Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Comprei o interruptor abaixo, como objetivo de ligar e desligar duas luzes (não em escada). Fui informado que deveria ligar os pontos 1 e 2 na esquerda com um pedaço de fio, que já fiz.
    O que consegui foi que ambas as luzes se ligassem com o mesmo botão :)

Alguém sabe qual é a configuração correta dos 6 fios?

Obrigado!
      EPH0600161_IOP-DefBack_web.JPG
  2.  # 2

Deduzo que tem 3 fios a chegar ao interuptor um que é a fase e dois que sao os que vão para as lampadas.

A fase tem de ligar ao L1. Do L1 depois liga com um bocadinho de cabo ao L2.

Os outros 2 cabos liga separados nos dois pontos quem tem o numero 1.
    Isso devera permitir controlar as duas lampadas de forma isolada.

Mas pode ser que os interruptores fiquem alternados. ou seja para desligar um esta para cima e o outro para baixo.

Se isso acontecer troque um dos cabos que esta ligado ao 1 para o 2 que esta por cima desse.
  3.  # 3

Obrigado, tenho 6 fios: 3 fases e 3 neutros. Não sei também onde ligar os neutros.
  4.  # 4

Os neutro une com um wago (confirme que são mesmo neutros)
    Com um busca pólo ou semelhante encontre o fio com corrente. Ligue no L1. Com uma ponta de fio ligue o L1 ao L2.
    Ligue os outros 2 fios de fase a cada "1". Confirmar que as teclas estão na mesma posição
  5.  # 5

Olhando para a imagem que colocou, diria que se trata de um comutador de escada duplo.

Para o que pretende, penso que as fases ligam nos L1 e L2 e depois pode ligar o número 1 de cada um dos lados a cada lâmpada.

Os neutros vão diretamente as lâmpadas, não passam pelo interruptor.

Penso ser isso....
  6.  # 6

Colocado por: rfreixialObrigado, tenho 6 fios: 3 fases e 3 neutros. Não sei também onde ligar os neutros.

isso ja nao faz sentido.
    se tem 6 fios para 2 lampadas esta qq coisa a mais no sitio onde esse interruptor esta.

tem de estar a passar ai algum outro circuito.
    e nao faz sentido estarem a passar neutros no sitio onde instalaram o interruptor.

Por isso cuidado com o que vai andar a ligar. tem de saber a funçao de cada cabo antes de experimentar fazer ligacoes dos cabos que pensa serem os neutros.
  7.  # 7

Tenho certeza que cada lâmpada tem uma fase e um neutro, pois vejo os fios a sair de cada orifício. Eles chegam ao interruptor, 2 fios para cada lâmpada, e mais os 2 fios que chegam do disjuntor. Por isso tenho 6 fios, 3 pretos 3 azuis

(Não sei porquê mas o site não me deixa adicionar fotos do meu telefone, dá erro)
  8.  # 8

Colocado por: rfreixial
    (Não sei porquê mas o site não me deixa adicionar fotos do meu telefone, dá erro)

Provavelmente fotos com demasiados mb. Ponha no ecrã do tlm e faça 1 printscreen. Essa já fica bem mais pequena e já consegue pôr aqui.
  9.  # 9

Colocado por: rfreixialtenho 6 fios: 3 fases e 3 neutros

Só tem uma fase, e é essa que tem de identificar. Se não sabe qual é por falta de identificação, terá de descobrir com um busca-pólos ou multímetro (ou andar a jogar na lotaria até acertar).
    Tem fios azuis porque possivelmente não tem caixas de derivação. Já não se usa porque hoje em dia é inestético, e então favorece-se a estética à funcionalidade, vá-se lá entender.
    E tem 3 fios pretos porque os profissionais de agora não perdem tempo com as "paneleirices" que é fazer o serviço bem feito, utilizando fios castanhos do comutador aos pontos de luz, que indica um condutor que pode ou não estar ativo.
    Ou seja, deveria ter 1 fio preto de entrada de fase, e 2 fios castanhos que seguiriam para os pontos de luz. Como são todos pretos, tem de andar à procura do correto, quando deveria ser imediatamente identificável.

Adiante... sobre a ligação no comutador, siga as instruções do Piafinho (e do manelvc):
    Colocado por: PiafinhoDeduzo que tem 3 fios a chegar ao interuptor um que é a fase e dois que sao os que vão para as lampadas.

A fase tem de ligar ao L1. Do L1 depois liga com um bocadinho de cabo ao L2.

Os outros 2 cabos liga separados nos dois pontos quem tem o numero 1.
    Isso devera permitir controlar as duas lampadas de forma isolada.

Mas pode ser que os interruptores fiquem alternados. ou seja para desligar um esta para cima e o outro para baixo.

Se isso acontecer troque um dos cabos que esta ligado ao 1 para o 2 que esta por cima desse.

Sobre o neutro (fios azuis), siga as instruções do manelvc:
    Colocado por: manelvcOs neutro une com um wago (confirme que são mesmo neutros)

Ou seja, os azuis (neutros) une todos, e nada têm a ver com o comutador.
  10.  # 10

Obrigado a todos, resolvi com o wago e tudo funciona bem agora.
    Era importante para mim porque queria aprender, e agora sei como fazer os próximos.

Bom fim de semana a todos

0.0163 seg. NEW