Iniciar sessão ou registar-se
    • Cmtbc
    • 26 setembro 2024 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais, quero desde já pedir desculpa se existirem outros tópicos abertos sobre o mesmo tema. No entanto, fiz uma pesquisa e confesso que não encontrei nenhum semelhante e recente. Aproveito também para referir que não tenho muito conhecimento sobre o assunto (apenas o que tenho andado a ler) pelo que peço desde já desculpa se disser algo incorreto.

    Estamos a ponderar comprar uma moradia que vai iniciar construção em breve e pretendemos recorrer a crédito bancário para o efeito. O valor de projetos/licenças/etc estão incluídos no preço final. Temos um arquiteto que irá acompanhar a obra em nossa representação.

    Inicialmente, pensámos recorrer a um crédito à habitação destinado a construção, sendo que o banco iria libertando as tranches no decorrer da obra. Ao enviar a documentação necessária para análise da viabilidade financeira, foi-nos solicitado o valor do terreno em questão.

    Ao questionar o agente imobiliário, ficámos a saber que se trata de uma situação diferente, em que o construtor comprou um lote inteiro e irá construir 3 moradias, sendo que a escritura será realizada apenas na fase final da obra (quando as fundações estiverem concluídas).

    Ou seja, de acordo com o explicado, inicialmente teríamos de pagar o sinal de 10% para o construtor dar início à obra. Esse valor estaria refletido no CPCV. O agente imobiliário referiu que o construtor só necessitaria de nova "tranche" após as fundações terminadas, ou seja, no momento em que o crédito é solicitado/ aprovado.

    As nossas dúvidas são as seguintes:

    (1) Estas situações são comuns?
    (2) Um construtor consegue mesmo ter as fundações prontas com 10% do valor de venda?

    Estamos a pensar que a meio do processo nos vão solicitar mais dinheiro e o receio é que estes pagamentos não vão constar do CPCV e isso deixa-nos reticentes.

    Outra questão passa por: imaginemos que de facto efetuamos o pagamento do sinal de 10% para uma moradia de 350.000 e que não temos de pagar mais nada até ao ato de solicitação de crédito.

    Ao solicitar crédito, o banco também nos irá pedir uma entrada de 10%. Neste caso, os 10% incidem sobre os 350.000 ou sobre os 315.000 (350.000-35.000)? Eu sei que o valor do empréstimo irá depender do valor da avaliação, mas a dúvida é mesmo "onde irão parar" os 10% que pagámos ao construtor inicialmente.

    Desde já muito obrigada a quem responda.
    Cumprimentos
  1.  # 2

    O banco não pede 10% a ninguém, financia até 90% do valor total.
  2.  # 3

    E neste caso o banco emprestará o dinheiro para o empreiteiro fazer a obra no terreno dele que não é de quem fez o emprestimo??
  3.  # 4

    Colocado por: CmtbcBoa tarde,
    Ao questionar o agente imobiliário, ficámos a saber que se trata de uma situação diferente, em que o construtor comprou um lote inteiro e irá construir 3 moradias, sendo que a escritura será realizada apenas na fase final da obra (quando as fundações estiverem concluídas).


    Explique melhor está parte.

    1.º pra avançar desta forma tem que ser crédito à construção;
    2.º o banco não faz o financiamento se o lote não estiver em seu nome;
    3.º fase final da obra = fundações concluídas?
    4.º não se meta nisso. Não dessa forma..
  4.  # 5

    Isto é vai aí uma grande confusão.
    Existem duas soluções:
    1 - É proprietária de um terreno, manda executar um projeto, contrata um empreiteiro, e pede dinheiro ao banco para a construção.
    2 - Compra uma moradia em projeto, neste caso o terreno é do construtor, ele é que tem que pedir dinheiro ao banco para a construção, e Cmtbc e o construtor assinam um contrato promessa de compra e venda, e paga um sinal, e depois durante a construção poderá pagar reforços de sinal, mas o total a pagar antes da escritura, nunca deverá ser mais de cerca de 30% do valor da venda.
    Concordam com este comentário: humarkx, metRo_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, Dias12
  5.  # 6

    Tem tudo para correr mal.

    Vai financiar uma obra que não é sua.

    Ou o lote e adjudica a obra.

    Ou faz o CPCV, com o respetivo sinal e na escritura paga o restante.
  6.  # 7

    Pelo que percebo, fazem escritura de compra de terreno, após conclusão das fundações.
    Após isso é o promotor o empreiteiro, o financiamento será crédito à construção.
  7.  # 8

    Colocado por: CmtbcAo questionar o agente imobiliário, ficámos a saber que se trata de uma situação diferente, em que o construtor comprou um lote inteiro e irá construir 3 moradias, sendo que a escritura será realizada apenas na fase final da obra (quando as fundações estiverem concluídas).


    Cmtbc faz muita diferença fazer a escritura com a obra concluída ou quando as fundações estiverem concluídas, informe-se sobre em qual destas fases é realmente feita a escritura.

    Colocado por: CmtbcOu seja, de acordo com o explicado, inicialmente teríamos de pagar o sinal de 10% para o construtor dar início à obra. Esse valor estaria refletido no CPCV. O agente imobiliário referiu que o construtor só necessitaria de nova "tranche" após as fundações terminadas, ou seja, no momento em que o crédito é solicitado/ aprovado


    Você paga 10% então como sinal, depois é necessária nova tranche após as fundações? Falta saber se essa(s) tranche(s) são pagas antes ou após a escritura do terreno...

    Tenha muito cuidado com valores adiantados numa fase tão precoce do processo de construção. O CPCV vale o que vale, o que realmente importa é fazer a escritura de compra do terreno e a obra prosseguir nessa condição.
  8.  # 9

    Filipe e paga o terreno nesse momento?
    Concordam com este comentário: NTORION
  9.  # 10

    Colocado por: marco1Filipe e paga o terreno nesse momento?



    Marco1,

    Como o colega NTORION disse num post anterior, parece-me que o Cmtbc tem duas opções que são:
    1. Compra o lote e adjudica a obra ao empreiteiro a quem a comprou.
    2. Ou faz o CPCV, com o respetivo sinal (10%) e na escritura paga o restante.

    A opção 1 representa um risco baixo de sair prejudicado, a menos que adiante muito dinheiro ao empreiteiro comparativamente ao executado.

    A opção 2 o Cmtbc está a assumir o risco de vir, ou não, a ver a sua casa ser finalizada (e perder todo o dinheiro adiantado). Segundo sei, que em caso de insolvência de um empreiteiro os credores prioritários a serem ressarcidos são:
    1. Trabalhadores
    2. Finanças e SS (representadas pelo Ministério Publico)
    3. Entidades Bancárias
    4. Restantes Credores (onde se encontra o Cmtbc)

    Se interpretei bem esta noticia, parece que recentemente foi atualizada uma lei que clarifica ainda mais a prioridade das entidades bancária sobre o comprador da casa.

    Link: https://eco.sapo.pt/2024/08/02/governo-acaba-com-primazia-total-do-comprador-de-casa-sobre-a-banca-quando-construtor-entra-em-insolvencia/

    Sei que esta abordagem é pessimista, mas nunca é demais avisar as pessoas sobre isto. Pelo menos sabem o risco que estão a correr.
  10.  # 11

    Uma tragédia anunciada, um desastre à espera de acontecer. É realmente uma moda em voga, os construtores financiarem-se através dos potenciais compradores e sem qualquer risco. Longe vão os tempos em que tinham de ter saúde financeira para poderem alavancar os seus projectos.

    Dos vários casos que conheço neste esquema, nenhum deles terminou bem.
  11.  # 12

    Colocado por: ricardomcmUma tragédia anunciada, um desastre à espera de acontecer. É realmente uma moda em voga, os construtores financiarem-se através dos potenciais compradores e sem qualquer risco. Longe vão os tempos em que tinham de ter saúde financeira para poderem alavancar os seus projectos.

    Dos vários casos que conheço neste esquema, nenhum deles terminou bem.


    Não exagere..

    Já construí um imóvel assim..

    O único senão foi que quando me apercebi, não tinha praticamente facturas.. quando vendi.. foi um caus com as mais valias..
  12.  # 13

    Colocado por: Bragas VNão exagere..


    Não teve problemas com o construtor?
  13.  # 14

    Zero..

    Como disse, só tive stresses com a faturação..
 
0.0177 seg. NEW