Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou em processo de compra de casa e recebi agora o draft do CPCV redigido pela imobiliária. Inicialmente, a minha proposta foi feita tendo como condição que o CPCV teria de incluir uma claúsula resolutiva na qual eu poderia revogar o contrato e ter o sinal devolvido caso não conseguisse financiamento bancário ou a avaliação bancária fosse abaixo de um determinado valor.

A minha questão é: é normal atribuir um prazo de validade a esta claúsula? Neste caso, estão a propor-me 15 dias, o que acho fracamente pouco, tendo em conta que 1) não depende de mim e 2) a escritura só será feita num prazo de 60-90 dias.

Obrigado
  2.  # 2

Boas,
    Geralmente a cláusula de financiamento é 30 dias. Peça para alterarem, 15 dias é apertado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ordep77
    • NLuz
    • 30 setembro 2024

# 3

15 dias não consegue nada do banco.
    Minimo 30 dias
  3.  # 4

Faz CPCV após avaliação e deixa de haver cláusulas de financiamento.
  4.  # 5

Colocado por: VarejoteFaz CPCV após avaliação e deixa de haver cláusulas de financiamento.

Entretanto o proprietário vende o imóvel a outra pessoa, e o ordep77 fica com uma avaliação feita, sem imóvel e umas quantas comissões bancárias por pagar.
    Concordam com este comentário: imo, jorgemlflorencio
  5.  # 6

Colocado por: Nalotil

Entretanto o proprietário vende o imóvel a outra pessoa, e o ordep77 fica com uma avaliação feita, sem imóvel e umas quantas comissões bancárias por pagar.
    Concordam com este comentário:imo

Porquê, eu como comprador ou vendedor, não aceito cláusulas de financiamento.

Eu como vendedor não aceito cláusula de financiamento, faz avaliação e depois CPCV, se aparecer alguém é pena.

Agora fazer CPCV e ao fim de 30 dias devolver, nem pensar.

Como comprador, se tiver financiamento, só faço CPCV após avaliação.

Quem não tem pernas não dança.
  6.  # 7

Colocado por: Varejoteu como comprador ou vendedor, não aceito cláusulas de financiamento.

Felizmente ninguém o obriga a aceitar ou a recusar.

Na generalidade dos casos aceita-se a cláusula de financiamento a 30 dias.

E costuma ser necessário cartas de recusa de 3 entidades bancárias de forma a acionar a cláusula de financiamento deixar cair o CPCV.

Varejote a sua posição é legítima mas…

Como vendedor vai ter mais dificuldade em vender o imóvel, porque ninguém vai pagar avaliações e custos bancários se não sabem que vao efectivamente ficar com imóvel. Alem de mais dificuldade fica sujeito aos compradores de capitais próprios que adoram propostas baixas.

Como comprador, corre o risco de perder bons negócios. Se o imóvel for apetecível nenhum proprietário lhe vai guardar o imóvel durante 2 semanas, correndo a mesma o risco de a avaliação ser baixa e o empréstimo ser recusado.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  7.  # 8

Colocado por: Nalotil

Felizmente ninguém o obriga a aceitar ou a recusar.

Na generalidade dos casos aceita-se a cláusula de financiamento a 30 dias.

E costuma ser necessário cartas de recusa de 3 entidades bancárias de forma a acionar a cláusula de financiamento deixar cair o CPCV.

Varejote a sua posição é legítima mas…

Como vendedor vai ter mais dificuldade em vender o imóvel, porque ninguém vai pagar avaliações e custos bancários se não sabem que vao efectivamente ficar com imóvel. Alem de mais dificuldade fica sujeito aos compradores de capitais próprios que adoram propostas baixas.

Como comprador, corre o risco de perder bons negócios. Se o imóvel for apetecível nenhum proprietário lhe vai guardar o imóvel durante 2 semanas, correndo a mesma o risco de a avaliação ser baixa e o empréstimo ser recusado.
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio

Tudo dito!
  8.  # 9

Colocado por: NalotilComo comprador, corre o risco de perder bons negócios. Se o imóvel for apetecível nenhum proprietário lhe vai guardar o imóvel durante 2 semanas, correndo a mesma o risco de a avaliação ser baixa e o empréstimo ser recusado.

Concordo, se o imóvel é apetecível, nenhum proprietário reserva oficialmente sem CPCV, nem faz CPCV com cláusula de financiamento.

E mais, os bons negócios não vão para anúncios, são os de passa a palavra, bate à porta, vizinhança etc., os bons negócios que entram nas imobiliárias, são encaminhados para os contatos internos, depois de feita a triagem, vai para anúncios online.

Os anúncios online de particulares, a maior parte são o preço normal de imobiliária descontando uma parte que seria a comissão da imobiliária.
  9.  # 10

Todos os CPCV´s que eu assinei sempre foi com clausula de financiamento a 30 dias.
    Não pela minha capacidade financeira, pois a pre aprovação estava garantida, mas sim pela avaliação que era feita ao imovel.
    Eu tive um negocio que caiu por terra exactamente por isso.
    Estive para comprar um imovel no algarve que estava a venda por 150.000 e a avaliação bancaria foi de 115.000.
    Acabei por comprar um de 185 mas com a avaliação bancaria de 200.000.
    Era pela minha capacidade financeira? não! era pela avaliação bancária ao imovel que, no entender do banco, não valia o valor que o propriatário estava a pedir.
  10.  # 11

Colocado por: sfamoreiraTodos os CPCV´s que eu assinei sempre foi com clausula de financiamento a 30 dias.
    Não pela minha capacidade financeira, pois a pre aprovação estava garantida, mas sim pela avaliação que era feita ao imovel.
    Eu tive um negocio que caiu por terra exactamente por isso.
    Estive para comprar um imovel no algarve que estava a venda por 150.000 e a avaliação bancaria foi de 115.000.
    Acabei por comprar um de 185 mas com a avaliação bancaria de 200.000.
    Era pela minha capacidade financeira? não! era pela avaliação bancária ao imovel que, no entender do banco, não valia o valor que o propriatário estava a pedir.

Primeiro avaliava e depois fazia CPCV, assim andaram todos a perder tempo.

Assina CPCV, resolve CPCV, pede devolução, o vendedor demora a devolver, etc.
  11.  # 12

A malta que acha que as medidas do governo para jovens vao levar a um aumento de precos no imobiliario devia ler este tipo de topicos.
    • NLuz
    • 1 outubro 2024 editado

# 13

Tb nunca vendo os meus imoveis com clausula resolutiva.
    Não vale a pena receber dinheiro para depois o devolver, caso não vá para a frente.
    Nem reservas, o imovel está sempre à venda até "estar" vendido.

O imovel tem um valor, o comprador tem um certo LTV, já sabe ou se não sabe pergunta ao banco, até quanto pode comprar um imovel e siga.

PS - Já agora a medida de isenção de IMT e IS jovem, fez logo efeito no ultimo imovel que vendi. O negocio já tinha ido para trás duas vezes, e assim que a medida do IMT foi aprovada, em 15 dias vendi...
  12.  # 14

Colocado por: Varejote

Paga uma avaliação aqui, paga uma avaliação ali, paga uma avaliação a cada tentativa...

Em toda a históri há dois lados, pessoalmente perfiro assinar e resolver um CPCV quando for preciso... O tempo que se perde é o mesmo, a diferença é que no entretanto a casa "é minha" (ou está à minha espera).
  13.  # 15

Colocado por: jorgemlflorencio
    Paga uma avaliação aqui, paga uma avaliação ali, paga uma avaliação a cada tentativa...

Em toda a históri há dois lados, pessoalmente perfiro assinar e resolver um CPCV quando for preciso... O tempo que se perde é o mesmo, a diferença é que no entretanto a casa "é minha" (ou está à minha espera).

Mas está a falar como vendedor ou comprador?

Quem por norma não quer cláusulas de financiamento são os vendedores, não os compradores, por motivos óbvios.

Só faço CPCV, quando a compra é definitiva, não é para andar a brincar aos negócios imobiliários, faz, desfaz.
  14.  # 16

Colocado por: Varejote

São pontos de vista e maneiras de negociar.
    Eu pessoalmente não vou fazer a avaliação a um imovel se o mesmo não for destinado para mim.
    Respeito quem não queira fazer o CPCV nestas condições, e assim sendo, amigos como dantes e siga para outro negocio.
    Já estive nos dois lados da situação e sempre que vendi, aceitei a clausula resolutiva.
    Não tem que se demorar a devolver o sinal, por norma são 2 dias uteis e não é isso que faz a diferença.
    O vendedor é que tem que saber que não pode mexer no sinal caso o negócio não se possa concretizar pelas clausulas do CPCV.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  15.  # 17

Colocado por: sfamoreiraRespeito quem não queira fazer o CPCV nestas condições, e assim sendo, amigos como dantes e siga para outro negocio.

Quando um não quer, dois não dançam.
  16.  # 18

Então as potenciais oportunidades perdidas pelo vendedor porque está agarrado a um CPCV com cláusula arriscando-se a passado um mês ter que devolver o sinal e voltar à estaca zero?
  17.  # 19

Certo, então e vai manter o imóvel no mercado um mês até lhe aparecer um comprador que tenha capitais próprios e não precise de financiamento? Acha que vai conseguir vender por um valor superior com esta estratégia?

Existe muita coisa mal com a compra e venda de imóveis. As cláusulas de financiamento não são uma delas.

Quem hoje vende, amanhã compra.

E apesar de parecer que a clausula é uma desvantagem para o vendedor, vejam segundo este prisma...

1) Em primeiro o vendedor consegue mais interessados, mais propostas logo vende por um valor superior.

2) Igualmente importante, como fez CPCV o sinal fica na posse do vendedor. Ora mesmo que os compradores tenham avançado com a compra por impulso, se arrependam ou até vejam um imóvel semelhante a um preço mais baixo... O negócio já esta feito.
    E a recusa ao CPCV acarreta a perda de sinal por parte do comprador.

Agora quem vende também tem de ter dois dedos de testa. Saber mais ou menos se quem esta a comprar é sério, e se tem capacidade de pagar a prestação do imóvel ao banco.

Colocado por: medicineengEntão as potenciais oportunidades perdidas pelo vendedor porque está agarrado a um CPCV com cláusula arriscando-se a passado um mês ter que devolver o sinal e voltar à estaca zero?
  18.  # 20

Colocado por: ordep77Boa tarde,

Estou em processo de compra de casa e recebi agora o draft do CPCV redigido pela imobiliária. Inicialmente, a minha proposta foi feita tendo como condição que o CPCV teria de incluir uma claúsula resolutiva na qual eu poderia revogar o contrato e ter o sinal devolvido caso não conseguisse financiamento bancário ou a avaliação bancária fosse abaixo de um determinado valor.

A minha questão é: é normal atribuir um prazo de validade a esta claúsula? Neste caso, estão a propor-me 15 dias, o que acho fracamente pouco, tendo em conta que 1) não depende de mim e 2) a escritura só será feita num prazo de 60-90 dias.

Obrigado

Boas, eu e a minha assinamos o cpcv à 3 ou 4 semanas, e no cpcv menciona o retorno do valor do sinal dad até agora, por completo, sem data limite! Caso o valor do financiamento não seja o suficiente para o imóvel em questão...
    Não aceite nem assine a não ser que retirem a cláusula dos 15 dias, tem que ser fixo até à compra ou falha de compra do imóvel em questão.

0.0212 seg. NEW