Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites, precisava de opiniões sobre uma questão.
    Comprei recentemente uma casa antiga sem licença de habitação (possui um anexo no quintal) com o novo modelo simplex, a casa era um pouco baixa na parte de trás então decidi subir a empena do telhado uma vez que as casas dos vizinhos eram mais altas que a minha, para tentar economizar em tempo e dinheiro não tirei qualquer licença na câmara apenas informei os vizinhos. Ao destelhar o telhado para levantar as paredes laterais para assentar as vigas deparei-me com a falta de parede num dos lados, informei a vizinha que ia fazer uns furos na parede supostamente meias (a minha viga antiga já estava nessa parede) na qual o marido concordou. Uma semana depois de já ter as vigas metidas na parede a mulher do vizinho disse que não queria as vigas metidas na parede e que ia falar com um advogado, entramos em acordo em cortar as vigas que entravam na parede e colocar uma viga a suportar as outras. A viga foi colocada e o telhado já esta metido, ela agora diz que queria ver antes de o telhado estar metido e que vai fazer queixa a câmara, o que posso esperar deste elei-o todo?
      IMG_0258.JPEG
  2.  # 2

O que pode esperar é ter que pagar uma multa, e ter que licenciar...ou demolir.

Se ainda não foi feita a denúncia, procure saber se esse vizinho não tem também alguma obra ilegal, e use isso em sua defesa alegando que vai denunciá-lo também. Não vejo outra safa...
    • ypt
    • 29 setembro 2024 editado

# 3

Não seria mais fácil levantar a parede do seu lado e trabalhar tudo "dentro dos seus limites"?

Furar a parede do vizinho para colocar as vigas (quando existe alternativa) já estava errado.

Se a vizinha quer certificar se foi feito conforme acordaram, é só levantar algumas telhas nessa zona e comprovar que efectivamente o acordo foi cumprido.

Se está em obras, aproveite e faça logo como deve ser, até para evitar futuros problemas...

Das piores dores de cabeça (para todos) é ter guerras com vizinhos...

(Isto se efectivamente essa parede for do vizinho).
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 4

Colocado por: ypt(Isto se efectivamente essa parede for do vizinho).

se do antecedente já lá estava viga, eu ia por aí.
  4.  # 5

Colocado por: yptNão seria mais fácil levantar a parede do seu lado e trabalhar tudo "dentro dos seus limites"?

Furar a parede do vizinho para colocar as vigas (quando existe alternativa) já estava errado.

Se a vizinha quer certificar se foi feito conforme acordaram, é só levantar algumas telhas nessa zona e comprovar que efectivamente o acordo foi cumprido.

Se está em obras, aproveite e faça logo como deve ser, até para evitar futuros problemas...

Das piores dores de cabeça (para todos) é ter guerras com vizinhos...

(Isto se efectivamente essa parede for do vizinho).
    Tinha de levantar uma parede no comprimento da casa do chão até a altura do telhado… Se a parede é dela a minha casa não tem parede?
  5.  # 6

Colocado por: Joana125Tinha de levantar uma parede no comprimento da casa do chão até a altura do telhado… Se a parede é dela a minha casa não tem parede?
    as paredes são comuns ou seja "metade da largura" da parede é sua e a outra "metade" dos vizinhos.
    evidentemente que as vigas têm de ser apoiadas nas laterais.

ps: a vizinha somente encontrou alguém que lhe dá atenção,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • tc82
    • 29 setembro 2024

# 7

Se a parede é dos dois como é que elevou o telhado?
  6.  # 8

Colocado por: tc82Se a parede é dos dois como é que elevou o telhado?
    Só naquele lado é que tenho parede meias, as vigas entraram 7cm na parede inicialmente. São casas antigas têm paredes de 60cm em pedra… de resto tudo a volta consegui levantar na minha metade da parede pois as casas dos vizinhos só estavam a ocupar a metade deles
  7.  # 9

Colocado por: Joana125tenho parede meias

Paredes meeiras, é muito usual e legal, a parede pertence aos 2 proprietários. Só tem que confirmar que se trata de uma parede meeira.
  8.  # 10

Colocado por: Pickaxe
    Paredes meeiras, é muito usual e legal, a parede pertence aos 2 proprietários. Só tem que confirmar que se trata de uma parede meeira.
    Sabe-me dizer onde posso consultar esse tipo de informação?
  9.  # 11

Colocado por: Joana125Sabe-me dizer onde posso consultar esse tipo de informação?

No google.
  10.  # 12

Meta uma foto do exterior da parede onde ambas as fachadas se encontram. E se quiser uma imagem do google maps com vista de satélite com as delimitações dos telhados.

Anda por ai muita gente a achar que tem parede meeira e no final não tem. Eu por exemplo tenho um vizinho engraçado que acha que possui 50% de uma parede de uma ruína, quando a construção dele é muito posterior e nem se encontra alinhada nem na fachada nem nas águas do telhado.

Se calhar o antigo proprietário da sua casa, fez um acordo de cavalheiros com o antigo vizinho, que permitiu usar a parede dele para colocar as vigas originais do telhado - uma vez que o seu telhado era o mais baixo.
    Mas hoje como você subiu o seu telhado, alterou as condições iniciais, é bem possivel que seja agora da sua responsabilidade fazer um muro no seu lado.

Resumidamente, aqui na internet é complicado ver se realmente são paredes meeiras ou até quem é o proprietário.
  11.  # 13

já começou mal fazendo obras ilegais. o que dá legitimidade a todas as queixas da vizinha. o que vai levar a que vai gastar a dobrar o que diz ter poupado em licenças caso se verifique ter de alterar a obra para repor a legalidade.

no entanto, sendo a parede dos dois podia perfeitamente der apoiado a viga na parede.

porque diabo acham as pessoas que poupam o que for em fazer obras ilegais? é por se a jeito para todo tipo de problemas.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio

0.0178 seg. NEW