Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

É comum os futuros Donos de Obra terem dúvidas sobre o que ter em conta aquando da compra ou escolha do local para a sua futura moradia.
    Muitas vezes aqui referimos como primeiro requisito a localização seguido da qualidade construtiva.
    Os fogos desta semana vêm reforçar esses conselhos.
    Estas imagens são da passada 2ª feira às 9 da manhã numa zona onde não era espectável que o fogo pudesse chegar. Pelo menos assim eu pensava quando decidi construir aqui.
    A 100 m, algumas construções edificadas nos chamados métodos alternativos, ficaram completamente reduzidas a cinzas.
    A 20m um dos feridos, a 500 m infelizmente uma das duas vítimas mortais.

Passei o resto da semana no terreno e pude constatar que da mais de meia centena de casas afetadas, muitas foram edificadas nos chamados métodos alterativos.
    A sua grande maioria estava rodeada de barracos, anexos e outras dependências que funcionaram como verdadeiros barris de pólvora.

Fica a reflexão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães, fagulhas, carlota74, Rui_Mendes, Ruikode, Dias12, humarkx, paulo.g
      Figura1.jpg
  2.  # 2

Não deve ter sido fácil. Muita coragem, Abraço.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Peper87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasNão deve ter sido fácil

O mais difícil foi durante a semana perceber que afinal é possível que durante apenas uma manhã, um concelho tenha todas as suas freguesias a arder e que na maioria delas delas não foi possível fazer chegar qualquer meio de socorro.
    Nós continuamos a apostar nas medidas reativas em detrimento das preventivas. Esta cenário provou que é um modelo errado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Rui_Mendes, 21papaleguas
    • Dias12
    • 21 setembro 2024 editado

# 4

As pessoas têm de perceber que ter uma vista bonita não pode significar arvores até aos muros/paredes da habitação.
    Têm de se mexer e cortar todas as arvores a 50 ou mesmo 100 m de distância da casa nesses locais.
    Se o terreno não é do dono da casa fale com o proprietário. Se o proprietário não reaje bem, fale com as autoridades.
    E caso haja um incêndio por perto (1, 2 ou mais km) é logo agarrar na moto-serra e abater as arvores o mais rapido possível porque uma arvore tombada arde muito mais lentamente que ao alto. Mas isto sempre em segurança e enquanto o fumo deixar.
    Mais vale perder uma amizade que a casa.
    O meu pai teve de cortar os eucaliptos da sua propriedade - e bem - que estavam a menos de 50 m de distância duma casa isolada.
    Doeu, mas é o que se deve fazer. Aquelas arvores a arder lançam uma potência calorifica que não deixa fazer nada de salvamento de qualquer edificação à volta.
    Concordam com este comentário: zedasilva, 21papaleguas
    • Zarb
    • 21 setembro 2024

# 5

Colocado por: Dias12As pessoas têm de perceber que ter uma vista bonita não pode significar arvores até aos muros/paredes da habitação.
    Têm de se mexer e cortar todas as arvores a 50 ou mesmo 100 m de distância da casa nesses locais.
    Se o terreno não é do dono da casa fale com o proprietário. Se o proprietário não reaje bem, fale com as autoridades.
    E caso haja um incêndio por perto (1, 2 ou mais km) é logo agarrar na moto-serra e abater as arvores o mais rapido possível porque uma arvore tombada arde muito mais lentamente que ao alto. Mas isto sempre em segurança e enquanto o fumo deixar.
    Mais vale perder uma amizade que a casa.
    O meu pai teve de cortar os eucaliptos da sua propriedade - e bem - que estavam a menos de 50 m de distância duma casa isolada.
    Doeu, mas é o que se deve fazer. Aquelas arvores a arder lançam uma potência calorifica que não deixa fazer nada de salvamento de qualquer edificação à volta.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Porquê? O problema é o tipo de árvores que há por aí...
    A minha casa tem castanheiros, cerejeiras e carvalhos e pereiras (uma floresta) a 4 metros do meu muro. Isto numa lingua de terreno com talvez 40 ou 50 metros de largura. Depois disso é pinhal e eucaliptal com fartuta (alguns km quadrados).
    Nestes incêndios ficou tudo reduzido a cinzas. Era ver cair em cima do meu telhado, no meu quintal e na piscina várias folhas a arder (estive por lá a regar tudo antes). O fogo ardeu tudo até chegar aos castanheiros. O fogo virou 6 ou 7 vezes para todas as direcções na tarde e noite e manhã seguinte que durou o fogo. Em todas essas vezes, caiam milhares de projecções (então há noite eram bem visíveis) na zona da floresta. Alguns focos de incêndio que se propagavam e auto extinguiam em minutos mas a maioria nem se propagava).
    O resto ardeu tudo mas tudinho. Na zona da floresta (ainda não deu a volta completa porque o cheiro é muito intenso) devem ter ardido 30 ou 40 arvores as que estavam encostadas ao eucaliptal.
    A zona de dentro da floresta e a mais próxima ao muro (dentro dessa lingua de 40 ou 50 metros de largura) mal se nota que houve um grande incêndio a menos de 30 metros de distância.
    É o que dizem: os eucaliptos não se auto-incendeiam. É verdade. Mas venham ver o que é um incêndio atingir um eucaliptal e atingir essa lingua de floresta (isso sim é floresta) e veja-se a diferença.
    Ah, e muitos dos castanheiros e carvalhos têm copas a tocarem-se... e a biomassa é cortada e deixada no terreno. Mas a biomassa de um souto e de um carvalhal nada tem a ver com a.biomassa de um eucaliptal.
    O resto é conversa de comentaristas (muitos deles no payroll de algumas empresas)
  4.  # 6

Não estava a falar desse tipo de arvores mas dos outros 2 - pinheiro bravo ou eucaliptos.
    Se tem carvalhos ou outras arvores mais resistentes concordo consigo.
    Aliás, naquela área que o meu pai teve de cortar os eucaliptos, nasceram alguns sobreiros que já tinham 1 metro de altura e fizemos questão de os deixar e os cuidar, fertilizar para que vinguem e cresçam bem.
  5.  # 7

Colocado por: Dias12Se o terreno não é do dono da casa fale com o proprietário. Se o proprietário não reaje bem, fale com as autoridades.

E quando o proprietário já lá tinha as árvores quando o vizinho decidiu construir a casa?
  6.  # 8

Nesse caso o proprietário do terreno é que deveria impugnar a licença de construção e pôr a CM a resolver o assunto.
    Se fosse isso me acontecer (no caso do meu pai a casa em questão esteve mais de 20 anos desabitada e pelo meio o meu pai plantou os eucaliptos) propunha a venda de parte do terreno ao dono da casa para deixar de me preocupar com essa questão.
  7.  # 9

Colocado por: Dias12Nesse caso o proprietário do terreno é que deveria impugnar a licença de construção e pôr a CM a resolver o assunto.
    Se fosse isso me acontecer (no caso do meu pai a casa em questão esteve mais de 20 anos desabitada e pelo meio o meu pai plantou os eucaliptos) propunha a venda de parte do terreno ao dono da casa para deixar de me preocupar com essa questão.

Está a brincar só pode.
  8.  # 10

Pois, em Portugal sobre esses assuntos é estar a gozar. Mas num país de jeito a parte florestal e a parte urbana deveria estar bem delimitadas. E as câmaras não deviam cair no dinheiro facil duma licença dum casarão no meio do monte e permitir a sua construção no meio da floresta.
  9.  # 11

Indústria da celulose a funcionar, o 1 ministro quer fingir que nada pode fazer mas daqui a uns tempos está tudo outra vez cheio de eucaliptos, em Gondomar esteve mesmo mau e só para terem uma noção uma folha de eucalipto a arder pode percorrer 1.3 km é um barril que por aqui anda enfim.
    Depois temos o negócio dos aviões que muitos pensam que andam de borla mas custam 30 mil euros.á hora ao estado...
    Como é óbvio concordo com o uso deles mas poderiam adquirir ou voltar a colocar a força aérea a combater os mesmos
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Helsal
  10.  # 12

Colocado por: PickaxeE quando o proprietário já lá tinha as árvores quando o vizinho decidiu construir a casa?
    tenho dois terrenos assim.. infelizmente. mas corta-se a polvora e planta-se folhosas.

a lei neste momento em vez de obrigar a limpezas, devia obrigar a plantar folhosas num raio de 50m à volta de estradas e caminhos públicos, 100m à volta das autoestradas e 100m à volta das casas.

... e devia punir exemplarmente os incendiários por tentativa de homicidio e atentado terrorista. devia também tratar essas pessoas como traidores à pátria.
    Concordam com este comentário: Nostradamus, desofiapedro, Vítor Magalhães, Gabri14, Peper87, NAV
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 13

Colocado por: VarejoteEstá a brincar só pode.
    as novas leis já obrigam a distancias minimas dos terrenos contíguos para que os vizinhos nao sejam prejudicados com as construções
  12.  # 14

Aliás, acho que para se aprovar um projeto de casas isoladas a câmara devia exigir que o terreno à volta fosse do mesmo proprietário que a construção para não acontecer o que o Pickaxe referiu.
    Isto claro, com base legislativa.
  13.  # 15

Colocado por: Dias12Aliás, acho que para se aprovar um projeto de casas isoladas a câmara devia exigir que o terreno à volta fosse do mesmo proprietário que a construção para não acontecer o que o Pickaxe referiu.
    e já exige isso em zona florestal
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  14.  # 16

O mal é que para qualquer lado que um gajo se vire só vê a porcaria dos eucaliptos, mesmo em zonas que não tem valor comercial...
    Fui dos últimos a passar na A41 entre Crestuma e Aguiar do Sousa antes de cortarem a AE por 2 dias, no sentido oposto tudo a fazer inversão de marcha com as bermas e o separador central já a arder. Agora passo por lá (todos os dias) e imediatamente antes do túnel vê-se no vale os eucaliptos todos incinerados à exceção dos carvalhos e outras espécies autóctones...
    • Dias12
    • 23 setembro 2024 editado

# 17

Colocado por: Vítor Magalhãesmesmo em zonas que não tem valor comercial...

Infelizmente, muito dificilmente há zonas sem valor comercial com eucalipto.
    Nem que seja o próprio proprietário a plantar as árvores que já vai tirar valor dessa plantação (se não arder entretanto).

Temos de fazer uma reformulação na gestão das propriedades florestais porque da maneira como está é impossível impedir acontecimentos como na semana passada.
    Não podem haver milhares de minifúndios por essas florestas fora.
  15.  # 18

Colocado por: antonylemosa lei neste momento em vez de obrigar a limpezas, devia obrigar a plantar folhosas num raio de 50m à volta de estradas e caminhos públicos, 100m à volta das autoestradas e 100m à volta das casas.

é que é exactamente isto.

Tenho várias parcelas com árvores que vão desde carvalhos, eucaliptos, pinheiros, oliveiras, etc, e os terrenos com carvalho são naturalmente muito mais húmidos e frescos que os restantes.

Existe um claro problema com o eucalipto, que é uma árvore "explosiva", e não está adaptada ao nosso clima e muito menos se deveria permitir KM e Km e Km seguidos de eucalipto como se vê por esse Portugal fora, independentemente de os terrenos estarem limpos ou não.

Agora, como se viu e ouviu recentemente na TV, acharem que terrenos limpos, literalmente estéreis e sem vegetação, previne fogos é uma ideia romântica e utópica.
  16.  # 19

17.  # 20

Colocado por: Nostradamuse não está adaptada ao nosso clima
    o problema é que está absolutamente adaptado ao nosso clima (tirando algumas zonas de trás os montes onde o eucalipto nao consegue desenvolver devido ao frio). temos um clima ameno. muito parecido com a faixa costal da austrália onde existem as florestas de eucalipto. e que tal como na austrália ele arde. só que onde lá o fogo é uma parte intrinca da natureza e muitas plantas evoluiram de forma a necessitar de fogos rápidos e intensos para se propagarem... juntas isso com gente burra com isqueiros e é isto todos os anos.

conheço donos que já desistiram da floresta pela teimosia de pensar que só o eucalipto é que dá dinheiro. ou seja. plantaram, arde, voltaram a plantar voltou a arder.. à 3a ou 4a desistem completamente. passa a giestas.. o que por um lado nao é mao porque forma habitat para uma multitude de animais, desde raposas a corças a javalis e passarada. também é o percursor floretal para o renascimento de carvalhais.. mas também arde.

o problema dos fogos tem duas faces. um o tipo de floresta que teimamos em ter. e dois os incendiários que nao são punidos. e que sejam malucos.. (um assassino tb é maluco no meu entender e no entanto é punido) .. deviam ser encarcerados no inicio do verão e apenas soltos com as primeiras chuvas do outono.

na serra atrás de casa temos um indiviuo.. que durante uma semana ia de um lado do vale para o outro incendiar floresta.. esperava pelos meios chegarem à anterior para incendiar a próxima.. durante todo dia e noite durante uma semana... seria super facil apanhar um tipo destes. era montar o cerco numa zona onde ainda nao tinha ido e esperar por ele num caminho de terra batida.
    Concordam com este comentário: Dias12

0.0226 seg. NEW