Iniciar sessão ou registar-se
    • Mey
    • 21 setembro 2024 editado

# 1

Ola a todos. Comprei um terreno para construir uma casa de uma agência imobiliária que me garantiu que o terreno estava legal e urbanizado. Ao dar entrada na licença de construção descobri que tinha de ter um parecer da REN porque parte do terreno era da REN. E agora? Pedi a REN parecer para construir mas estou a um mes sem resposta. Dizem que esta com o técnico. A pergunta é se nao derem o parecer positivo o que eu posso fazer para correr atrás desse prejuízo? A agência que vendeu tinha obrigação de saber disso?Eles me venderam com um projeto que diziam eles estava ja aprovado. Eu preferi meter o meu projeto. Estou muito nervosa com isso.Se não autorizarem o que eu posso fazer??
  1.  # 2

Viu a informação oficial do dito projeto que diziam estar aprovado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mey
  2.  # 3

Tem linhas eléctricas a cruzar o terreno?
    Qual é a câmara?
    O tópico está mal formulado, a câmara pediu um parecer, não lhe recusou o projecto…
  3.  # 4

Boa sorte.. tem isso por escrito? Tribunal em cima
    • Mey
    • 22 setembro 2024

# 5

Ola Zé da Silva Eu depois de ter dado entrada no meu por comunicacão previa comecei a descobriros erros. Primeiro o meu terreno consta no registro predial como lote mas afinalo alvará nao foi pago pelo antigo proprietario portanto como terreno entao ja nao podia ser visto como Comunicacäo Prėvia e sim tirar uma licença de habitação e que o terreno estava com metade dele com a REN e qu tinha de ter o parecer deles mas o processo não anda... E visto que fui enganada queria saber tambem se faz parte da responsabilidade de uma imobiliaria checar isso antes de vender. Eles nos disseram que checaram tudo e que o documento estava legal mas isso nao vem escito em lado nenhum.
    • Mey
    • 22 setembro 2024

# 6

Eu nao vi em lado nehum escito aprovado mas como eu nao queria mesmo o projeto deles, eu não fui atrás ver nada e coloquei o meu projeto para aprovacão.
    • Mey
    • 22 setembro 2024

# 7

Nalotil Obrigada por responder mesmo com perguntas.Euespero esclarecer melhor:
    Não tenho linhas elétricas a passar no terreno e tenho um parecer da parte eletrica no projeto de especialidades tb já entregues, a dizer que por eles tudo bem.A camera é a de Almada. Sim,é verdade que pediram um parecer e que se fosse não... ia ser muito complicado ter uma licenca de construcão.
  4.  # 8

Esqueça a imobiliária, eles dizem tudo o que você quer ouvir para vender o terreno. O arquiteto que fez o seu projeto é que é incompetente.
    Concordam com este comentário: FTavares
    • Mey
    • 22 setembro 2024

# 9

Ricardo Porto vou se souber que realmente a agência imobiliária é responsável e ainda nao soube.
    • Mey
    • 22 setembro 2024

# 10

Pickaxe porque voce acha isso?
  5.  # 11

Colocado por: MeyPickaxe porque voce acha isso?

É preciso explicar?
    Então você contrata um arquiteto, que não sabe distinguir um lote de um terreno, e não sabe que o terreno está em REN !!!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 12

Há uma situaçào que deve esclacer melhor, que é essa de que o terreno tem um Projecto aprovado.
    Esse projecto que lhe falaram ainda está valido, ficou detentora dos direitos desse projecto? Se quise-se começar a contruir de acordo com o anterior projecto, podia?

Viu que taxas a Camara está a exigir no projecto que esteve aprovado?

É que todos os terrenos pagam várias taxas Urbanisticas para se poder construir de acordo com a área de construção indicada no Projecto, e essas taxas normalmente só são liquidadas se a construção for para avançar, provavelmete o antigo proprietário tem as taxas a pagamento de acordo com a area que pretendia contruir e não pagou porque desistiu de construir, o que é normal, mas devia ter sido informada.
    Se comprou o terreno nessas condiçoes deve ter acesso as peças do projecto. Então nesse projecto deve lá constar o parecer da REN.
    Se a REN deu parcer posito ao outro Projecto e se o tecnico tiver conhecimento desse parecer, então a resposta ao novo projecto deve ser semelhante.
  7.  # 13

Pra mim o user foi levado na cantiga pela imobiliária com uma matriz Urbana das finanças e voilá. …

Quanto a responsabilidades deles… lamentavelmente, esqueça. Ainda mais com a nossa justiça e se a imobiliária for das de r€cursos.

Boa sorte…
    Abr.
  8.  # 14

Colocado por: gil.alvesPra mim o user foi levado na cantiga pela imobiliária com uma matriz Urbana das finanças e voilá. …

Isso eu até percebo, quem os conhece sabe que fazem tudo para vender, o que eu estranho é um arquiteto fazer e submeter à câmara uma comunicação prévia, com um projeto para esse terreno.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  9.  # 15

Colocado por: MeyEstou muito nervosa com isso.Se não autorizarem o que eu posso fazer??

Vender o terreno.
    Concordam com este comentário: Varejote
  10.  # 16

Colocado por: FTavaresSe a REN deu parcer posito ao outro Projecto e se o tecnico tiver conhecimento desse parecer, então a resposta ao novo projecto deve ser semelhante.

Não exactamente...
    O projecto antigo podia estar na parte do terreno que não faz parte da REN, e este novo desenho estar... além das características formais do projecto... e de que a lei varia consoante o tempo, antes também se podia construir junto ao mar/rio...
  11.  # 17

Mey a implantação do edifício neste novo projecto esta sobreponivel com terreno REN?
  12.  # 18

As pessoas deveriam verificar tudo junto dum profissional independente da imobiliária e junto da câmara.

Por outro lado, se tivesse ido com o seu actual Arquitecto antes de comprar o terreno, pelo que parece, ele não teria visto isso tampouco. Instruir um projecto sem ver que estava em REN é muito mau...
  13.  # 19

Se o parecer da REN ao seu projeto for desfavorável, nunca a CM pode aprovar o projeto.
    Os pareceres externos das entidades demoram pelo menos 20 duas úteis a ser dados, desde que os processos dão entrada na respectiva plataforma, não tendo necessariamente a câmara submeter o projecto para parecer no dia em que você deu entrada do projeto.

Se o terreno é grande poderá ter de licenciar a construção fora da zona de REN.

Há muitas construçoes em REN, licenciadas. Apenas não conseguirá licenciar uma habitação se estiver em zona de risco de erosão.
  14.  # 20

Colocado por: Meyo que eu posso fazer para correr atrás desse prejuízo?
    qual prejuizo?

Colocado por: MeyEles me venderam com um projeto que diziam eles estava ja aprovado.
    e pode estar perfeitamente..

o seu arquitecto nao viu isso quando fez o projecto? que andava ele a fazer?

Colocado por: Meye coloquei o meu projeto para aprovacão.
    mas colocou para aprovação ou meteu comunicação prévia? algo nao está bem esclarecido no processo

0.0224 seg. NEW