Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, a situacao é a seguinte: vou vender um imovel urbano que está arrendado para agricultura , é uma parte urbana com uma casa devoluta outra parte campo que ele lavra. O inquilino tem direito de preferência .
    Mandei carta registada a dizer que ia vender por 50mil euros, acontece que o inquilino disse que queria comprar. Eu obviamente fui falar com o comprador que me disse que subia para 60 mil. O que faco? A partir do momento em que mando a carta e ele diz que compra sou obrigado a vender ao inquilino? Ou posso dizer que o comprador da mais e ele terá que cobrir? Como funciona a partir de agora? Muito obrigado desde já
    • size
    • 22 setembro 2024

# 2

Tendo formalizado perante o inquilino a venda e estipulado o respectivo preço, ao que o preferente aceitou, não me parece que de seguida possa colocar o imóvel à concorrência de melhor preço-
    Consulte um advogado.
  2.  # 3

Tem de vender por 50.000, não é leilão
  3.  # 4

Tendo passado por uma situação de compra em que tive de me precaver para que os vizinhos não ficassem com uma boa parte do terreno (não tinha interesse, caso não fosse a totalidade), investiguei bem este assunto (ou assim acho) e confirmo que terá que vender pelos 50 mil euros.

Recomendo vivamente que cumpra a lei e que não tente dar a volta por cima porque existem vários mecanismos que o vizinho-interessado poderá acionar e que poderá invalidar um negócio futuro. No meu caso, tive de comprar um terreno rústico a um preço muitas vezes superior ao esperado (e com isso, pagar muitos impostos no imediato e provavelmente no futuro, se quiser vender a casa) para ter mais confiança de que os vizinhos não quereriam adquirir o terreno. De igual modo, agora caso algum dos meus vizinhos faça uma venda, espero também que sigam a lei porque provavelmente poderei estar interessado em expandir o lote.
  4.  # 5

Colocado por: tgferreiraexpandir o lote.

Há direito de preferência para lotes (urbanos??)?
  5.  # 6

Colocado por: Dias12

Há direito de preferência para lotes (urbanos??)?

Não - que eu saiba. Mas o meu "lote" é composto por 3 parcelas rústicas + 1 urbana. Dos rústicos, apenas um tem vizinhos rústicos (os outros confrontam comigo mesmo ou com prédios urbanos) e é apenas nesse que se aplica o direito de preferência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  6.  # 7

Post duplicado.
  7.  # 8

Post duplicado.
  8.  # 9

Mas é um Inquilino e não um vizinho que tem o direito de preferência.
  9.  # 10

Muito obrigado pelas respostas. Vou seguir os conselhos que me deram

0.0132 seg. NEW