Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho desde há uns anos uma casa para reconstruir que teve projeto aprovado e na altura de levantar o alvará desisti porque entre o início do processo de licenciamento e o fim os custos duplicaram. Um dos problemas é o acesso da maquinaria à casa: a rua é muito estreita e as placas teriam que ser cheias com recurso a muitos metros de mangueira. A casa tem mais de 80 anos, as paredes laterais são de pedra e massa, as interiores são de tijolo já muito degradado, por isso fora a fachada e as paredes exteriores tudo o resto seria para derrubar e levantar de novo. Como está numa ARU tem que se manter os materiais (telha de canudo), o que encarece tudo. Já me falaram em LSF mas do que leio aqui não é vantajoso em termos de preço, e esse é para mim o critério principal. As áreas são pequenas, queria conservar a garagem e o que fica dá para fazer um T2 que daria para alugar. O que lhes parece?
      Captura de ecrã 2024-09-19 144621.png
  2.  # 2

Colocado por: nunesacrua é muito estreita e as placas teriam que ser cheias com recurso a muitos metros de mangueira.
    e qual a razão de recorrer a 'placas' de betão? podiam ter previsto logo do problema e ter projectado as lajes noutro material. mais fácil de transportar para o local.

assim terá de recalcular a estrutura se pretende alterar isso.
    Eu optava na sua situação por LSF ou madeira. Ou algum tipo de estrutura mista. faça as contas, é mais barato fazer já num sistema um pouco mais caro ou esperar por um tempo no futuro onde a construção 'normal' já inflacionou para os valores do sistema que vc agora acha exorbitante?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunesac
  3.  # 3

A casa100 (https://nsgarq.wixsite.com/casa100) foi feita com betão feito em obra, com uma betoneira móvel. Funciona
  4.  # 4

Expliquei-me mal, desculpem. Na altura em que estavamos a discutir as possibilidades disseram-me que o que pouparia em betão gastava-se a mais em horas de mão de obra e que ficaria mais bem servida se fosse feita com lages de betão - a casa que tinha projetada para aqui tinha um sótão todo aproveitado pelo que haveria a lage do chão, a do primeiro andar e a lage de cobertura. Nesta altura, como pretendo só reconstruir o que está (prescindindo do que foi acrescentado nas traseiras e que se distingue por ter paredes mais finas) a dúvida é se fica satisfatório com teto em vigotas e tijolo ou se poderia haver uma solução mais eficaz. O meu receio com o LSF é a amplitude térmica da zona onde moro, que no inverno faz 0 graus e no verão chega aos 43 (alentejo interior). Penso que é por esse motivo que não conheço casa nenhuma feita aqui na zona a recorrer a esse processo...
    Em relação à betoneira em obra sim, será a solução mais provável, a minha questão é se haverá outra que eu não esteja a ver.
  5.  # 5

Boas, primeiro, onde é a obra? o meu conselho faça em estrutura metálica, já construi algumas é a solução, estrutura metálica em perfis H, revestimento exterior em Magnésio, fica com paredes apenas de 200 mm, lages em colaborante com Leca contraplacado marítimo fermancel, cortiça em rolo e flutuante e cerâmica nas zonas de água, cobertura em painel com ripado e telha de canudo. Meu engenheiro pode lhe fazer o estudo térmico acústico e estabilidade. apresentação da empresa e pormenores por mp, boa sorte ( valores?? será surpreendido)
  6.  # 6

Boa tarde
    Não estou a receber notificações de mensagens e depois deixo as pessoas penduradas sem querer. A obra seria a realizar em Estremoz, no Alentejo, e se quiser podemos falar por email.

0.0131 seg. NEW