Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos,

Estou a pensar em remodelar o apartamento que tenho já com 20 anos e a necessitar de um upgrade para algo mais moderno, pois acredito que dentro de 1 a 2 anos será para vender, e assim valorizar o imóvel.

Pretendo remodelar a sala + cozinha + hall em open space com uma ilha na divisão entre cozinha e a sala.

O hall de entrada ainda não consegui perceber muito bem como integrá-lo neste ambiente.

A planta que apresento é uma planta inicial, que foi alterada e já não se encontra assim sendo que:

a) O Hall de entrada tem aquela perede reta.
    b) A cozinha não tem aquele movel em L e o fogão está na parede do lado esquerdo.

Gostaria se possível ter uma ideia de layout que seja adequado para esta planta.

E se possível gostaria de saber o custo deste tipo de remodelação:

-> Cozinha teto falso + chão + revestimento + pavimento + troca de janelas + troca caldeira ou substituir por BC para AQS + Aquecimento central + Troca de todos os moveis (mdf lacado) + bancada + ilha (com pedras silestone Zeus)

-> Sala colocar teto falso c/ ilum. + pavimento vinilico de boa qualidade + pintura
    -> Hall troca de pavimento e pintura

Nota: Não irei necessitar de electrodomesticos já que os troquei recentemente.

Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: pribeiroPretendo remodelar a sala + cozinha + hall em open space

Essa moda de eliminar o hall é algo que não consigo entender por mais voltas que dê. Destrói um espaço à entrada que deveria servir de reserva relativamente ao restante ambiente privado, assim como de distribuição aos diferentes espaços.

Nem sempre moderno significa melhor, mas isto é só uma opinião.
    Concordam com este comentário: metRo_, zemvpferreira, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  3.  # 3

Olá pribeiro,
    As casas de banho, manteria e a canalização da casa, trocaria ?
  4.  # 4

Colocado por: Ruikode
    Essa moda de eliminar o hall é algo que não consigo entender por mais voltas que dê. Destrói um espaço à entrada que deveria servir de reserva relativamente ao restante ambiente privado, assim como de distribuição aos diferentes espaços.

Nem sempre moderno significa melhor, mas isto é só uma opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pribeiro

Pois é algo que gostaria de integrar, mas talvez seja melhor manter esse espaço.
  5.  # 5

Eu manteria o hall mas abria a parede entre a cozinha e a sala, sem ilha mas algo que fizesse uma pequena divisão visual. Ao abrir totalmente a cozinha para a sala, e já que vai mexer nos móveis da cozinha, o ideal era que houvesse uma ligação entre os moveis da cozinha e da sala.
  6.  # 6

Colocado por: metRo_Eu manteria o hall mas abria a parede entre a cozinha e a sala, sem ilha mas algo que fizesse uma pequena divisão visual. Ao abrir totalmente a cozinha para a sala, e já que vai mexer nos móveis da cozinha, o ideal era que houvesse uma ligação entre os moveis da cozinha e da sala.

Obrigado pelo feedback, acho interessante, no entanto a ilha será necessária , pois nessa parede da cozinha temos móveis e iremos precisar de arrumação. A ilha seria uma opção para colocar a placa e com arrumação suficiente para compensar o espaço perdido.
  7.  # 7

Colocado por: CMartinOlá pribeiro,
    As casas de banho, manteria e a canalização da casa, trocaria ?

Pois essa é uma questão pertinente, porque não queria fazer uma intervenção. De fundo nos wcs, e ao trocar a canalização teria que remodelar integralmente os wcs.

Por outro lado com 20 anos seria sensato trocar a canalização
  8.  # 8

Colocado por: pribeiroPor outro lado com 20 anos seria sensato trocar a canalização

Geralmente, aconselha-se, quando se faz uma remodelação. Pois, imagine-se, investir a fundo numa remodelação e deixar a canalização antiga, que, depois pouco tempo depois dá problemas. E ter que partir para trocar.
    Pessoalmente, eu só troco canalizações quando verifico que existe (por algo não estar a funcionar bem) razão.
    Como profissional, troco também se o cliente estiver disposto a isso, ou se se vir (ou virmos) que há clara necessidade.
    Concordam com este comentário: pribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  9.  # 9

Colocado por: pribeiroE se possível gostaria de saber o custo deste tipo de remodelação:

Diria que 30 a 40k€.
    •  
      marco1
    • 25 setembro 2024 editado

# 10

pribeiro

esse apartamento não tem escala para ter ali uma ilha, faça é uma península grande que servirá tambem de mesa e liberte o resto da sala para o estar.
    tambem acho que não se justifica uma wc privada, portanto racionalizava (limpava) a zona do corredor dos quartos e fazia uma wc comum com duche e a outra apenas com sanita e lavatório.
    mais ou menos como este risco
    ps: a cor laranja seriam possiveis armários
    Concordam com este comentário: metRo_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke, pribeiro
      APART-PR.jpg
  10.  # 11

Olá Marco1, quero desde já agradecer pela sua disponibilidade e amabilidade.

Adorei o layout , pois no que toca a espaço ficou muito otimizado. Realmente a península fica muito bem dimensionada e assim retiro a mesa que tinha na sala que é grande.

Os wcs estão diferentes do que se vê na planta, eu vou tentar tirar umas fotos e fazer uns rabiscos. Com a dimensão , pois na suite não tem closet e está mais ou menos como o marco1 sugeriu.

Por fim, este tipo de remodelação é uma brincadeira para que valores +/-
  11.  # 12

Os valores são muito variáveis, depende de muita coisa, mesmo que seja algo que vá até ao osso ( "limpar" todo o interior refazendo todas as redes, eletr aguas e climatização ) pode ser algo que se faça por x ou 2x ou 3x, tem a ver com materiais, mão de obra disponivel, qualidade dos produtos, etc mas diria que para um minimo seria como disse a CMartin algo para cima de 40K
    não sei se é consensual ai nesse predio mas a varanda da sala se fosse para fechar ( se estiver virada a norte) e estender a sala tambem poderia mais alguma "largueza" e quem sabe a peninsula poder mesmo virar ilha mas sem fog e lav.
  12.  # 13

Pois relativamente ao custo da remodelação, terei que analisar muito bem, pois como existem atualmente, apartamentos parecidos com o mesmo tipo de qualidade rondam os 380K usados e os novos estão no patamar dos 480k , após a remodelação acredito que o valor de venda não deverá ser superior a 450k.

Nessa medida no máximo o investimento deverá ser inferior a 60k, caso contrário perderei dinheiro numa eventual venda.

Vou ter que analisar se a conta fecha.
  13.  # 14

Colocado por: marco1 não sei se é consensual ai nesse predio mas a varanda da sala se fosse para fechar ( se estiver virada a norte) e estender a sala tambem poderia mais alguma "largueza" e quem sabe a peninsula poder mesmo virar ilha mas sem fog e lav.

Aqui no prédio acho que algumas pessoas fecharam as varandas com uma janelas de vidro, que em tempos esteve muito na moda, não me recordo do sistema desse tipo de janelas.

Eu não acho ser muito viavel, pois a maquina exterior do AC está na varanda e se a fechar o resultado não me parece ser adequado, além disso também utilizamos a varanda para secar a roupa.
  14.  # 15

Boa tarde,

Estive a fazer um desenho da planta como está atualmente, pois a original tem algumas diferenças.

Planta atual

A vermelho está a zona dos Ar condicionados
    A verde está a localização dos radiadores do aquecimento central.

Tenho uma questão, ao partir a parede de divisão da sala com a cozinha, contem um dos radiadores, será problemático no que toca as canalizações do aquecimento?

No que toca aos WCs tem as seguintes dimensões

WC 1. 1.85m x 1.80m
    WC suite 1.8m x 3.00m

Acham com 60k será suficiente com os roupeiros e moveis de cozinha de qualidade média (MDF lacado a branco)?

Não sei porquê achei esses 40k um valor baixo, se calhar sou eu que não estou por dentro dos preços e estou a ver uma remodelação bastante grande.
  15.  # 16

Colocado por: marco1pribeiro

esse apartamento não tem escala para ter ali uma ilha, faça é uma península grande que servirá tambem de mesa e liberte o resto da sala para o estar.
    tambem acho que não se justifica uma wc privada, portanto racionalizava (limpava) a zona do corredor dos quartos e fazia uma wc comum com duche e a outra apenas com sanita e lavatório.
    mais ou menos como este risco
    ps: a cor laranja seriam possiveis armários
    Estas pessoas agradeceram este comentário:palmstroke,pribeiro
      APART-PR.jpg

Olá Marco1, na parte da peninsula pelo que percebi o melhor que se consegue são 60cms de largura, e penso que para funcionar bem para ter gavetas de uma lado e bancos do outro são necessário 90cm no minimo.

Agora não sei crescer os 30 cms para dentro da sala vai ser funcionar, porque esse 30cms já irão bater na janela da varanda.

E se por outro lado tentar aumentar os 30cm do lado da cozinha vai colidir com o acesso á cozinha que tem uma largura de 100cm, e com 70cm de largura fica já muito apertado.

Estava a pensar, talvez fechar a entrada para a cozinha a partir do Hall de entrada e dentro da sala na fazer uma entrada para a cozinha, na ponta oposta á janela da varanda de 90cm - 100cm de largura e reduzir o tamanho da ilha de 3.5m para 2.5m +/- e assim já é possível crescer para dentro da cozinha os 30cms em falta....

não sei se é uma forma interessante ou não.

Isto de apartamento muito contidos em tamanho dão muita luta ehehe.
  16.  # 17

Eu nao colocaria nem pia nem placa na peninsula, vai obrigar a obras maiores sem grandes ganhos para alem que vai trazer a producao de cheiros ou salpicos para junto da sala sem necessidade.
  17.  # 18

Pois eu na peninsula estava a pensar colocar apenas placa com ventilador de recirculação (ex. bora), agora não sei se relativamente aos cheiros seria um problema ou não.

Isto para ganhar 60cm de area na bancada atual que não deixa tem muito espaço disponivel, diria mesmo quase nenhum.

Ou então vender o apartamento como está, visto estar 100% habitável, em termos de mobiliário está como a maioria dos apartamentos que estão a venda no Idealista, tem mobiliário naqueles tons de cerejeira que estava na moda em 2000-2010

A remodelação seria para melhorar a sua proposta de valor e destacar-se face á sua concorrência. Pois o objetivo seria no máximo habitar 1-3 anos e vender ou vender após remodelação se aparecer uma boa proposta.

Mesmo assim ainda estou a tentar analisar se tornar o apartamento em open space será uma boa ideia ou não.

O Marco1 fez um esboço que gostei bastante como ponto de partida e a otimização do espaço de arrumação está excelente.

0.0238 seg. NEW