Colocado por: HFSFOra pesquise lá por incendios com LiFePO4
Colocado por: pvieira91Nesta fase, escalar a potência solar tornar-se muito fácil e barato.
Colocado por: pvieira91O investimento total está abaixo dos 7000€. Como foi um sistema montado quase exclusivamente por mim - só não montei o primeiro array de FV -, o custo é muito menor. Do que tenho visto, dificilmente conseguiria algo idêntico por menos de 10000€ se fosse contratar uma empresa para fazer este trabalho.
Colocado por: pvieira91- Bateria das seplos 280ah 48v (~13.3kwh) LIFEPO4 (2500€);
Colocado por: AlexRibeiroa anos-luz em termos de retorno do investimento
Colocado por: eu
De facto, os painéis atingiram preços incríveis.
Obrigado, China.
Colocado por: pvieira91- Bateria das seplos 280ah 48v (~13.3kwh) LIFEPO4 (2500€);
Colocado por: VarejoteA China também agradece, quando tiverem o monopólio, logo colocam o "preço justo".
Colocado por: elfo106Estão assim tão baratos?
Colocado por: tgferreiraVou aproveitar para colocar aqui uma questão: há algum sistema (idealmente que não seja proprietário) que me permita ter inversores (idealmente micro-inversores) e baterias sem que tenha que estar tudo perto?
P.e.: gostava de fazer o investimento faseadamente: em breve comprar uns micro-inversores e uns painéis, daqui a uns meses quiçá mais ou mesmo uma bateria mas queria que fosse tudo compatível. Um sistema destes teria que possuir comunicação para que as baterias carregassem apenas com o excesso de energia que seguiria para a rede pelo que a bateria teria que ficar perto do quadro e ter sensores na saída. Conhecem algo deste género?
Colocado por: eu
Como assim, "quando tiverem" o monopólio?
Elesjá têmo monopólio.
Colocado por: Dias12
anos-luz para melhor ou para pior??
Ou seja, o sistema do pvieira91 é um melhor investimento ou as pylontech, Tesla e afins o tempo de retorno é menor??
Colocado por: tgferreiraParece-me que a Enphase tem algo assim mas sai bastante caro. Acho que uma solução destas seria boa para mim porque me permitia ter módulos espalhados pelo terreno/telhado (para maximizar a produção conforme a altura do ano) e ter um MPPT por painel.
Colocado por: VarejoteDe toda a indústria, não só VE's.
Ainda há indústria sem ser na China, ainda.