Iniciar sessão ou registar-se
    • rample
    • 24 setembro 2024 editado

# 1

Bom dia,

Estou a remodelar uma moradia á cerca de 2 anos e agora estamos nas fases finais interiores.
    Trata-se de uma moradia pequena com cerca de 80m2.
    Inicialmente a ideia era embutir um recuperador de calor num caixote de gesso cartonado, no entanto pensamos melhor e gostamos mais de ver uma salamandra de estilo moderno ext assim deste género em anexo.

As minhas duvidas são as seguintes :
    - Por tras da salamandra a fim de ficar o mais encostada á parede possível, posso revestir a cerâmico ?
    - O pavimento da casa vai ser vinilico SPC, como este modelo de salamndra que tem o lenheiro por baixo, acham que a base do lenheiro vai aquecer muito e estragar o vinilico ou aquece pouco e por isso não há problema?
    - Para este tipo de salamandra, 1MT de distância ao seu redor sem moveis chega para não danificar nada ?

Obrigado pela ajuda.
      salamandra-a-lenha-lacunza-ocean-603.jpg
  1.  # 2

Nestas salamandras, mesmo a traseira atinge muita temperatura. Eu não meteria cerâmicos.
    E então vinílicos nem pensar. O calor e o plástico não se entendem muito bem. Por muito cuidado que tenha vai sempre saltar uma fagulha ao abrir/fechar a porta.
    Sem sabermos o enquadramento da divisão é sempre difícil opinar sobre o que deveria meter, no entanto, eu apostaria em granito para a traseira e base, ou o mesmo material da salamandra (chapa de ferro?).
  2.  # 3

eu tenho azulejo e não tem problema nenhum
  3.  # 4

Eu tenho visto algumas instaladas com cerâmico por trás, jugo que por serem forradas a vermiculite o calor para traz seja menor sendo mais projetado para a frente.

Sim compreendo a questão das fagulhas no entanto terá de haver um pouco de cuidado ao abrir e fechar.

No entanto a minha duvida mesmo maior prende-se com a questão do vinílico no chão e da temperatura que a base que apoia no chão pode atingir.

por um lado com a distância que tem julgo que não haja problema mas precisava mesmo de uma opinião de quem realmente tem instalado e consiga ter essa perceção.
    • Dias12
    • 25 setembro 2024 editado

# 5

Se a base aquecer de forma a que estrague o vinílico, essa será a sua menor preocupação - quer dizer que toda a lenha por baixo está quente e propensa a pegar fogo.

De qualquer das formas, pense fazer a zona por baixo da salamandra com outro material.
    Faça um quadrado 1 x 1 m de cerâmico ou pedra. Até pode ser do mesmo cerâmico da parede.
    Não só vai realçar a salamandra - colocá-la num lugar de destaque, como não vai ter problemas com o vinílico.

Colocado por: rampleSim compreendo a questão das fagulhas no entanto terá de haver um pouco de cuidado ao abrir e fechar.

Qual cuidado? Mesmo extremo com cuidado o fogo é imprevisível e basta uma fagulha para marcar o piso. Se cair em cerâmico/pedra arrefece logo e vira cinza. passa uma vassoura e está como novo.

Qualquer forma, veja o manual de instalação da salamandra que de certeza estão as recomendações para tipos de superfície e afastamentos no seu posicionamento.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 6

Aqui no trabalho temos uma salamandra antiga que está pousada em cima de um quadrado de pedra natural. Como o Dias12 referiu, desta forma dá outro destaque à peça. Pode inclusive arranjar dois quadrados iguais e fixa um na parede e o outro por baixo e fica o contraste e destaque feito e com segurança acrescida.
    Concordam com este comentário: Dias12
  5.  # 7

Compreendo e agradeço.

Já falei com o pedreiro que me anda a ajudar nas obras e ele não recomendou o cerâmico, indica que pode estalar ou descolar.

No entanto disse que se for uma tinta boa que não há problema com o calor na parede.

Mas como disse como a salamandra tem vermiculite por baixo e nas laterais, não acredito que aqueça assim tanto por baixo.

A questão das fagulhas é que realmente já preocupa .
  6.  # 8

Leia as instruções, lá diz sempre as distâncias a respeitar.

Por baixo dele não coloque vinílico, coloque uma mármore ou uma pedra (a sair uns 40/50cm para fora), não pelo aquecimento porque por baixo não aquece, mas sim pelo peso e possíveis faúlhas que possam cair.
    Concordam com este comentário: Dias12
  7.  # 9

Colocado por: rampleBom dia,

Estou a remodelar uma moradia á cerca de 2 anos e agora estamos nas fases finais interiores.
    Trata-se de uma moradia pequena com cerca de 80m2.
    Inicialmente a ideia era embutir um recuperador de calor num caixote de gesso cartonado, no entanto pensamos melhor e gostamos mais de ver uma salamandra de estilo moderno ext assim deste género em anexo.

As minhas duvidas são as seguintes :
    - Por tras da salamandra a fim de ficar o mais encostada á parede possível, posso revestir a cerâmico ?
    - O pavimento da casa vai ser vinilico SPC, como este modelo de salamndra que tem o lenheiro por baixo, acham que a base do lenheiro vai aquecer muito e estragar o vinilico ou aquece pouco e por isso não há problema?
    - Para este tipo de salamandra, 1MT de distância ao seu redor sem moveis chega para não danificar nada ?

Obrigado pela ajuda.
      salamandra-a-lenha-lacunza-ocean-603.jpg

Boa tarde, comprei uma salamandra igual a essa que será instalada entretanto. Tenho a mesma dúvida que você em relação ao piso vinílico. Chegou a colocar alguma proteção? Está satisfeito com a salamandra?

Obrigada
  8.  # 10

Vidro temperado é uma solução a equacionar?
  9.  # 11

Colocado por: JosamVidro temperado é uma solução a equacionar?

Sim, seria uma hipótese.

0.0184 seg. NEW