Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Também varia de pessoa para pessoa, quer seja pela temperatura da água ao tomar banho, quer pela duração do banho.
    Concordam com este comentário: IAR
  2.  # 2

Colocado por: IAR

Obrigado por responderes!

Em relação à capacidade de um termoacumulador, a minha dúvida mantém-se... A água no chuveiro (directamente utilizada para o banho de uma pessoa), é resultante da mistura de água fria que vem do abastecimento e da água quente que vem do termo acumulador, correcto? Assumindo (!) que sim, então isso leva-me a pensar que um banho de 40 L, não gasta 40 L de água do termo acumulador, mas sim um número menor.

Estou a olhar para isto da forma correta?

Sim.
    Um termoacumulador de 100L 60°C, com 4 banhos de 40L são 160L, excede em muito a capacidade total, portanto sem mistura seria impossível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
    • IAR
    • 9 novembro 2024

# 3

Certo, obrigado a todos. A conclusão a que chego é que 100 L chega à vontade para 2 ou 3 pessoas seguidas, que tomem banhos de temperatura 38C e duração não muito prolongada (5 a 10 minutos de tempo total, não necessariamente com a água sempre a correr).
    • IAR
    • 9 novembro 2024 editado

# 4

Colocado por: nhenriquesAproveitando este tópico, quero adquirir um termoaculador para colocar num apartamento T3 para alugar. O que sugerem a nível de qualidade/preço?

O que devo ter em conta ao comprar?

Obrigado

Já agora, onde é que o vais instalar? (ou por esta altura, onde é que o instalaste?)

Actualmente, tenho um esquentador, na cozinha, e a água leva algum tempo a aquecer no banho, uma vez que as casas de banho estão um pouquinho distantes. Ao pensar mudar para um termo acumulador, estou a pensar instalá-lo na casa de banho. E assim fica super próximo do local onde é mais usado (banho / lavatório).

Claro que no sentido inverso (água quente no lavatório da cozinha) vamos ter que esperar, mas é menos grave. Às tantas considero a aquisição de mais um termo acumulador, de pequena dimensão, para a cozinha 🤔
  3.  # 5

Colocado por: IARCerto, obrigado a todos. A conclusão a que chego é que 100 L chega à vontade para 2 ou 3 pessoas seguidas, que tomem banhos de temperatura 38C e duração não muito prolongada (5 a 10 minutos de tempo total, não necessariamente com a água sempre a correr).

Eu uso termoacumuladores há algum tempo já. As contas que faço são 40 litros de depósito por cada duche que quiser fazer seguido. Assim, para nós, os 100 litros só chegariam para 2 duches "e meio". Para 3 duches, creio que teriam que ser muito rápidos mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
  4.  # 6

Boa tarde. Vou transformar uma loja em T0 mas apenas tenho água fria. Será para uso esporádico, para já ou alugar.

Neste caso, será mais adequado um termoacumulador. (Ex: https://www.leroymerlin.pt/produtos/termoacumulador-bosch-tronic-tr-4000t-100l-89834463.html?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=pmax-shopping-ao_aquecimento-e-climatizacao_aquecimento-de-aguas_ao_google&utm_content=1p&utm_term=&placement=&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwsc24BhDPARIsAFXqAB3wBRApf5XI3ky9ZJ-JvObUn3JdpFrU41VsdHLZ07jG-LNIHs4EU9gaAsIGEALw_wcB ) ou será mais vantajoso ( muito mais caro, claro) uma bomba de calor?

Obrigado.
  5.  # 7

A minha recomendação é Videira. Cuba em cobre, simples e made in Portugal.
    Para automatizar, um shelly na tomada.

Se é um apartamento para alugar, com uma BC, corre o risco de ter a resistência constantemente a trabalhar.
  6.  # 8

Colocado por: Zé MeirinhoA minha recomendação é Videira. Cuba em cobre, simples e made in Portugal.
    Para automatizar, um shelly na tomada.

Se é um apartamento para alugar, com uma BC, corre o risco de ter a resistência constantemente a trabalhar.

Obrigado. Sim, o objetivo é ter algo simples, sem muitos gastos ( com possibilidade de controle via internet, shelly por exemplo), uma vez que os gastos maiores vão para o projeto de remodelação interior do WC ( RGEU) e fachada . Eventualmente, 80-100 L será o adequado. O modelo c/ permutador é muito mais eficiente e compensa o excedente?
  7.  # 9

Aqui temos um Videira 80l, para 3 pessoas...
    Dá sempre para dois duches seguidos... mas se aumentar a temperatura do TE (está normalmente no 3 = 40ºC) para o E (50ºC), consegue-se perfeitamente 3 duches, se meter nos 60ºC, consegue 4 duches seguidos...
    Equipamentos com limitadores de caudal, e temperatura da agua da rede em Lisboa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr, jorgemlflorencio
  8.  # 10

Colocado por: jlmfrBoa tarde. Vou transformar uma loja em T0 mas apenas tenho água fria. Será para uso esporádico, para já ou alugar.

Sendo um T0. um de 50l, chega e sobeja...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 26 janeiro 2025 editado

# 11

Colocado por: Pedro BarradasAqui temos um Videira 80l, para 3 pessoas...
    Dá sempre para dois duches seguidos... mas se aumentar a temperatura do TE (está normalmente no 3 = 40ºC) para o E (50ºC), consegue-se perfeitamente 3 duches, se meter nos 60ºC, consegue 4 duches seguidos...
    Equipamentos com limitadores de caudal, e temperatura da agua da rede em Lisboa

Neste caso é no litoral norte, mas também não é assim tão frio... :) Irei ver. mais lá para a frente, o de 50 litros. Presumo que o de cobre será melhor (?) e depois com o tal shelly na tomada.

Já agora, na minha habitação, tenho painéis solares para AQS , cerca de 200 litros , para 4 pessoas .Este tipo TE poderá também ser "ligado" na casa( já tenho a instalação da água da casa preparada para isso), caso quisesse esquentador na cozinha para aquecer a água que vem do termossifão com resistência , se necessário) para manter um "pequeno depósito" de água quente no interior? Ou seja , a água do termossifão passaria primeiro no TE e depois para a casa. Neste momento, vai diretamente do TS para a casa. Valerá a pena o investimento?
  9.  # 12

Colocado por: jlmfrPresumo que o de cobre será melhor (?) e depois com o tal shelly na tomada.

Tenho um Shelly 1 a controlar o TE. Mas mais para poder desligar À distancia.

Um dos normais dura uns 5 a 8 anos. Um de cobre tem de durar mais, eu fartei-me dos de cubas e anodo de magnésio (deve ser substituído a cada 2 anos) e comprei um com cuba em cobre... vamos ver, tem já uns 4 anos.
  10.  # 13

Colocado por: jlmfrJá agora, na minha habitação, tenho painéis solares para AQS , cerca de 200 litros , para 4 pessoas .Este tipo TE poderá também ser "ligado" na casa( já tenho a instalação da água da casa preparada para isso), caso quisesse esquentador na cozinha para aquecer a água que vem do termossifão com resistência , se necessário) para manter um "pequeno depósito" de água quente no interior? Ou seja , a água do termossifão passaria primeiro no TE e depois para a casa. Neste momento, vai diretamente do TS para a casa. Valerá a pena o investimento?

So interessa se for apra ter esse TE a aquecer a agua se necessário. em vez de ligar a resistencia do deposito do Termossifão. Não sei se vale o investimento e a chatice toda. se fosse um esquentador a gas termoestico, sim poderá valer a pena.

0.0193 seg. NEW