Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: AlexRibeiroo contador totalizador anda pelos 500 euros
    564.39€ com iva na solarshop.

Colocado por: AlexRibeirodar uns números à e-redes
    serve para vender o excedente se assim o entender
  2.  # 42

Colocado por: jorgealvesno registo da instalação tem que colocar a potencia total do inversor seja para injecção zero parcial ou total ou nula.

de recordar que a legislação recomenda a instalação ser calculada para ter um mínimo de excedente.

Correcto, mas uma coisa é a potencia nominal, outra coisa é a potencia efectiva do inversor que pode estar limitada a 4kW, tendo para o efeito que ter o respectivo certificado. No contexto das alterações efectuadas ao decreto-lei nº162/2019, parece-me que o que é indicado é a potencia efectiva (constante no certificado) e não a potencia nominal.
  3.  # 43

Colocado por: jorgealvesserve para vender o excedente se assim o entender

Pode vender o excedente numa instalação com menos de 4 kW e com apenas o tradicional contador bi-direccional, a mim parece-me mais que o contador totalizador é para no futuro ajudar à gestão da rede e ao despacho, porque começa a ser muita potencia instalada sobre a qual o gestor do sistema não pode actuar (deslastrar a carga) em caso de necessidade.
    Concordam com este comentário: Dias12
  4.  # 44

Colocado por: AlexRibeiro

Pode vender o excedente numa instalação com menos de 4 kW e com apenas o tradicional contador bi-direccional, a mim parece-me mais que o contador totalizador é para no futuro ajudar à gestão da rede e ao despacho, porque começa a ser muita potencia instalada sobre a qual o gestor do sistema não pode actuar (deslastrar a carga) em caso de necessidade.
    Concordam com este comentário:Dias12

Concordo consigo. Acho que num futuro próximo esse contador com sistema de comunicação à distância servirá para cortar a injeção na rede dessas instalações. Lembrem-se que a eletricidade não dá para armazenar (em grandes quantidades) e tem de ser consumida instantaneamente para manter a frequência estável se não voltamos à idade das trevas.
    Com esses equipamentos o sistema poderá cortar cargas a mais. E, infelizmente, aposto que irá cortar primeiro aos produtores residênciais que ganhariam algumas migalhas para pagar o investimento e só depois os grandes produtores.
    • HFSF
    • 22 setembro 2024

# 45

* desestabilizar
  5.  # 46

Colocado por: HFSF* desestabilizar

:)
    Destabilizar?…

(des·ta·bi·li·zar)

verbo transitivo, intransitivo e pronominal
    Fazer perder ou perder a estabilidade

"destabilizar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/destabilizar.
  6.  # 47

Colocado por: RicardoPortoDeixo aqui este vídeo

Parece uma excelente alternativa

https://youtu.be/aH5Y_gJXOsI

Estou a meio de um projeto com uma bateria DIY. As baterias já chegaram (16x LF280K). A caixa deve vir para a semana. Optei pela YIXIANG pq as caixas já vêm com tudo "pré montado", enviam de armazem na Polónia e o preço é simpático. As baterias optei pelas LF280K pq têm a melhor relação custo-beneficio. É verdade que é um risco e não posso contar com garantia mas estamos a falar de um investimento inferior ao custo de uma bateria Pylontech de 4.8kWh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  7.  # 48

Que inversor tem e qual é o bms que vai usar?
  8.  # 49

Colocado por: RUIOLIMas legalmente dá?

Até dá, com recurso a baterias.

Por exemplo o inversor de 4kW da Huawei, recomenda uma instalação de 6Kw em paineis, com um maximo de 10Kw.
    Ou seja, para a rede AC ele nunca vai injetar mais de 4KW, mas pode canalizar o excesso para as baterias (até um máximo de 5Kw em simultâneo)

(Dei o exemplo deste inversor, porque sei o valores concretos, mas quase todos os híbridos permitem faze-lo embora com outros valores)

Com um capacidade de baterias decente e calculada de acordo com a capacidade de painéis extra instalada já permite uma boa independência durante grande parte do ano. E se tiver um VE ainda o consegue carregar a 7.2Kw com apenas 4.6KVA contratados (com a potencia combinada)

Se compensa? Depende com o preço actual das baterias da Huwawei, se apenas aproveitar um ciclo por dia, as contas dizem que não. Se conseguir fazer uns 2 ciclos da bateria por dia, já começa a compensar. Mas para isso é preciso ter um perfil de consumo muito elevado (a carregar EV's por exemplo) e nas horas certas.
  9.  # 50

Colocado por: rjmsilvaQue inversor tem e qual é o bms que vai usar?

Growatt SPH3000 e o BMS é o JK tipico destas boxes (ultima versão)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
  10.  # 51

E links? :-)
  11.  # 52

Colocado por: RUIOLIMas legalmente dá?

Alegadamente existem pessoas que nem a auto produção têm declarada, e têm muito mais de 4kW.
    É preciso é ter inversores com capacidade para injeção zero

Alegadamente. Ouvi dizer, li nuns fóruns 😁
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RUIOLI
    • HFSF
    • 22 setembro 2024

# 53

Colocado por: gil.alves
    :)
    Destabilizar?…

(des·ta·bi·li·zar)

verbo transitivo, intransitivo e pronominal
    Fazer perder ou perder a estabilidade

"destabilizar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024,https://dicionario.priberam.org/destabilizar.

Bem, tenho de atribuir a culpa ao meu corrector automático. Não corrigiu o AVC que tive primeiro e depois alterou o que tinha escrito bem
    • HFSF
    • 22 setembro 2024

# 54

Colocado por: ivreis

Estou a meio de um projeto com uma bateria DIY. As baterias já chegaram (16x LF280K). A caixa deve vir para a semana. Optei pela YIXIANG pq as caixas já vêm com tudo "pré montado", enviam de armazem na Polónia e o preço é simpático. As baterias optei pelas LF280K pq têm a melhor relação custo-beneficio. É verdade que é um risco e não posso contar com garantia mas estamos a falar de um investimento inferior ao custo de uma bateria Pylontech de 4.8kWh
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rjmsilva

Chegam esta semana as minhas MB31 espero eu! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ivreis
  12.  # 55

Colocado por: HFSFChegam esta semana as minhas MB31 espero eu! :)

Temos de criar um tópico só de baterias DIY !!!

Eu ainda olhei para as MB31 mas ficavam mais caras (uns 10€ em cada módulo) e o vendedor não conseguia garantir entrega nos próximos 2 meses.
    No meu caso o preço falou mais alto. E se isto correr bem, sou capaz de no futuro meter um 2° kit. Para já o objetivo é ter 0% de consumo em tarifa "fora do vazio" nos meses de menos Sol e 100% de independência da rede nos meses de mais Sol.
    Concordam com este comentário: Dias12, Bruno.Alves
    • HFSF
    • 23 setembro 2024

# 56

E compraste caixa? Eu tenho que vou para o modo do "off grid garage".
    Com os 600€ da caixa faço as prateleiras em aluminio
  13.  # 57

Colocado por: ivreisÉ verdade que é um risco e não posso contar com garantia
    Arranje um incêndio em casa e depois veja o que a seguradora lhe diz. Isto se tiver seguro, claro.
  14.  # 58

Colocado por: HFSFE compraste caixa? Eu tenho que vou para o modo do "off grid garage".
    Com os 600€ da caixa faço as prateleiras em aluminio

Sim comprei a caixa com tudo integrado.

Colocado por: BelhinhoArranje um incêndio em casa e depois veja o que a seguradora lhe diz. Isto se tiver seguro, claro.

Está montado fora de casa mas obrigado pela preocupação. Tenho seguro.
    Concordam com este comentário: Belhinho
    • HFSF
    • 23 setembro 2024

# 59

Ora pesquise lá por incendios com LiFePO4
    • eu
    • 23 setembro 2024 editado

# 60

Colocado por: HFSFOra pesquise lá por incendios com LiFePO4

404 Not found
    Concordam com este comentário: argo

0.0245 seg. NEW