Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: HFSFOra pesquise lá por incendios com LiFePO4

A bateria não é só as células LFP.
    • HFSF
    • 23 setembro 2024

# 62

Bem comparando baterias com baterias o que muda mais é realmente a quimica da bateria.
    BMS e cabos podem arder nas outras também se forem mal dimensionados ou mal apertados.

O que dirá o seguro de um shelly numa parede?
  2.  # 63

Estou a terminar a instalação de um sistema de baterias para aproveitar os excessos solares e tirar partido do bi-horário (carregar à noite se necessário para utilizar durante o dia)
    Este é o meu setup, ainda me falta instalar o energy meter para ficar a funcionar a 100% - deve chegar para a semana. O resto está instalado e a funcionar.

- 2x arrays FV. Um com micro-inversores outro com inversor de 2kw. Potência total 3.5kw (3000€)
    - Bateria das seplos 280ah 48v (~13.3kwh) LIFEPO4 (2500€);
    - Inversor/carregador Victron multiplus II 48v/5000va (719€)
    - Victron cerbo gx (240€)
    - Victron energy meter VM-3P75CT (170€)
    - Cabos, disjuntores, outro material elétrico (~250€);

O investimento total está abaixo dos 7000€. Como foi um sistema montado quase exclusivamente por mim - só não montei o primeiro array de FV -, o custo é muito menor. Do que tenho visto, dificilmente conseguiria algo idêntico por menos de 10000€ se fosse contratar uma empresa para fazer este trabalho.

Agora vou medir o progresso do sistema, mas é para mim quase certo que vou precisar de acrescentar mais FV para tirar ainda mais rentabilidade do sistema. Nesta fase, escalar a potência solar tornar-se muito fácil e barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Dias12
    • eu
    • 24 setembro 2024

# 64

Colocado por: pvieira91Nesta fase, escalar a potência solar tornar-se muito fácil e barato.

De facto, os painéis atingiram preços incríveis.

Obrigado, China.
  3.  # 65

A China também agradece, quando tiverem o monopólio, logo colocam o "preço justo".
    Concordam com este comentário: Dias12, jorgealves
    • HFSF
    • 24 setembro 2024

# 66

Colocado por: pvieira91O investimento total está abaixo dos 7000€. Como foi um sistema montado quase exclusivamente por mim - só não montei o primeiro array de FV -, o custo é muito menor. Do que tenho visto, dificilmente conseguiria algo idêntico por menos de 10000€ se fosse contratar uma empresa para fazer este trabalho.

10k? tenho pedido orçamentos para 10kw de paineis com victron e não tenho nenhum por menos de 27k.
    Iria até seguir para um desses há uns dias porque a situação da minha rede é realmente muito má até que fiz um pedido de orçamento eu só para o material e orçamentaram 7k sem baterias.

Até perguntei cá no forum se era normal os eletricistas trabalharem em tensão porque não gostei da conversa do responsável.

Já agora onde compram quadros e proteções? Localmente queriam-me 180€ por um diferencial shneider tipo A de 40A. Vejo-o na amazon por 60€. Quadros DC é que não encontro...
  4.  # 67

Colocado por: pvieira91- Bateria das seplos 280ah 48v (~13.3kwh) LIFEPO4 (2500€);

Comprou já tudo montado ou fez DYI?
    Estes sistemas de baterias ficam a anos-luz em termos de retorno do investimento em relação às pylontech, Teslas e outras soluções similares, era o que colocaria se precisasse agora de uma soluçao de armazenamento.
    O ponto fraco parece ser as comunicações do BMS com o inversor, normalmente não funciona à primeira, conseguiu resolver bem esta parte?
  5.  # 68

Colocado por: AlexRibeiroa anos-luz em termos de retorno do investimento

anos-luz para melhor ou para pior??
    Ou seja, o sistema do pvieira91 é um melhor investimento ou as pylontech, Tesla e afins o tempo de retorno é menor??
  6.  # 69

Colocado por: eu

De facto, os painéis atingiram preços incríveis.

Obrigado, China.

Estão assim tão baratos? Acabaram os apoios?
  7.  # 70

Vou aproveitar para colocar aqui uma questão: há algum sistema (idealmente que não seja proprietário) que me permita ter inversores (idealmente micro-inversores) e baterias sem que tenha que estar tudo perto?

P.e.: gostava de fazer o investimento faseadamente: em breve comprar uns micro-inversores e uns painéis, daqui a uns meses quiçá mais ou mesmo uma bateria mas queria que fosse tudo compatível. Um sistema destes teria que possuir comunicação para que as baterias carregassem apenas com o excesso de energia que seguiria para a rede pelo que a bateria teria que ficar perto do quadro e ter sensores na saída. Conhecem algo deste género?

Parece-me que a Enphase tem algo assim mas sai bastante caro. Acho que uma solução destas seria boa para mim porque me permitia ter módulos espalhados pelo terreno/telhado (para maximizar a produção conforme a altura do ano) e ter um MPPT por painel.
    • HFSF
    • 24 setembro 2024

# 71

Diria que a maioria dos inversores carregadores devem dar.

Sei que com a victron dá com o AC coupling
  8.  # 72

Ter um MPPT por painel vai ficar sempre caríssimo. Mas pode ter vários micro inversores sem a solução "centralizada" da Enphase. Não tem é feedback de cada um.
    O ideal será agrupar pelo menos uma string de meia duzia de painéis. Se investir num variador que suporte 2 strings pode guardar um mppt para mais tarde. Depois pode ter mais do que um inversor on-grid, eles coabitam. Se forem inversores que possam ser ligados em paralelo até pode ir acrescentando inversores. Mas isto, na minha opinião, torna-se rapidamente num pesadelo de ligações e manutenção.
  9.  # 73

Colocado por: pvieira91- Bateria das seplos 280ah 48v (~13.3kwh) LIFEPO4 (2500€);

13,3 ou 14,3 kWh ? O meu kit vai ficar bem abaixo desse valor (cerca de 123€/kWh de bateria). O meu objetivo é exatamente igual ao seu. Tenho 4,3 kWh em paineis e 1 inversor Growatt (3.3kWh em paineis) e 2 microinversores APS500 (1kWh em paineis)
    • eu
    • 24 setembro 2024

# 74

Colocado por: VarejoteA China também agradece, quando tiverem o monopólio, logo colocam o "preço justo".

Como assim, "quando tiverem" o monopólio?

Eles já têm o monopólio.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • eu
    • 24 setembro 2024 editado

# 75

Colocado por: elfo106Estão assim tão baratos?

Um painel de 500w custa cerca de 100 € (ou até menos).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106
  10.  # 76

Colocado por: tgferreiraVou aproveitar para colocar aqui uma questão: há algum sistema (idealmente que não seja proprietário) que me permita ter inversores (idealmente micro-inversores) e baterias sem que tenha que estar tudo perto?

P.e.: gostava de fazer o investimento faseadamente: em breve comprar uns micro-inversores e uns painéis, daqui a uns meses quiçá mais ou mesmo uma bateria mas queria que fosse tudo compatível. Um sistema destes teria que possuir comunicação para que as baterias carregassem apenas com o excesso de energia que seguiria para a rede pelo que a bateria teria que ficar perto do quadro e ter sensores na saída. Conhecem algo deste género?

Sim há!
    Procure por AC coupling. O único senão são as conversões AC/DC/AC que levam a perdas.
    Não são as baterias que têm de ficar perto do quadro. Tem de ter um medidor no quadro para o inversor/carregador saber quando há excesso/injeção e iniciar o carregamento das baterias. Há medidores WIFI (caros) mas a grande maioria fica ligado ao inversor/carregador por cabo. E antes que pergunte, penso que não é possível fazer isto com medidores wifi baratos como o Shelly EM.

A Victron tem estes carregadores em AC coupling. A própria Tesla Powerwall pode funcionar neste modo.
  11.  # 77

Colocado por: eu

Como assim, "quando tiverem" o monopólio?

Elesjá têmo monopólio.

De toda a indústria, não só VE's.

Ainda há indústria sem ser na China, ainda.
  12.  # 78

Colocado por: Dias12

anos-luz para melhor ou para pior??
    Ou seja, o sistema do pvieira91 é um melhor investimento ou as pylontech, Tesla e afins o tempo de retorno é menor??

Para melhor, claro. Uma pylontech de 2,4 kWh custa à volta de 1000 euros, uma solução destas com 13,4 kWh custa pouco mais (estou a comparar soluções de 48V).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  13.  # 79

Colocado por: tgferreiraParece-me que a Enphase tem algo assim mas sai bastante caro. Acho que uma solução destas seria boa para mim porque me permitia ter módulos espalhados pelo terreno/telhado (para maximizar a produção conforme a altura do ano) e ter um MPPT por painel.

Ter tem, parece que funciona bem, mas o valor do investimento significa que terá que viver até aos 120 para ver o break-even ser alcançado. Eu tenho enphases iQ7a, andei a ver o tema e cheguei à conclusão que era deitar dinheiro à rua, além de ninguem em Portugal se quer chatear a dar orçamentos dessas soluções da Enphase.
    • eu
    • 24 setembro 2024

# 80

Colocado por: VarejoteDe toda a indústria, não só VE's.

Ainda há indústria sem ser na China, ainda.

Estávamos a falar de painéis solares apenas.

0.0274 seg. NEW