Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Vivo num prédio com cerca de 30 anos. Tenho dois quartos com uma parede para a fachada indicada na foto (com a seta), as quais apresentam um grau elevado de humidade, por vezes até escorrimentos.
    Este facto deve-se também porque à cerca de 4 anos fiz obras no meu apartamento e substitui as janelas (de aluminio com vidro simples e sem qualquer isolamento) por caixilharia em alúminio, vidro duplo e isolamento térmico, que originou o aparcimento de condensação.
    Dado que sou também o administrador do condomínio e este reclama (e com razão) a pintura do prédio, pergunto se é possivel aplicar isolamento térmico pelo exterior (ETICS, Cappoto) apenas na fachada indicada na foto (seta)? Como fazer o remate com as restantes onde existem varandas?
    Caso aplique este tipo de isolamento, pode ser pintado? Que tipo de tinta?

    Agradeço a informação dispensada

    Miguel Pereira
      Sem título.JPG
  2.  # 2

    se se trata de humidade não precisa de etics, precisa é de um tinta membrana, de uma outra tinta impermeabilizante, ou um flintkote, ou mesmo telas. pode escolher entre estas opções.
  3.  # 3

    Eu também acho melhor repintura com membrana.Tela também serve,mas o parede vai ficar menos estético.Aplicação de isolamento térmico leva no final um acabamento decorativo,não precisa de ser ainda pintado.
    O processo de aplicação de isolamento térmico requer outro trabalho,claro que o orçamento fica muito mais elevado.
  4.  # 4

    [pub]meu amigo,penso que o srº ainda não conhece mas eu trabalho com uma tinta que lhe dará muito jeito.
    tintex-lix---- uma tinta á base de titânio e Impermeabiliza toda a área que pintada,mas têm uma coisa a favor
    do srº (é que não deixa passar a água para o interior da casa e ao mesmo tempo deixa que todas as húmidades que têm nas
    paredes interiores respirem para o exterior)
    aqui vaio o meu site e mail para que possa conferir.
    www.marizquimica.com
    [email protected]

    obrigada[/pub]
    • vmgl
    • 14 março 2010 editado

     # 5

    Desculpe não concordar com nenhuma das afirmações aqui efectuadas pelo principio básico que se o Miguel Pereira tem condensação de humidade no interior não é simplesmente porque estas paredes apanham a humidade do exterior (até porque possivelmente as paredes são duplas e com caixa de ar no interior) Os fungos devem-se sim a pouca renovação de ar no interior do apartamento e os escorrimentos nas paredes ao facto das paredes serem friáveis. Pintar com membranas só irá acentuar este facto uma vez que as paredes deixam de "respirar" (não me convençam com membranas macro-porosas...) o efeito é o mesmo que colocar um saco plástico na cabeça e fecha-lo em torno do pescoço...

    O Isolamento Térmico pelo exterior (vulgo ITE) dessa fachada pelo exterior é a meu ver um boa e mais adequada solução pois vai permitir a todo o edifício nessa fachada manter uma temperatura mais constante nessas paredes e consequentemente no interior dos apartamentos mantendo uma maior constância térmica no interior.
    Entre o sistema de ITE e a pintura de membrana a diferença de preço não é assim tantae estará sujeito ao aparecimento das eventuais "bolsas" que aparecem nas membranas pela existencia de humidade no interior do reboco.
    Falamos no caso de ITE de um custo de 30 € m2 (sistema completo).
    Quanto aos acabamentos decorativos existem soluções em que os barramentos decorativos utilizados já são afinados segundo código NCS conforme as tintas vulgares e têm o aspecto final de um vulgar reboco.


    Uma sugestão que deixo aqui é que devemos todos evoluir e deixar de viver na idade da pedra da construção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  5.  # 6

    pois meu amigo,penso que o senhor fala com todo o seu conhecimento em causa,mas pela minha experiência nesta membrana(tintex-lis)e já muito aplicada aqui no Algarve e Alentejo sei que a colocação de tal,que lhe fica muito mais barata á que o srº menciona.
    por outro lado não sei a que tipo de membrana o srº já aplicou,mas esta que lhe falo de certeza absoluta que não é a mesma coisa.
    quanto ás ditas bolsas de ar que fala,temos aqui em Portimão prédios já com 12 anos de pintura e nem uma única bolsa de ar criou.
    já quanto ás ditas (membranas macro-porosas)se o srº quiser faço-lhe chegar até si uma ficha técnica da tal membrana(tintex-lis) para prova do contrario.
    pois com isto só estava a querer ajudar e dar conhecimento de mais um novo produto no mercado ,já que por vezes está tão mal.
    agradecido a todos.
    obrigada
 
0.0078 seg. NEW