Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Recentemente, adquiri um ar condicionado na Worten, que foi instalado num dos quartos da minha casa. No entanto, desde a instalação, tenho notado uma forte ressonância nas paredes, particularmente na parede do quarto onde o aparelho está instalado e também na parede do quarto adjacente.

O apartamento fica num prédio dos anos 90 e a unidade exterior do ar condicionado foi instalada por baixo da janela do quarto, com um furo na parede para passagem dos tubos, e uma calha que os conduz para a unidade interior, já no interior do quarto.

Desde o primeiro dia, manifestei ao instalador a minha preocupação com a vibração excessiva que a unidade exterior gerava para dentro de casa, o qual se propagava pelas paredes. A vibração é bastante intensa, ao ponto de sentir as paredes literalmente a vibrar, criando uma frequência grave extremamente desconfortável, o que torna impossível dormir ou mesmo estar no quarto enquanto o ar condicionado está ligado. Como o aparelho é do tipo inverter, tenho tentado usar o modo ECO, que reduz a carga do compressor e, consequentemente, diminui a vibração.

O instalador já esteve cá por duas vezes a tentar solucionar o problema, movendo a unidade exterior nos suportes, ajustando os apoios de borracha, reposicionando os tubos de gás e aplicando espuma expansiva na parede. No entanto, o ruído persiste e ele afirmou que não sabe o que mais pode fazer, mencionando ainda que nunca enfrentou um problema semelhante noutros trabalhos já feito por eles. Sugeriu que ativasse a garantia, já que poderia tratar-se de um defeito na unidade exterior, sendo que este não quis abrir a máquina para evitar anular a garantia da mesma. Segui o seu conselho e ativei a garantia pela Worten.

Posteriormente, um outro técnico veio avaliar a situação. Ele reconheceu a vibração excessiva que se propaga pelas paredes, mas afirmou que a unidade exterior estava a funcionar normalmente e que o nível de vibração no exterior era considerado normal. Uma das explicações que deu foi que a caixa de ar da parede estaria a amplificar a ressonância para as outras paredes, sendo que, na sua opinião, o problema residiria no edifício e não na máquina ou na instalação. No entanto, argumentei que já tenho outro ar condicionado instalado na sala, no seguimento da mesma parede, com maior potência e mais ruído, mas que não causava qualquer vibração perceptível no interior da casa. O técnico sugeriu que a caixa de ar na sala poderia estar melhor isolada do que nos quartos.

Além disso, tenho vizinhos com ar condicionados instalados de forma semelhante, por baixo de mim, e nunca notei qualquer vibração das suas máquinas. Inclusive, fui a casa de um vizinho verificar se o ar condicionado dele causava alguma vibração, mas não fazia.

Gostaria de saber se existe alguma solução para este problema. Seria uma opção aumentar o furo por onde passam os tubos? Ou talvez isolar a caixa de ar? Agradeço desde já qualquer sugestão.
  2.  # 2

Marca e modelo do equipamento.
  3.  # 3

Boa noite,

A unidade é BEKO BEHPG 091 de 9000 BTU.
  4.  # 4

Tenho 2 multisplit Mitsubishi Electric 4x1 cada e não noto nenhuma ressonância nem trepidação, o trabalhar normal de AC.

Um familiar em apartamento, também com multisplit Mitsubishi Electric 3x1, unidade exterior instalada por baixo da janela do quarto, nunca vi reclamar de barulhos ou ressonância, prédio final anos 80.

Esse um monosplit pequeno, se os técnicos dizem que está "normal", troque por um melhor de outra marca.
  5.  # 5

Obrigado pela opinião,
    Pelo que o técnico disse qualquer ar condicionado aqui instalado iria sempre provocar ressonância, quer seja da marca X Y Z, low cost ou não, pois o problema está na parede do prédio, mais precisamente a caixa de ar.

Em termos de ruídos externos a máquina é super silenciosa lá fora, e de certa forma, comparando com o outro ar condicionado que tenho aqui em casa, a vibração que produz são os dois a mesma coisa, daí o técnico dizer que está “normal”.

Também afirmou que já instalou várias máquinas da mesma marca e que nunca teve problemas.

No final antes de se ir embora, a “solução” que ele disse foi deixar a temperatura programada para 25° para não puxar muito pelo compressor, no qual ia minimizar a vibração transmitida para a parede, ao qual lhe disse que isso não era solução.

Para mim a questão da caixa de ar é uma desculpa pela má montagem, pois todos os prédios da urbanização têm ar condicionados montados da mesma forma. Se toda a gente tivesse o mesmo problema que eu creio que não os tinham certamente.
  6.  # 6

Afinal o que pretende, se tem caixa de ar, também deve ter EPS(esferovite).
  7.  # 7

O técnico sacudiu água do capote, isso da parede não é correto
  8.  # 8

Ele pelo menos abriu a máquina para detectar algo fora do sítio?
  9.  # 9

Isso soa a compressor mal equilibrado. Mas provar isso...
  10.  # 10

Colocado por: ClioIIIsso soa a compressor mal equilibrado. Mas provar isso...

Embora sem caracter oficial, pode sempre instalar uma daquelas apps de medir vibrações ou sismografo e meter o telemovel em cima da unidade suspeita e outra na mesma parede. Pelo menos fica logo com uma ordem de grandeza entre as vibrações.
  11.  # 11

Bom dia,

Efetivamente o último técnico não fez absolutamente nada para verificar a vibração, simplesmente colocou as mãos em cima da máquina, avaliou a vibração com as mãos e disse que estava normal. Os técnicos que anteriormente vieram instalar o ar condicionado falaram que o compressor podia estar mal apertado ou desequilibrado, mas que para isso necessitavam de abrir a máquina, porém não queriam porque iria invalidar a garantia.

Hoje é que descobri pela mensagem da Worten que o caso foi dado como resolvido, sendo que o técnico disse que ia falar internamente para virem cá colocar mais isolamento. Também descobri que o técnico que veio cá mais recentemente pertence á mesma empresa dos que cá vieram antes. Ou seja, provavelmente já sabia o que se passava internamente antes de cá vir e deu logo a desculpa da caixa de ar da parede.

Como já vi que essa empresa não vai resolver nada, existe alguma forma de poder isolar melhor o local onde entram os tubos ? Penso que alguma vibração se esteja a propagar aí.

A caixa de ar tem tijolo depois tem uma placa de esferovite e depois tijolo novamente.
  12.  # 12

Colocado por: hangas

Embora sem caracter oficial, pode sempre instalar uma daquelas apps de medir vibrações ou sismografo e meter o telemovel em cima da unidade suspeita e outra na mesma parede. Pelo menos fica logo com uma ordem de grandeza entre as vibrações.

Deve haver um shelly para esse efeito. 😏
    • hangas
    • 21 setembro 2024 editado

# 13

Colocado por: JPRafaelavaliou a vibração com as mãos e disse que estava norma

Vá lá usou um "manometro", se fosse com os olhos tinha sido apenas a olhometro :)

As vezes não é a questão de vibrar muito ou pouco, mas sim a frequencia. Pode estar ali num ponto em que a junta de borracha seja inútil pois calha numa frequencia ressonante.

Um opção ai seria usar duas juntas de borracha de densidades diferentes, ou uma com varias camadas com espessuras diferentes e que ressonam a frequências diferentes.
      Screenshot 2024-09-21 at 11.59.27.png
  13.  # 14

Por vezes o barato sai caro e problemático.
  14.  # 15

Colocado por: JPRafaelpoder isolar melhor o local onde entram os tubos
    existe muita coisa mas a única com resultado gars tudo e objetivamente avaliar o equipamento e corrigi-lo, nessas máquinas baratas acontecem muitos "erros" de fabrico gerando baixa fiabilidade.
    • SrR
    • 21 setembro 2024

# 16

Sei de uma situação em que a solução foi rodar ligeiramente a maquina.
  15.  # 17

Colocado por: jorgealvesnessas máquinas baratas acontecem muitos "erros" de fabrico gerando baixa fiabilidade.

Já tinha essa ideia que unidades baratas podessem vir com defeitos. O que me levou mais a comprar esta máquina foi o desconto que estava na altura, ter avaliação pela DECO PROteste, e já ter outros eletrodomesticos da marca sem nada a apontar. Como já disse anteriormente, a máquina exterior e interior é muito silenciosa e faz muito pouco barulho a funcionar. O problema é a vibração que passa da máquina pelos apoios á parede e depois é amplificado pelas paredes.

Colocado por: hangas

Um opção ai seria usar duas juntas de borracha de densidades diferentes, ou uma com varias camadas com espessuras diferentes e que ressonam a frequências diferentes.
      Screenshot 2024-09-21 at 11.59.27.png

Da questão dos pés de borracha tambem falei com os técnicos sobre isso e disseram que os pés estavam bons e que outros não iriam fazer nada. Falei de pés que poderiam retirar uma faixa de Hz e não ressonar, disseram que isso não existia.

Colocado por: SrRSei de uma situação em que a solução foi rodar ligeiramente a maquina.

Também já tentaram mover a máquina e até a puseram um bocado no ar e a vibração ouvia-se, tendo eu dito que era dos tubos, responderam que não era dos tubos porque os tubos não levam muita vibração.

Posto isto falei a bocado com a Worten dizendo que estava insatisfeito com o serviço prestado pela empresa que veio montar o ar condicionado e que queria pedir uma segunda opinião de outro técnico que não seja daquela empresa, já que ele disse que o problema é do prédio inteiro. A Worten foi bastante prestável e vão fazer outro processo com outro instalador.
  16.  # 18

é demasiado frequente virem com apoios internos soltos que transmitem vibrações, dai eu questionar se alguem abriru a maquina para descartar esta hipotese.

0.0228 seg. NEW