Estou em fase, ainda que prematura, de preparar o futuro. Uma vez que um familiar tem (que irá agravar) problemas de locomoção, terei obrigatoriamente de fazer obras em casa.
A curto prazo, gostaria de remodelar o piso superior.
De acordo com a imagem, gostaria de eliminar paredes da cozinha e sala para criar um open space, uma vez que o corredor serve apenas para a salamandra a pellets direcionar o calor pelas divisões da casa. Existe uma porta de entrada no lugar da salamandra, que, das duas que existem, gostaria de eliminar uma delas.
Existe muito espaço, mas torna-se pequena com tanta porta e divisões, visualmente não é agradável e com o passar dos anos, já cansa.
Há questões sobre os quartos, ainda não foi discutido a 100%, mas uma vez que irei criar condições no piso térreo. Não vejo a necessidade de ter 3 quartos pequenos, podendo (sendo possível mexer na estrutura) aumentar os 2 que estão nas extremas ou uma solução mais viável/vantajosa. A despensa mesmo sendo pequena, tem-se revelado útil.
A barra amarela representa uma mestra, confesso que não sei como trabalham as vigas no andar superior. No piso térreo assentam todas na parede divisória, está tudo à vista, tudo em bruto inclusive o chão (terra).
O piso térreo, atualmente, serve para arrumos, garagem, lavandaria.
Qualquer conselho/opinião é bem vinda. Para já, não passa de um esboço, mas gostaria de ter umas luzes daquilo que posso ou não executar.
antes de pensar nos bonecos, tem de saber se é possível demolir as paredes. contacte um gabinete de projectos para uma avaliação técnica do espaço e com eles elaborar um projeto.