara regra geral não fiscaliza o interior das habitações.

Regra geral desde quando? Decerto que nunca reparou nos editais afixados nas portas de prédios para avisar sobre a realização de vistoria ao interior do imóvel, incluindo os arrendados ou cedidos a terceiros.
  3.  # 23

não nunca reparei, desconheço por completo
    e atenção não estamos a falar de obras que foram sujeitas a controle previo.
  4.  # 24

rui

fiscalizar o quê? obras não sujeitas a controle previo e que não incorram em ilegalidade em termos de rgeu ? não me parece

Varejote

eu não ando conforme o vento, estas coisas tem muitas nuances, nada pode ser tão taxativo como por aqui por vezes se dispara.
  5.  # 25

Esgotos comuns é obvio que não pode alterar, a lei é clara, alterações no interior não precisam de licenciamento
  6.  # 26

Nunca vi um fiscal da câmara dentro de um imóvel privado.
    Nos meus não entram, a não ser que eu os convide a entrar
  7.  # 27

Colocado por: marco1rui

fiscalizar o quê? obras não sujeitas a controle previo e que não incorram em ilegalidade em termos de rgeu ? não me parece

Varejote

eu não ando conforme o vento, estas coisas tem muitas nuances, nada pode ser tão taxativo como por aqui por vezes se dispara.

Não disse que o Marco que responde conforme o vento, as respostas de vários é que são assim, dependendo de quem ou em que qualidade, a resposta varia.

Exemplo, alguém pergunta na qualidade de proprietário se pode fazer obras à vontade sem mexer na fachada ou estrutura, respondem que sim.

Se for alguém que pergunta se é legal o vizinho que fez obras no apartamento e agora cheira a esgoto ou eventual infiltração, porque criou nova cozinha ou WC, dizem que não pode mexer nas prumadas comuns nem andar a fazer novas ligações aos esgotos, porque são partes comuns.
  8.  # 28

Varejote

mexer nas prumadas comuns é uma coisa agora fazer uma ligação a essa prumada que se pode fazer até a montante ligada um troço já existente é outra, com as devidas cautelas não é mais uma wc que vai estourar o saneamento do predio.
    Em todo o caso penso que aqui se tratava de uma moradia.
  9.  # 29

Colocado por: marco1Varejote

mexer nas prumadas comuns é uma coisa agora fazer uma ligação a essa prumada que se pode fazer até a montante ligada um troço já existente é outra, com as devidas cautelas não é mais uma wc que vai estourar o saneamento do predio.
    Em todo o caso penso queaqui se tratava de uma moradia.

Este tópico já tem 2 casos distintos, o mais recente é apartamento.
    •  
      marco1
    • 19 setembro 2024 editado

# 30

Colocado por: marco1se estiverem remodelados e legalizados valem tanto como a parte de baixo :)

portanto no caso do apartamento mesmo que não seja legalizável é uma obra possivel e que não chateia ninguem, a não ser para o avaliador do banco que vai sempre considerar aquilo como um sotão para arrumos.
  10.  # 31

Moro num duplex com 166m2 em que no piso de cima tenho de área util 50m2 (+1,5m de altura). O banco avaliou a área de cima como arrumos, na altura a diferença entre o valor de venda e avaliação foi uma diferença de 20k, de qualquer das formas de entrada paguei logo metade da casa. Acho que o negócio se resume aquilo que gosta e se tem maior capital para dar de entrada caso seja necessário. No que diz respeito à fiscalização nunca me preocupou, na zona de almada é a selva no que diz respeito à fiscalização. Percebo os riscos, o mais que pode acontecer é ter de modificar e passado uns meses volto a por tudo como estava. Havendo dinheiro não é preciso ter medo.
    Concordam com este comentário: Dias12
  11.  # 32

Na realidade, como e de que forma é feita a fiscalização por parte do fiscal da câmara para emitir, por exemplo, uma renovação de licença pelo imóvel ser antes de 1951?
  12.  # 33

O que eu estou a dizer é que o que é arrecadação só pode ser arrecadação, não pode ser sala,wc cozinha ou outra divisão e está ilegal pois aumenta a area util do apartamento e para ser legalizada tem de se alterar o titulo constitutivo do predio, tal como as garagens só podem ser garagens e existem muitas que são vendidas como t1 ou t2. Mas cada um sabe de si, o problema é que muitos compradores não sabem que está ilegal e depois ficam admirados com as avaliações
  13.  # 34

Em planta vai ser sempre zona de arrumos. Agora pode montar uma sala de jogos, fazer um quarto extra, fazer uma sala de cinema, fazer um ginásio, paredes falsas, roupeiros. Diria tudo à excepção de mexer na coluna para fazer uma casa de banho, abrir buraco na placa para por escada ou por janelas caso não esteja em planta. Não existe nenhuma lei que diga como tem de ter as coisas arrumadas
    Será sempre considerado área bruta e não útil, com uma avaliação por m2 quase de metade. No meu caso até os m2 da box de garagem tiveram mais valor. Um duplex tem sempre mais valor, acrescenta área privativa. No que diz respeito à avaliação bancária vai sempre perder valor, mas o valot está naquilo que para si tem valor, desde que tenha dinheiro para pagar a diferença. Não sei se ajudou.
  14.  # 35

Colocado por: marco1
    portanto no caso do apartamento mesmo que não seja legalizável é uma obra possivel e que não chateia ninguem, a não ser para o avaliador do banco que vai sempre considerar aquilo como um sotão para arrumos.

Ainda estou á espera da avaliação, mas o que a mim me disseram é que conta para avaliação, mas apenas metade do valor da area util, mesmo tendo 2 suites no que está na caderneta e planta como arrumos.
    Tenho que esperar para ver.
  15.  # 36

Colocado por: sfamoreira
    Ainda estou á espera da avaliação, mas o que a mim me disseram é que conta para avaliação, mas apenas metade do valor da area util, mesmo tendo 2 suites no que está na caderneta e planta como arrumos.
    Tenho que esperar para ver.
    pode sempre legalizar as construções e atualizar os documentos
  16.  # 37

Colocado por: sfamoreiramas o que a mim me disseram é que conta para avaliação, mas apenas metade do valor da area util, mesmo tendo 2 suites no que está na caderneta e planta como arrumos.

No meu caso, nas avaliações que tive acho que nunca chegou a metade do valor. Teria de ir consultar exemplos que não recordo de memória, mas tenho ideia dos meus arrumos terem sido avaliados à volta dos 300 ou 400€/m2 e a área habitável à volta dos 2k/m2.
    O m2 das varandas também tem outro valor, o terreno (jardim) outro, etc.
  17.  # 38

Colocado por: antonylemospode sempre legalizar as construções e atualizar os documentos

Pois, mas eu estou a comprar, teria que fazer isso posteriormente se quiser vender um dia.

Tenho que esperara para ver o que será que me vão dizer.

0.0176 seg. NEW