Estou a remodelar a cozinha e após pesquisar ainda não encontrei nenhuma boa solução para modernizar a faixa de cerâmica que corre todo o comprimento das paredes.
Já vi tintas especificas mas os "desenhos" têm relevo, pelo que visualmente se iria notar sempre. Já vi também quem tenha passado uma chapa de inox em todo o comprimento, mas não adorei o resultado final.
Nos extremos superior/inferior tem relevo também, pelo que cheguei a pensar em arranjar outras cerâmicas da mesma largura e colar diretamente por cima.
O que colocar por cima dessa faixa na minha opinião vai ficar sempre a destoar com o resto da cerâmica pois vai ficar mais saliente. Muito honestamente eu deixava estar como está ou então retirava essa faixa e substituía por outra cerâmica que se enquadrasse sem ficar mais saliente que o resto do revestimento.
A única coisa é que em cima/baixo da faixa tem um detalhe já saliente. Andei a ver cerâmicas de espessura fina e com sorte, ficava ainda dentro destas "riscas" mais salientes...
Uma vez que refere que está a remodelar a cozinha, porque não reveste a cerâmica toda na totalidade? Opte por peças maiores, com textura lisa. Vai trocar os móveis? Pelo menos os puxadores seria algo que eu trocaria.
Microcimento para mim é algo que nunca vou conseguir gostar ou acreditar na solução. Mas existem outro tipo de massas que tem aderência em cima de cerâmica, não são é propriamente baratas.
Honestamente, creio que tentar remodelar apenas essa faixa de cerâmica vai sempre dar 'borrada'.
Nunca vai conseguir dar a ideia de que as coisas eram assim 'de origem', vai sempre parecer que foi algo tapado/acrescentado, e pessoalmente não gosto desse efeito...
Julgo que isto será a única forma de conseguir um resultado em condições:
Colocado por: Vítor Magalhãesretirava essa faixa e substituía por outra cerâmica que se enquadrasse sem ficar mais saliente que o resto do revestimento
É chatinho de se fazer, é preciso cuidado para não danificar a restante cerâmica, mas faz-se. Ao retirar essa faixa, fica com liberdade para aplicar o que quiser.
Tendo em conta que tem aqueles frisos já salientes, se calhar uma opção tipo Kerlite, consegue colocar um novo elemento ao mesmo nível que esses frisos..
Acho que nao vai ficar nada de jeito colar algo por cima da zona das frutas. porque os frisos sao meio arredondados. e depois vai ficar a ver uma junta enorme / cimento cola. Acho que a solução tem de passar por remover toda essa faixa e instalar algo novo .
Já remodelei uma cozinha (air bnb) com uma faixa dessas, foi tudo pintado, azulejos e faixa… nota-se o relevo, não está perfeito mas ficou melhor. 😉 e desde 2019, ainda está impecável.