Colocado por: Pedro BarradasNão deve ter sido fácil
Colocado por: Dias12As pessoas têm de perceber que ter uma vista bonita não pode significar arvores até aos muros/paredes da habitação.
Têm de se mexer e cortar todas as arvores a 50 ou mesmo 100 m de distância da casa nesses locais.
Se o terreno não é do dono da casa fale com o proprietário. Se o proprietário não reaje bem, fale com as autoridades.
E caso haja um incêndio por perto (1, 2 ou mais km) é logo agarrar na moto-serra e abater as arvores o mais rapido possível porque uma arvore tombada arde muito mais lentamente que ao alto. Mas isto sempre em segurança e enquanto o fumo deixar.
Mais vale perder uma amizade que a casa.
O meu pai teve de cortar os eucaliptos da sua propriedade - e bem - que estavam a menos de 50 m de distância duma casa isolada.
Doeu, mas é o que se deve fazer. Aquelas arvores a arder lançam uma potência calorifica que não deixa fazer nada de salvamento de qualquer edificação à volta.
Colocado por: Dias12Se o terreno não é do dono da casa fale com o proprietário. Se o proprietário não reaje bem, fale com as autoridades.
Colocado por: Dias12Nesse caso o proprietário do terreno é que deveria impugnar a licença de construção e pôr a CM a resolver o assunto.
Se fosse isso me acontecer (no caso do meu pai a casa em questão esteve mais de 20 anos desabitada e pelo meio o meu pai plantou os eucaliptos) propunha a venda de parte do terreno ao dono da casa para deixar de me preocupar com essa questão.
Colocado por: PickaxeE quando o proprietário já lá tinha as árvores quando o vizinho decidiu construir a casa?tenho dois terrenos assim.. infelizmente. mas corta-se a polvora e planta-se folhosas.
Colocado por: VarejoteEstá a brincar só pode.as novas leis já obrigam a distancias minimas dos terrenos contíguos para que os vizinhos nao sejam prejudicados com as construções
Colocado por: Dias12Aliás, acho que para se aprovar um projeto de casas isoladas a câmara devia exigir que o terreno à volta fosse do mesmo proprietário que a construção para não acontecer o que o Pickaxe referiu.e já exige isso em zona florestal
Colocado por: Vítor Magalhãesmesmo em zonas que não tem valor comercial...
Colocado por: antonylemosa lei neste momento em vez de obrigar a limpezas, devia obrigar a plantar folhosas num raio de 50m à volta de estradas e caminhos públicos, 100m à volta das autoestradas e 100m à volta das casas.
Colocado por: Dias12Infelizmente, muito dificilmente há zonas sem valor comercial com eucalipto.
Colocado por: Nostradamuse não está adaptada ao nosso climao problema é que está absolutamente adaptado ao nosso clima (tirando algumas zonas de trás os montes onde o eucalipto nao consegue desenvolver devido ao frio). temos um clima ameno. muito parecido com a faixa costal da austrália onde existem as florestas de eucalipto. e que tal como na austrália ele arde. só que onde lá o fogo é uma parte intrinca da natureza e muitas plantas evoluiram de forma a necessitar de fogos rápidos e intensos para se propagarem... juntas isso com gente burra com isqueiros e é isto todos os anos.