Iniciar sessão ou registar-se
    • vhmp
    • 19 setembro 2024

# 1

O meu prédio sofreu obras de remodelação sendo que foi reparada a fachada e substituído os tubos de aguas pluviais. Morando eu num RC com terraço com parte do terraço fechado em marquise feito depois, (foi comprado assim e esta registado nas finanças como duas áreas diferentes. Ora colocaram o tubo acabar a uns 2/3cm no meu terraço e a agua a cair no mesmo, com a caixa de escoamento ate desviada do mesmo tubo. Contactei a administração e eles disseram que era como ia ficar porque não dava para fazer de outra maneira e originalmente era assim que devia de estar. De referir que o prédio e de 1994 e o tubo original entrava dentro da marquise.
    Como posso resolver esta situação.
  1.  # 2

A marquise está legal na Câmara e foi aceite pelo condomínio (redigido em ata)?
    • size
    • 19 setembro 2024

# 3

Colocado por: vhmp
    Ora colocaram o tubo acabar a uns 2/3cm no meu terraço e a agua a cair no mesmo, com a caixa de escoamento ate desviada do mesmo tubo.

Mas o que é que resultou de errado ?
    Desvio de 2/3 cm da caixa de esgoto, ou desvio do tubo ?

Que diabo, por tão pequeno desvio, não consegue remediar isso ?
    • vhmp
    • 19 setembro 2024

# 4

Colocado por: nunogouveiaA marquise está legal na Câmara e foi aceite pelo condomínio (redigido em ata)?

Sim foi, alias foi posteriormente intervencionada pelo condomínio.
    • vhmp
    • 19 setembro 2024

# 5

Colocado por: size

Mas o que é que resultou de errado ?
    Desvio de 2/3 cm da caixa de esgoto, ou desvio do tubo ?

Que diabo, por tão pequeno desvio, não consegue remediar isso ?

Neste caso o tubo porque a caixa já lá estava, mas penso que até não posso ligar assim de qualquer maneira pois é a unico ponto de escoamento do terraço.
    • vhmp
    • 19 setembro 2024 editado

# 6

https://ibb.co/pWsKdvm
    Mais facil mostrar que explicar
    • size
    • 19 setembro 2024

# 7

Como posso resolver esta situação.

Se o antigo tubo de queda entrava nessa caixa de esgoto, eu, no seu lugar, por tão pouco material adaptaria isso.
    • vhmp
    • 19 setembro 2024

# 8

Não entrava nesta entrava em outra caixa igual dentro da marquise.
  2.  # 9

Por baixo de terraço tem o quê?
    • vhmp
    • 19 setembro 2024

# 10

Garagem
    • vhmp

# 11

Aqui a questão é legalmente a empresa de construção, apoiada pela gestão de condomínio, pode deixar isto assim, isto é não canalizar a agua para os sítios devidos.

Outra questão sendo o meu terraço em RC, mas com a garagem por baixo, pode ser considerado espaço comum de usufruto próprio.
  3.  # 12

Eles não vão enterrar o tubo para dentro da caixa, porque estão sujeitos a danificar a impermeabilização e depois haver infiltrações nas garagens.

Quando muito um "S" para o tubo bater em cima da grelha, resta saber o diâmetro da saída da caixa de escoamento, se for de 50mm o tubo da pluvial é pelo menos 90mm.
    • size
    • 19 setembro 2024

# 13

Outra questão sendo o meu terraço em RC, mas com a garagem por baixo, pode ser considerado espaço comum de usufruto próprio.

É considerado espaço comum do condomínio, embora de seu uso exclusivo.
    • vhmp

# 14

e então fará sentido eu pagar digamos quase o dobro do condomínio por este espaço. Pois na informação predial esta como fração autônoma, incluído na permilagem (e o valor que eu pago de condomínio é baseado na permilagem).

Quanto ao tubo este pode ficar assim suspenso, segundo a normas as aguas pluviais deveriam ser encaminhadas para caixas.

Calha de haver um problema no esgoto do terraço e fico com rio dentro de casa.
  4.  # 15

Tem mais permilagem pelo uso exclusivo do terraço, mas não deixa de ser área comum.

Quando as garagens tiverem infiltrações e tiver de se fazer obra no terraço, aí certamente já diz que é área comum e o condomínio é que tem de pagar.

Os tubos de queda de origem estavam dentro de paredes.
    • vhmp
    • 20 setembro 2024 editado

# 16

Os tubos entravam no "meio muro" que separam as fracções e seguiam para a garagem. No entanto a maioria decidi que devia de ficar por fora.

Ora isto só agravou o facto do terraço ser inclinado para a minha marquise aliado a uma obra mal feita que o muro da marquise não tem tela, e agora grande parte da água que cai no terraço vem parar dentro da marquise.
    • size
    • 20 setembro 2024

# 17

Quem construiu essa marquise ? Está no projecto do prédio ?
    • size
    • 20 setembro 2024

# 18

Quanto ao tubo este pode ficar assim suspenso, segundo a normas as aguas pluviais deveriam ser encaminhadas para caixas.

Diria, que segundo as normas, as águas pluviais devem ser encaminhadas para esgoto especifico, não para o esgoto comum de águas sujas.
    Será para onde estarão a ser encaminhadas as águas pluviais do terraço.
    • vhmp
    • 20 setembro 2024

# 19

Colocado por: sizeQuem construiu essa marquise ? Está no projecto do prédio ?
    A marquise foi feita depois no entanto foi aceite por todos inclusive a câmera.
    • vhmp
    • 20 setembro 2024

# 20

Colocado por: sizeQuem construiu essa marquise ? Está no projecto do prédio ?
    A marquise foi feita depois no entanto foi aceite por todos inclusive a câmera.

As aguas pluviais do terraço vão para uma esgoto especifico, no entanto existe este espaço entre o esgoto do terraço e o tubo que vem do telhado. para além do desvio

0.0198 seg. NEW