Colocado por: ricardomcmComo vai fazer, no caso de ter zonas de iluminação reguláveis?
E o que acontece ao alarme, se o HA ficar indisponível?
Colocado por: joaosilvestreNo caso de falha de energia é aconselhável ter uma bateria
Colocado por: joaosilvestre(eu comprei estahttps://s.click.aliexpress.com/e/_Eji9ksp)
Colocado por: joaosilvestreOlá,
eu tenho tudo com fios e sensores de movimentos / sensores de porta e tudo controlado pelo homeassistant.
Podes ver a placa que estou a usar é
https://konnected.io/products(versão Pro), mas isso não é mais do que um simples esp32 com 2 relays.
Colocado por: ricardomcmComo vai fazer, no caso de ter zonas de iluminação reguláveis?
E o que acontece ao alarme, se o HA ficar indisponível?
Colocado por: Ruikodesiren... =sirene?
Um pequeno alerta, está familiarizado com os requisitos legais para a utilização de sirene em sistemas de alarme, certo?
Isso é apenas uma fonte comutada banal, é necessária a bateria para que isso faça a função de ups.
Colocado por: Andre309Se o HA ficar indisponível, essa é a minha questão neste momento que ainda estou a procurar a melhor solução. Até agora o que me lembrei foi de ter uma segunda opção para poder ligar/desligar o alarme caso o HA esteja off (talvez um teclado externo ligado ao PLC). Ainda estou a pensar nisso e caso alguém tenha sugestões, agradeço.
Colocado por: Andre309Para regular a iluminação tenho pensado usar os Shelly dimmer 2. Posso fazer liga/desliga normal das luzes como posso regular a iluminação através de impulsos e/ou HA.
Colocado por: Andre309PLC que vou ter,
Colocado por: Andre309Pode explicar um pouco melhor essa questão dos requisitos legais? Não posso simplesmente meter uma sirene de um alarme normal no exterior da minha casa?
Colocado por: ricardomcm
A minha sugestão seria instalar mesmo uma central de alarme e utilizar as saídas de contacto seco da central, que podem estar associadas ao estado do alarme, para ligar directamente ao PLC.
Ao utilizar uma central de alarme, esses pressupostos e preocupações, estarão à partida considerados.
Colocado por: jpmassena
Qual, já agora?
Está a seguir algum projeto/guia ou está a planear tudo sozinho?
Colocado por: Ruikode
Assim como existem leis para sistemas de videovigilância, também existem regras para a utilização de alarmes, e a questão especifica da utilização de sirenes está prevista na Lei nº34/2013 Artigo 11º, tendo sido mantida na Lei nº46/2019.
"
Artigo 11.º
Instalação de dispositivos de alarme com sirene
1 - A instalação de dispositivos de alarme em imóvel que possua sirene audível do exterior ou botão de pânico está sujeita a comunicação e registo na autoridade policial da área, no prazo de cinco dias úteis posteriores à sua montagem.
2 - A comunicação a que se refere o número anterior é efetuada pelo utilizador do dispositivo e contém o nome, a morada e o contacto das pessoas ou serviços que, permanentemente ou por escala, podem em qualquer momento desligar o aparelho que tenha sido acionado.
3 - Quando o alarme possua sirene audível do exterior, o utilizador do alarme assegura que o próprio ou as pessoas ou serviços referidos no número anterior, no prazo de duas horas, contadas a partir da comunicação da autoridade policial competente, comparecem no local e procedem à reposição do alarme.
4 - Considera-se utilizador do alarme quem tenha a posse do espaço protegido, dele usufruindo, independentemente do título ou contrato estabelecido.
5 - Os requisitos técnicos, as condições de funcionamento dos equipamentos descritos no n.º 1 e o modelo de comunicação a que se refere o n.º 2 são aprovados por portaria do membro do Governo responsável pela área da administração interna."
Resumindo, pode ter um sistema de alarme sem qualquer problema, mas se pretende ter uma sirene no exterior tem de o comunicar às autoridades. As razões são obvias.