Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    ao visualizar um levantamento topográfico georeferenciado na aplicação Autocad da Autodesk em formato DWG, é apresentado no canto superior esquerdo um grupo de coordenadas (assinalei com um retângulo vermelho).

Algum entendido me pode por favor esclarecer que tipo de coordenadas são estas e para que servem?

Já comparei com o sistema de coordenadas ETRS89 / PT-TM06, mas a localização não coincide.

Também não me parecem ser as mais comuns coordenadas geográficas.

É possível verificar a localização exata do local através destas coordenadas?

Ficar-vos-ia muito grato pela ajuda.

Boa sexta-feira e bom fim de semana para todos.
      IMG_2956.jpeg
  2.  # 2

O mais certo é não estar "ligado à rede", pelo que essas coordenadas não servem para nada.
    Esse lev. top tem a quadrícula das coordenadas desenhadas?
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasO mais certo é não estar "ligado à rede", pelo que essas coordenadas não servem para nada.
    Esse lev. top tem a quadrícula das coordenadas desenhadas?

Muito obrigado Pedro.

Pois realmente não tem quadrícula das coordenadas desenhada…

Mas tenho um outro levantamento que é nas proximidades que tem a quadrícula desenhada e assinalado o sistema de coordenadas como ETRS89 e as coordenadas são muito parecidas nos dois levantamentos.

Há algum mapa online onde se possam introduzir estas coordenadas?
    Já procurei mas não encontrei nada que funcione, pelo menos nos dispositivos móveis…
  4.  # 4

E tem a certeza que são PTM06?
    Convertendo isso para lat long dá ao largo de Badajoz… do lado Espanhol… :)

Se quiser mande por email que tento ajudar.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Camões
  5.  # 5

Colocado por: CamõesHá algum mapa online onde se possam introduzir estas coordenadas?
    sim, o google earth.

Colocado por: CamõesPois realmente não tem quadrícula das coordenadas desenhada…
    se não tem o levantamento não vai servir para muito. tem de ser atualizado. pode até nem estar georeferrenciado corretamente. ou estar fora do sítio.

eu falava com o topografo para esclarecer isso
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • hangas
    • 20 setembro 2024 editado

# 6

Colocado por: CamõesHá algum mapa online onde se possam introduzir estas coordenadas?

O melhor sitio talvez seja nas ferramentas de gestão territorial da sua camara municipal.

Ex. do de Coimbra.
      Screenshot 2024-09-20 at 11.30.01.png
  6.  # 7

Colocado por: gil.alvesE tem a certeza que são PTM06?
    Convertendo isso para lat long dá ao largo de Badajoz… do lado Espanhol… :)

Se quiser mande por email que tento ajudar.
    Abr.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Camões

Muito obrigado pela ajuda Gil,
    no levantamento em que a quadrícula das coordenadas está desenhada, tem assinalado tipo de coordenadas como ETRS89.

No levantamento topográfico em questão não tem referência nenhuma às coordenadas nem qualquer quadro desenhado.

@Antony,
    já tinha tentado no Earth mas não funcionou, certamente por não estar eu a fazer o uso correto da ferramenta.

@hangas,
    Tiro muito certeiro o seu, amigo hangas.
    Realmente depois de buscar e rebuscar no sistema SIG da câmara municipal, encontrei um sítio onde se podem adicionar coordenadas.

No levantamento que está corretamente georeferenciado, funciona a localização na perfeição com as coordenadas que me apresenta a aplicação da Autodesk.

No levantamento que não tem qualquer referência às coordenadas, aparecem localizações completamente disparatadas.

Como referiu o Antony, muito provavelmente o levantamento não está georeferenciado corretamente e vou ter que puxar as orelhas ao topógrafo :-)

Já agora, uma última pergunta:
    Para verificar as coordenadas no terreno com exatidão, só é possível com equipamento profissional de topografia ou existem outras ferramentas mais económicas para esse processo?

Agradeço a todos vocês a prontidão para ajudar🙏🏻 e desejo-vos um fim de semana tão feliz quanto possível.
    Espero que ninguém esteja a ser afetado por este flagelo dos incêndios que está a maltratar severamente o nosso povo e as nossas paisagens.

Bem haja a todos.
      IMG_2961.jpeg
  7.  # 8

Colocado por: CamõesNo levantamento topográfico em questão não tem referência nenhuma às coordenadas nem qualquer quadro desenhado.
    assim o levantamento nao pode ser usado, nem serve para nada. nao tem qq funcionalidade oficial ou útil.

puxe as orelhas e paça ao topografo para corrigir o documento de acordo com a legislação aplicável para a finalidade que voce pretende.
    Concordam com este comentário: Camões
  8.  # 9

Camões,

quem lhe forneceu o ficheiro o topografo ou o arquitecto?
  9.  # 10

Colocado por: André CordeiroCamões,

quem lhe forneceu o ficheiro o topografo ou o arquitecto?

Foi o topógrafo. Fui eu que o contratei diretamente.
    Mas parece-me que não volto a contratar os serviços dele :-))

0.0159 seg. NEW