Colocado por: marco1quanto mais depressa tiver um advogado a tratar disso melhorAgora é convencer os senhores meus pais que têm de gastar dinheiro se querem defender a posição deles. Como não o consegui fazer, abri o tópico em busca não sei muito bem de que informação que pudesse ajudar.
Colocado por: André CordeiroUm consultor imobiliário que contrata um topografo??
Esta é nova, esses tipos evitam de contratar serviços seja do que for, e sim costumam ser aldabrões.
O topografo apenas mediu o que lhe foi indicado a medir. Os limites da parcela C estavam lá demarcados (marcos, vedações)?
A pouca exactidão a que se refere ate está estipulada por lei, sendo o erro admissível: 10% Urbano e 5% em Rustico.
400 m2 de área a mais não é nada normal.
Ora alguém anda a agir de má fé.
Consulte de novo a caderneta, e não assine nada, vindo desse consultor ou dos novos proprietários
Contrate você mesmo um topografo, e faça levantamento das áreas, para aferir melhor a questão.
E seja rápida e célere.
Colocado por: André CordeiroUm consultor imobiliário que contrata um topografo??Em representação dos compradores (enquanto facilitador do negócio). Não terá sido ele que pagou ao topógrafo, mas estabeleceu os contactos e foi com ele ao local fazer as medições.
Colocado por: André CordeiroOs limites da parcela C estavam lá demarcados (marcos, vedações)?Não existiam marcos físicos, pelo que ele terá medido por onde o mediador disse para medir, e na ausência dos vendedores.
Colocado por: André Cordeiro400 m2 de área a mais não é nada normal.Pelo que eu percebi os meus avós tinham comprado uma parcela, com um aperto de mão, como se fazia naquele tempo, que "Anexaram" ao imóvel C sem que algum dia tenham feito a correção de área. Portanto os vendedores sabiam que a área era substancialmente superior à inscrita na caderneta, e informaram os compradores desse facto (daí ter de se fazer a correção de áreas antes da venda).
Colocado por: André CordeiroConsulte de novo a caderneta, e não assine nada, vindo desse consultor ou dos novos proprietáriosJá é tarde para isso. Sabendo que havia área a corrigir, a minha mãe "assinou de letra" confiando no mediador. Agora a asneira está feita. Foi efectuada a venda do artigo C com uma área que não pode corresponder à realidade, uma vez que está a "roubar área" aos artigos A e B. A questão é se com a caderneta desses artigos, e respetivos projetos de construção, se consegue fazer prova que aquelas faixas de terreno atrás das casas, não pertencem ao artigo C.
Contrate você mesmo um topografo, e faça levantamento das áreas, para aferir melhor a questão.
Colocado por: André Cordeiro"Os limites corretos e acordados na venda são os constantes na situação A."Não existe. Pelo que me contaram os meus pais, foi feita uma reunião no local, entre compradores e vendedores, foram mostrados os limites de acordo com a situação A (nessa altura até espetaram lá umas estacas que ainda se mantêm) e foi acordado um valor.
Se assim fôr, tem que haver um documento escrito que ateste isso.
Colocado por: Ecrecila SeguroVou passar aí por casa, e levo o modelo 1 do IMI para assinar, para entregar nas finanças ainda hoje". Assim fez, e a minha mãe "assinou de letra".
Colocado por: Ecrecila SeguroPenso que ninguém terá agido de má-fé, o agente imobiliário simplesmente foi incompetente,
Colocado por: NostradamusMas o gajo da imobiliária fez os seus pais assinarem o modelo 1 para quem afinal? Esse papel é para ser preenchido pelos donos dos prédios.Em teoria era a minha mãe e os irmãos que estavam a fazer a correção de áreas do imovel C, para o venderem. Mas como os compradores tinham pressa na compra, disponibilizaram-se a pagar a um topógrafo para que a área ficasse correta, sendo que o agende imobiliário iria agilizar a questão.
Os seus pais a preencherem, seria para o lote deles, com um levantamento deles, da área do lote dele.
Colocado por: NostradamusNão tenho qualquer dúvida que o gajo da imobiliária agiu de má fé. Topógrafos no terreno dos outros, pedir aos seus pais para assinar papeis... Acordem.Quando digo que não houve má fé, quero dizer que o agente provavelmente percebeu mal os limites na altura em que acordaram o negócio, e depois limitou-se a indicar as estremas por onde achava que eram. Não quero acreditar que tenha "roubado" área, consciente do que estava a fazer.
Colocado por: NostradamusOs seus pais a preencherem, seria para o lote deles, com um levantamento deles, da área do lote dele.
Colocado por: VarejoteO vendedor enquanto proprietário é que corrigiu as áreas, os compradores não foram metidos ao barulho.Na prática foi isso.
Colocado por: Ecrecila SeguroVou averiguar essa situação da conservatória. Por mim já tinha ido a um advogado há muito. Mas os meus pais também são casmurros, e acham que “podem ir empurrando a situação com a barriga”
Colocado por: VarejoteO consultor imobiliário é que dá orientações ao topografo sobre algo que não conhece.
Colocado por: André CordeiroNos dias que correm nem mesmo as situações se resolvem a bem com provas documentais, e acaba por meter advogados ao barulho, quanto mais de boca ou "eu dou a minha palavra!" - Especialmente de consultores imobiliários.