Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Fiz uma pesquisa mas não encontrei resposta.
    Estou a estudar a viabilidade de transformar una loja em habitação. Será uma sala/cozinha open space. Com janela do lado da cozinha e ventilação. A lei obriga a sala a ter diretamente ventilação/janelas ?
  2.  # 2

A lei obriga a licenciamento.
  3.  # 3

Colocado por: VarejoteA lei obriga a licenciamento.

Licenciamento não foi a questão colocada..
  4.  # 4

Colocado por: MMenezes

Falou na lei, a lei obriga a licenciamento para transformar loja em habitação, caso seja possível.
  5.  # 5

Colocado por: Varejote

Falou na lei, a lei obriga a licenciamento para transformar loja em habitação, caso seja possível.

" A lei obriga a sala a ter diretamente ventilação/janelas ? "

Não perguntei licenciamento mais uma vez..
  6.  # 6

Creio que lhe vão responder o mesmo que eu, arranjar um técnico que veja tudo e não um pormenor avulso.
  7.  # 7

Colocado por: MMenezesA lei obriga a sala a ter diretamente ventilação/janelas ?

Depende, da área da janela existente, da área do compartimento e do comprimento entre a parede da janela e a parede oposta.

O técnico que ficar encarregue do licenciamento sabe analisar todas estas condicionantes e esclarecer-lhe se é ou não viável a sua pretensão.
    Concordam com este comentário: Varejote
  8.  # 8

será portanto um T0
    terá de cumprir a legislação (são vários regulamentos).
    contacte um arq.º ou gabinete de projetos, que lhe tiram todas as duvidas
    um dos pontos será precisamente terá de ter uma janela para a rua, com area superior a 10% da area da divisão (para ventilação e iluminação natural).
  9.  # 9

rgeu art 71
    a sala tem de ter janela para o exterior, agora se a sala faz um conjunto com a cozinha numa unica divisão, esta apenas tem, em função da área total que cumprir com o art 71. ou seja pelo menos garantir de janela 10% da área da divisão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 10

Colocado por: marco1rgeu art 71
    a sala tem de ter janela para o exterior, agora se a sala faz um conjunto com a cozinha numa unica divisão, esta apenas tem, em função da área total que cumprir com o art 71. ou seja pelo menos garantir de janela 10% da área da divisão.

Obrigado pelos esclarecimentos já foi bastante útil. Ora a area total sala+cozinha em torno de 19m2.
    Tenho uma janela do lado da cozinha em torno de 2m x 2m. A sala ficará do lado oposto à janela , sala num canto, cozinha, e janela.
  11.  # 11

Colocado por: MMenezes

Obrigado pelos esclarecimentos já foi bastante útil. Ora a area total sala+cozinha em torno de 19m2.
    Tenho uma janela do lado da cozinha em torno de 2m x 2m. A sala ficará do lado oposto à janela , sala num canto, cozinha, e janela.

A porta principal fica a meio das duas divisões de frente para a cozinha, nao sei se essa porta que tem imensa luz natural se é tida em conta no cálculo dos 10%
    Concordam com este comentário: Sophie
  12.  # 12

Colocado por: MMenezesOra a area total sala+cozinha em torno de 19m2.

Qual a largura e o comprimento dessa divisão

Colocado por: MMenezesé tida em conta no cálculo dos 10%

Não.
    Portas não são contabilizadas
  13.  # 13

Colocado por: zedasilva
    Qual a largura e o comprimento dessa divisão

Não.
    Portas não são contabilizadas

A divisão sala e cozinha 10 comprimento por 4m largura +-
  14.  # 14

bem isso dá 40 m2 e não 19 m2

veja lá bem isso
  15.  # 15

Colocado por: MMenezesA divisão sala e cozinha 10 comprimento por 4m largura +-

Tem mais do dobro do comprimento em relação à largura.
    Creio que há uma lei qualquer que diz que tem que ter fenestração nos dois topos
  16.  # 16

Colocado por: zedasilva
    Tem mais do dobro do comprimento em relação à largura.
    Creio que há uma lei qualquer que diz que tem que ter fenestração nos dois topos

Sim as janelas terá de ter abertura em cima, no topo. Devo me ter enganado na area mas seria menos de 4m na largura, em torno dos 3m. Teria de confirmar medidas. Só a sala tem 12m2, isso tenho a certeza
  17.  # 17

Colocado por: MMenezesA porta principal fica a meio das duas divisões

Se tem janela apenas num dos lados, isso legalmente é apenas uma divisão, a cozinha. Para ser um T0 tem que ter mais uma sala com janela para o exterior.
  18.  # 18

Colocado por: Pickaxe
    Se tem janela apenas num dos lados, isso legalmente é apenas uma divisão, a cozinha. Para ser um T0 tem que ter mais uma sala com janela para o exterior.

Tem mais janelas. Naquela área é que para ficar t2 só ficaria com uma janela
  19.  # 19

Colocado por: MMenezesNaquela área é que para ficar t2 só ficaria com uma janela
    o melhor que você faz é contratar um profissional..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0201 seg. NEW