Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Antes de mais agradeço a quem teve a feliz idéia de criar este fórum. Tem sido de grande utilidade para aprender sobre o imobiliário, que acaba por ser uma disciplina abrangente, complexa e fundamental.

Quero colocar uma dúvida sobre um projeto em construção que estou a considerar adquirir. Trata-se de um T1, com uma parede curva. Uma novidade para mim, que já vivi ou convivi em vários imóveis, mas nunca neste formato. Faz-me alguma confusão e gostava de ouvir um comentário sobre as potenciais desvantagens - parece óbvio em termos de aproveitamento do espaço, mobília e decoração. Mas se haverá alguma vantagem, nem que seja do ponto de vista estético.

Deixo uma imagem da planta em anexo.

Obrigado desde já.
      Planta.png
  2.  # 2

Bom dia,

Colocado por: jpimentadesvantagens - parece óbvio em termos de aproveitamento do espaço, mobília e decoração

Correto.

Colocado por: jpimentaMas se haverá alguma vantagem

Nenhuma.

Colocado por: jpimentanem que seja do ponto de vista estético

Nem do ponto de vista estético. Quem projetou isso estava a pensar no aspeto geral do edifício como uma todo, do ponto de vista exterior (e eventualmente, o que duvido, na forma como se integra com o restante ambiente urbano). As necessidades práticas e experiencia de utilização dos moradores ficou para segundo plano.
    Para aqueles que compram e e não querem assumir que fizeram uma má escolha, sempre vão dizendo que acham super original e tal...
    Mas, no final é sempre uma casa e para quem precisa, se o preço for bom, é uma opção válida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nunosoares, jpimenta
  3.  # 3

muito sinceramente não estou a ver qual o problema, analisando bem não estou a ver onde a parede curva possa limitar seja o que for.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Joao Dias, OliveiroS/N, desofiapedro
  4.  # 4

A parede curva já está discutida mas não consigo deixar de comentar: que bela porcaria de planta. A varanda é um desperdício completo excepto para os dois fumadores da praxe se irem segregar numa festa. A casa de banho consegue ter uma área grande e ser apertada ao mesmo tempo. A sala é enorme sem ter um mínimo hall de entrada que ajude com a transição exterior/interior. A curvatura lixa completamente o quarto. Etc etc etc.

A não ser que seja muito barato, eu fugia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jpimenta
  5.  # 5

lixa o quarto na sua perspetiva e estilo de decoração.
    a varanda permite que a sala tenha toda aquele envidraçado e manter depois com as janelas da varanda algum controle de privacidade e climatérico.
    a casa é mini mas é o que é e para alem de ter a parede curva o layout é o mais básico sem complicações. não é claro para todos os estilos de vida.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
  6.  # 6

Eu também concordo com o Marco1.
    Para mim uma varanda é sempre uma feature interessante. E local que pode ser aprazível, aproveitado para melhorar as vistas da zona social.
    Aqui em casa, temos a varanda da sala cheia de plantas...
      Captura de ecrã 2024-09-28 130212_1.png
  7.  # 7

Não penso tanto em estilo como em aproveitamento de áreas e no viver dos espaços. Uma varanda em que nem cabe uma mesa serve para quê? Um quarto em que só se consegue andar por um lado da cama? Isto numa casa relativamente grande! Tanta oportunidade desperdiçada.
  8.  # 8

aquela varanda não é para meter mesa, é para a sala ter todo aquele envidraçado e ter depois a parede da fachada a proteger, acho que dá para entender com boa vontade.
    o quarto tem o roupeiro e pode ter mesa de cabeceira e ainda uma bancada tanto em frente á cama assim como na parede curva a acompanhar a curva.
    quanto ao hall dá para ter ali um ou dois modulos ou biombo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
  9.  # 9

Colocado por: jpimentaTrata-se de um T1

Isso é um T0
  10.  # 10

é um T1 :)
    as kichenetes são permitidas e a soma da sala mais cozinha são 28 m2 o que ultrapassa os 16 m2 exigidos para a soma da sala e cozinha no Rgeu
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 11

Colocado por: marco1é um T1 :)
    as kichenetes são permitidas e a soma da sala mais cozinha são 28 m2 o que ultrapassa os 16 m2 exigidos para a soma da sala e cozinha no Rgeu

Um T1, tem que ter uma sala, uma cozinha e um quarto, todos com janela para o exterior, e eu não vejo isso nesta planta, acho que é isto que os técnicos municipais aqui da chafarica interpretam.
  12.  # 12

Colocado por: Pickaxeas kichenetes são permitidas

quais técnicos ? :)
  13.  # 13

Colocado por: marco1quais técnicos ? :)

Os engenheiros e arquitetos que trabalham na câmara.
  14.  # 14

tirado do DL n.º 10/2024, de 08 de Janeiro
    iii) viabiliza-se a utilização de soluções para cozinhas como kitchenettes ou cozinhas walk through. Ao mesmo tempo, revogam-se várias normas do RGEU que já se encontram reguladas de forma mais completa noutros diplomas ou que não se conformam com as medidas de simplificação que agora são adotadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pickaxe
  15.  # 15

Colocado por: marco1tirado do DL n.º 10/2024, de 08 de Janeiro
    iii) viabiliza-se a utilização de soluções para cozinhas como kitchenettes ou cozinhas walk through. Ao mesmo tempo, revogam-se várias normas do RGEU que já se encontram reguladas de forma mais completa noutros diplomas ou que não se conformam com as medidas de simplificação que agora são adotadas.

Eu li isso na altura em que saiu, mas já não me lembrava.

0.0174 seg. NEW