Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva
    Cumprimentos a todos.
    Sou novo aqui, mas visito regularmente o fórum e gostaria da vossa opinião.
    Estou a pensar construir uma moradia unifamiliar de um piso, com uma arquitectura tradicional portuguesa.
    As paredes serão de tijolo térmico + Etics e a cobertura de 2 águas com telha lusa e beirado à portuguesa.
    O vão do teto terá cerca de 5m em toda a casa.(anexo um esboço)
    A minha dúvida é qual será a melhor forma de executar e isolar termica e acusticamente a cobertura.
    Com a permissa custo/benefício em primeiro lugar mas tb com uma sensibilidade ecológica presente qual será a melhor forma de o fazer?

Obrigado
    Alexandre Vieira
      20240926_091739.jpg
  2.  # 2

É um assunto a discutir com os autores dos projetos.
  3.  # 3

O "autor" do projeto sou eu...
  4.  # 4

Colocado por: Alexandre VieiraO "autor" do projeto sou eu...

Subentende-se então que é arquiteto.
    Deve contactar a sua equipa de espacialidades, nomeadamente o técnico da térmica
  5.  # 5

O "autor" do projeto sou eu...
  6.  # 6

Agradeço a rápida contribuição do Pedro Barradas e do Zedasilva, mas esclareço que a minha questão não é saber a quem me devo dirigir para ouvir uma opinião ou partilhar experiências.
    O motivo pelo qual recorri a este fórum foi a espetativa de que os seus membros pudessem partilhar a sua opinião/experiência.
    É para isso que os fóruns servem,não?
    Bem haja
  7.  # 7

Não há receitas, depende de diversos fatores que serão adequados a cada projeto, localização e técnicas construtivas a utilizar.
    A função dos projetistas que irá contratar é tb a de explicar e adequar uma solução para o caso.
    Tudo o mais, pelo menos para mim, não é relevante. Há muitas variantes.
  8.  # 8

Colocado por: Alexandre Vieirafoi a espetativa de que os seus membros pudessem partilhar a sua opinião/experiência.

Cada caso é um caso.
    Condicionantes tão dispares como o orçamento ou o local da obra podem fazer toda a diferença.

Colocado por: Alexandre VieiraÉ para isso que os fóruns servem,não?

Infelizmente cada vez mais ou pessoal está a encarar esta chafarica como um local para obter soluções e opiniões técnica a custo zero.
  9.  # 9

se é a autora do projecto não sabe qual a melhor solução para o sistema construtivo que pretende?
  10.  # 10

Além do resto, na minha terra é boa educação dar antes de esperar receber. Se calhar se o Alexandre passar uns meses a ajudar outras pessoas com a sua experiência, talvez encontre o forum mais receptivo a ajudá-lo de volta.
  11.  # 11

eu faria o isolamento térmico em duas camadas.
    uma por baixo da laje, sobre tecto falso
    e outra por cima da laje.
    desta forma a camada superior compensa as descontinuidades que vai ter devido as paredes divisorias.
    e a camada inferior compensa as descontinuidades devido as paredes dos Rincões.

aqui o mais importante é a forma de aplicação. o mais continua possivel, sem juntas, bem encostadas umas as outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Vieira
  12.  # 12

Viva Fernando

A sua sugestão pressupõe que levaria uma lage de teto com vigas pré esforçadas e abobadilhas,certo?
    Como suportaria as telhas?
    Vigas e vigotas pré esforçadas?
    Obrigado
  13.  # 13

Colocado por: Alexandre VieiraViva Fernando

A sua sugestão pressupõe que levaria uma lage de teto com vigas pré esforçadas e abobadilhas,certo?
    Como suportaria as telhas?
    Vigas e vigotas pré esforçadas?
    Obrigado

Vai ter sótão acessível e utilizável?
  14.  # 14

Pelo esquema do seu "corte", o tecto dos compartimentos são a cobertura. Eu faria estrutura em madeira.

...Como já se percebeu... há tantas hipóteses.. e não existe um projeto, não existe conceito... É prematuro nesta fase discutir tecnicas construtivas. Arranje uma equipa de projeto.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  15.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasPelo esquema do seu "corte", o tecto dos compartimentos são a cobertura.

pois , não tinha visto esse pormenor

nesse caso faz sentido dar continuidade ao isolamento pelo exterior.
  16.  # 16

O projeto encontra-se em fase de "construção", com a planta já decidida, desenhada à escala em papel quadriculado, tal como fiz há 27 anos aquando da construção da minha casa.
    Na altura, fui eu quem fiz a planta, desenhei todas as cantarias, desenhei os alçados, desenhei a cimalha( cujo molde foi feito em chapa - na altura já existiam moldes em eps mas não com o desenho e proporções que eu queria), desenhei as cantarias das lareiras, previ a edificação das vigas e pilares de forma a aproveitar todo o espaço da melhor forma,etc.
    Enfim, posso dizer que fui o "responsável" por todas as especialidades.
    Quando abordei o engenheiro técnico, acho que era assim que se chamava, para me dar um orçamento para a execução projeto já levava "tudo" desenhado à escala em papel quadriculado.
    Depois, durante a construção tb fiz muitas coisas com as próprias mãos: abertura de roços, construção de paredes de pedra, montagem dos sanitários, pintura, etc, etc.
    É de forma semelhante que pretendo fazer agora.
    Ah, a piscina construída há 2 anos tb é da minha"autoria".
    Voltando ao que aqui me trouxe - há 27 anos as opções para realizar a cobertura era pucas e escolha foi fácil.
    Optei por uma estrutura de vigas pré esforçadas e telha por cima tendo colocado 5cm de xps sobre a placa do teto.
    Não estou arrependido.
    Tem funcionado bem apesar da amplitude térmica aqui ir dos -5 as quse 40°.
    As telhas ainda são as mesmas!
    Tenho aquecimento central com um fogão a lenha e radiadores.
    No Verão faço gestão da temperatura abrindo as janelas à noite e fechando td durante o dia.
    Até não senti necessidade de ar condicionado.
    Foi por atualmente existirem milhentas soluções muito mais eficientes, que eu não domino, que resolvi solicitar as vossas opiniões, pelo que agradeço desde já aqueles, que sem querem nada em troca, se dispuseram a partilhar a sua opinião/experiência.
    Bem haja
  17.  # 17

Neste projecto não pretendo aproveitar o sótão - o espaço resulta diminuto.
    Obg
  18.  # 18

Assim que der coloco foto da minha casa.
    Não estou a conseguir?!!
    Aparece uma mensagem a dizer que não estou autorizado a colocar?!!
    Ontem coloquei na boa!
  19.  # 19

Colocado por: Alexandre VieiraNeste projecto não pretendo aproveitar o sótão - o espaço resulta diminuto.
    Obg

Mas vai ter laje de esteira ou será como aparenta ser no corte que publicou acima?
  20.  # 20

Colocado por: Alexandre VieiraBem haja

Boa sorte..
    Vai ter de arranjar um "riscador". É pena.

0.0197 seg. NEW