Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Pedir garantias bancárias a um empreiteiro? Confesso que estou completamente por fora desse assunto, mas parece ser algo que faz pouco sentido...
    No meu entender, garantias bancárias pedem-se a quem compra (um serviço ou produto), para efetivamente existir uma garantia de que o banco assume que há o dinheiro vai pagar o combinado. Isso é prática comum para fornecer clientes a crédito.
    Ok, entendo que tecnicamente o empreiteiro também tenha de ter as contas em dia e capitais próprios, mas ainda assim, o tipo que vai pagar o serviço é que tem a responsabilidade de cumprir com os pagamentos.
    Aí entramos na história das condições de pagamento, paga adiantado e não há desculpa para a obra não se fazer (e arrisca a golpada), paga há medida que vão sendo concluídas fases e o empreiteiro é que se arrisca a ficar entalado com o que já fez.
    Concordam com este comentário: Alto_moinhos_1978
  2.  # 22

Aproveito o tópico para esclarecer uma dúvida:
    Imaginem que pedem um orçamento e depois de feito notam que, por exemplo, o preço para o mobiliário/montagem da cozinha está muito caro. E imaginem que já conhecem alguém que sabem que vos consegue fazer a cozinha mais barata e preferem o serviço dele.
    É possível combinar com o empreiteiro no início da obra, ou até a meio, para ele não fazer essa parte e ficarmos nós responsáveis por isso?
    Quem diz cozinha diz outra coisa.

Pergunto isto porque imagino que quando for a minha altura de construir não me importaria de ficar responsável por alguns acabamentos, por exemplo, escolher/montar o chão, escolher/montar os interruptores/tomadas/luzes, pintar, etc..
  3.  # 23

Colocado por: ssantos19É possível combinar com o empreiteiro no início da obra

Sim!

Colocado por: ssantos19ou até a meio,

Inverta a situação.
    Você propõe a alguém um valor pelo seu trabalho, esse alguém aceita mas a meio do trabalho diz-lhe que afinal apenas lhe paga metade porque o resto faz ele...
    Concordam com este comentário: Ruikode, Alto_moinhos_1978, rrmm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ssantos19
  4.  # 24

Olá,

Tenho um orçamento para estrutura de moradia unifamiliar com 195 m², na zona de Braga ao qual envio em anexo.
    O que acham dos valores ? É caro ? Ou está dentro de valores ?
    Obrigado a quem puder ajudar.
  5.  # 25

Colocado por: ChukaroOlá,

Tenho um orçamento para estrutura de moradia unifamiliar com 195 m², na zona de Braga ao qual envio em anexo.

Não se vê o anexo
    Concordam com este comentário: Chukaro
  6.  # 26

Veja se consegue abrir agora , obrigado
  7.  # 27

com vg, ninguém pode opinar, é como perguntar quanto custa um carro com 1500kg
  8.  # 28

Mas é o orçamento que me deram.
  9.  # 29

Colocado por: ChukaroMas é o orçamento que me deram.

e você só aceita se quiser.
  10.  # 30

Colocado por: ChukaroMas é o orçamento que me deram.

Você deu ao empreiteiro algum mapa de quantidades?
    É que parece mesmo que não.

Se em vez de "VG" viessem as quantidades que ele andou a medir, você podia pegar nesse orçamento, esconder os valores, e pedir o mesmo a outros, não era? Ou seja, andava o empreiteiro a trabalhar para aquecer, ele não é burro.

A informação que nos dá a nós é que a estrutura para uma casa de 195m2 é de X€.
    Sem saber que quantidades leva a estrutura, como espera que se opine? A olho? A olho não parece mal esse valor.

Isso não é modo de encarar uma obra.
    Deveria pensar qual a razão do "mas foi o orçamento que me deram".

Um dia, você quer mais Xm2 de tal coisa... ele cobrar-lhe-á o que lhe apetecer, pois você não terá maneira de ver quanto ele lhe cobrou à peça ou ao m2 neste orçamento inicial...

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Alto_moinhos_1978, ricardomcm
  11.  # 31

Colocado por: ChukaroOlá,

Não parece descabido de todo.
  12.  # 32

Colocado por: N Miguel Oliveira

Se em vez de "VG" viessem as quantidades que ele andou a medir, você podia pegar nesse orçamento, esconder os valores, e pedir o mesmo a outros, não era? Ou seja, andava o empreiteiro a trabalhar para aquecer, ele não é burro.

A informação que nos dá a nós é que a estrutura para uma casa de 195m2 é de X€.
    Sem saber que quantidades leva a estrutura, como espera que se opine? A olho? A olho não parece mal esse valor.

Concordam com este comentário:Alto_moinhos_1978

Não acredito que numa primeira fase um empreiteiro vá trabalhar para dar a papinha toda para orçamentos futuros de concorrentes. Como diz e bem "ele não é burro."
  13.  # 33

Colocado por: Alto_moinhos_1978Não acredito que numa primeira fase um empreiteiro vá trabalhar para dar a papinha toda para orçamentos futuros de concorrentes. Como diz e bem "ele não é burro."

Não percebeu o meu comentário.
    Quem devia levar a papinha toda feita é o cliente. Os empreiteiros não deviam andar a medir. Andam 6 ou 7 a medir a mesma coisa. É o país productivo que temos.
    Concordam com este comentário: Dias12
  14.  # 34

A seguir..
  15.  # 35

Alguém tem alguns exemplos de orçamentos para moradias familiares de 2 pisos + cave ou sotão por volta dos 230m2?
    Eu precisava de ter alguns exemplos para perceber o nível de detalhe para depois conseguir comparar quando for eu a pedir os meus.
  16.  # 36

Cada caso é um caso mas os orçamentos devem contemplar pelo menos os seguintes itens:
    ESCAVAÇÕES - FUNDAÇÕES - ESTRUTURA GERAL- COBERTURA– CALEIRAS, RUFOS E TUBOS DE QUEDA – CHAMINÉS – IMPERMEABILIZAÇÕES E ISOLAMENTOS - ALVENARIAS EXTERIORES - ALVENARIAS INTERIORES – PISOS E TETOS EXTERIORES – CANTARIAS – REVESTIMENTOS DE PISOS INTERIORES – REVESTIMENTOS DE PAREDES INTERIORES – REVESTIMENTOS DE TETOS INTERIORES – REVESTIMENTO DE PAREDES EXTERIORES– LOUÇAS SANITÁRIAS, TOALHEIROS E TORNEIRAS – CARPINTARIAS - SERRALHARIAS - ÁGUAS - SANEAMENTO – ÁGUAS PLUVIAIS – ELETRICIDADE – PROTEÇÕES SOLARES – AQUECIMENTO AQS – VENTILAÇÃO – GÁS – MUROS – ARRANJOS EXTERIORES – PINTURAS E ENVERNIZAMENTOS – DIVERSOS.
    Para cada um deles deve ser apresentado o valor, as especificações técnicas da execução dos trabalhos e idealmente as medições.
    Muito provavelmente não irá ter nenhum empreiteiro a responder-lhe a isso se o joãosilvestre não disponibilizar esses dados.
    Por isso é que são importantes os cadernos de encargos e os mapas de medições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NGC
  17.  # 37

Colocado por: joaosilvestreAlguém tem alguns exemplos de orçamentos para moradias familiares de 2 pisos + cave ou sotão por volta dos 230m2?
    Eu precisava de ter alguns exemplos para perceber o nível de detalhe para depois conseguir comparar quando for eu a pedir os meus.

Tens vários tópicos de construções completas com indicações de preços totais.
  18.  # 38

Eu gostava de conseguir ver um projecto exemplo das seguintes fases, para perceber o nível de detalhe de cada um desses documentos:

- Projecto de execução.
    - Projecto de especialidades
    - Mapa de quantidade
    - Orçamentos detalhados por parte das construtoras.
    - Feedback do cliente para ver se a construção correu bem e sem derrapagens
  19.  # 39

Colocado por: joaosilvestreEu gostava de conseguir ver um projecto exemplo das seguintes fases, para perceber o nível de detalhe de cada um desses documentos

Na consulta aos gabinetes de projeto. peça para explicarem e mostrarem exemplos.
  20.  # 40

Colocado por: joaosilvestre- Projecto de execução.

Depende da complexidade do projeto e dos requisitos do DO
    Para uma obra de 300K ter projetos de execução onde a preocupação é o desenho das casas de banho ou dos moveis de cozinha é deitar dinheiro ao lixo.

Colocado por: joaosilvestre- Projecto de especialidades

99,9% são feitos no CYPE tipo chapa 7

Colocado por: joaosilvestre- Mapa de quantidade

80% tem tantos erros e falhas que só um empreiteiro muito burro é que não fatura trabalhos a mais todos os meses.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0225 seg. NEW