Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde caros foristas,

Pode parecer um tópico meio insólito, mas é uma questão muito importante para mim.
    Quero começar a construir moradias para vender, e tenho em vista dois lotes perto de um centro urbano.

Só que são em frente a um cemitério!

Moradias novas do género que quero construir (T3 térreas cerca de 120m2) são comercializadas a 300-330k

Quão grave acham que é o facto de serem em frente ao cemitério? Quanto acham que afecta o preço? Vocês considerariam comprar uma moradia com essa condicionante?

Muito obrigado!
  2.  # 2

há quem ligue, há quem não se importe. Depois depende do enquadramento urbano/paisagístico que tem e que terá. O impacto visual é o mais importante a ter em consideração.
  3.  # 3

É bom pra quem não queira problemas com os vizinhos.. esses não chateiam ninguém..
    Concordam com este comentário: Dias12, HideCode, Andre309, dmanteigas, Peper87
  4.  # 4

A compra de uma moradia é por norma 90% de emoção e apenas 10% de razão...
    Concordam com este comentário: sisu
  5.  # 5

Há cemitérios com personalidade (cemitério da Ajuda em Lisboa) e cemitérios com falta dela (cemitério de Carnide).

Mas respondendo à sua questão.

Nesta altura do campeonato, acho que ninguém se vai importar onde vai morar.

O que pode condicionar os preços: acessos, serviços e qualidade.

É a minha opinião e vale o que vale.
  6.  # 6

De preço e condições idênticas, ninguém vai optar por vista para o cemitério.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  7.  # 7

Colocado por: VarejoteDe preço e condições idênticas, ninguém vai optar por vista para o cemitério.

Se o preço e as condições forem idênticas, ter ou não vista para o cemitério certamente que fará toda a diferença
  8.  # 8

Há 2 meses fui ver um apartamento em Pombal para um amigo e tinha "vistas" para o cemitério.

A coisa até que não era nada má porque a arquitectura fez com que apenas se visse o cemitério através da janela do WC.

No seu caso, se o cemitério ficar virado no quadrante sul ou oeste do lote (quadrantes + premium na minha opinião), esqueça lá isso.
    Até pode meter arbustos, mas primeiro que cresçam e tapem a vista, já Portugal terá 7 milhões de habitantes, e a habitação não será um problema.

E depois, 120m² por 330 mil biscas? 3000€/m²? Numa zona próxima de um centro urbano? Quão próximo? 5Km? 20Km?

Não sei, mas eu não ia a jogo com esse naipe.
  9.  # 9

Colocado por: Nostradamus120m² por 330 mil biscas? 3000€/m²

Dependendo da zona até pode ser um bom preço.
    Ainda assim ...
    • duriel
    • 2 outubro 2024 editado

# 10

Obrigado a todos pelas respostas;
    A mim não me faz confusão nenhuma, à minha esposa faz bastante, portanto estamos a tentar fazer um estudo de mercado...

Colocado por: NostradamusHá 2 meses fui ver um apartamento em Pombal para um amigo e tinha "vistas" para o cemitério.

A coisa até que não era nada má porque a arquitectura fez com que apenas se visse o cemitério através da janela do WC.

No seu caso, se o cemitério ficar virado no quadrante sul ou oeste do lote (quadrantes + premium na minha opinião), esqueça lá isso.
    Até pode meter arbustos, mas primeiro que cresçam e tapem a vista, já Portugal terá 7 milhões de habitantes, e a habitação não será um problema.

E depois, 120m² por 330 mil biscas? 3000€/m²? Numa zona próxima de um centro urbano? Quão próximo? 5Km? 20Km?

Não sei, mas eu não ia a jogo com esse naipe.

Aqui a moradia é terrea, portanto a vista é mais para o muro do cemitério e para os jazigos mais altos que o mesmo. E bem, para o portão, porque é mesmo em frente ao portão!

Estamos a falar cerca de 7km do centro de Aveiro, 12-15m por estrada nacional.

Quanto ao preço, é o que é, o mercado em Aveiro é uma loucura difícil de explicar. A comparação mais directa que tenho de moradias deste género está nos 330k. O meu objectivo é ir para o mercado abaixo dos 300k.

EDIT: Esqueci-me de dizer que o cemitério fica a norte, para onde ficam 2 quartos; a sul/poente fica a zona social da casa, com um pequeno quintal de ~60m2, sem qualquer vista para o cemitério
  10.  # 11

Em Aveiro vende tudo.
    Aposte em coisas diferentes e isso do cemitério deixa de ser problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  11.  # 12

E uma casa com vista para o futuro
    Concordam com este comentário: NGC, fadadolar
  12.  # 13

Na minha opinião, só se não houvesse mais nada ou o preço fosse dec arrasar é que optaria por uma casa com vista para o cemitério. Oa pais até podem não se importar, mas as crianças, que poderão estar ainda por nascer?
  13.  # 14

Colocado por: zedasilvaEm Aveiro vende tudo.
    Aposte em coisas diferentes e isso do cemitério deixa de ser problema
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AMG1

O objectivo é fazer Passivhaus, vamos ver como corre.

Colocado por: MoradiacoimbraE uma casa com vista para o futuro

Também tenho dito que quando se morrer é só atravessar a rua.

Colocado por: ParamonteNa minha opinião, só se não houvesse mais nada ou o preço fosse dec arrasar é que optaria por uma casa com vista para o cemitério. Oa pais até podem não se importar, mas as crianças, que poderão estar ainda por nascer?
    Concordam com este comentário:sisu

Certo, acho que o tópico resume aquilo que era a minha opinião (o objectivo do post era confirmar isto e mostrar opiniões diversas à minha esposa), para algumas pessoas é um factor eliminatório, para outras não é tema. Mas fiquei curioso quanto à parte das crianças, acredito que crianças que para as crianças que cresçam lá nunca venha a ser um problema, será o "normal" delas.
  14.  # 15

Colocado por: durielO objectivo é fazer Passivhaus, vamos ver como corre.

Quando disse diferente era diferente mas para o "cidadão comum"
    Uma passive house é para outro nicho de mercado. Muito provavelmente a questão do cemitério será bastante considerada por este tipo de clientes.
  15.  # 16

Colocado por: durielpara as crianças que cresçam lá nunca venha a ser um problema, será o "normal" delas.

O facto de ser normal não quer dizer que seja benéfico.
    Quer queiramos quer não, independentemente de crenças ou convicções, a grande maioria das pessoas acaba por considerar um cemitério como um lugar de energias pouco positivas.
    Conviver com locais de energias negativas não é benéfico para ninguém.
  16.  # 17

Um cemitério (por muito belo que seja) é um lugar de despedida, um lugar de saudade e muita vezes de tristeza profunda.
    Se efetivamente não existe mais nada para além da morte, essa tristeza e saudade está concentrada naqueles que cá ficam.
    Se efetivamente existe algo mais, essa tristeza, saudade e quiçá por vezes até raiva poderá estar também naqueles que partiram e não entendem ou aceitam essa partida.
  17.  # 18

Colocado por: zedasilva
    Quando disse diferente era diferente mas para o "cidadão comum"
    Uma passive house é para outro nicho de mercado. Muito provavelmente a questão do cemitério será bastante considerada por este tipo de clientes.

Sim eu percebi. O público alvo são casais de 30-35 anos que querem comprar para aproveitar os benefícios fiscais enquanto podem. Certamente haverá muitos supersticiosos, mas também haverá bastantes que valorizam os benefícios de uma passivhaus. Pelo menos é a minha premissa, que pretendo testar. Uma passivhaus não deve ser só para os ricos.

Colocado por: zedasilva
    O facto de ser normal não quer dizer que seja benéfico.
    Quer queiramos quer não, independentemente de crenças ou convicções, a grande maioria das pessoas acaba por considerar um cemitério como um lugar de energias pouco positivas.
    Conviver com locais de energias negativas não é benéfico para ninguém.

Posso ser só eu, mas não considero cemitérios sítios de energias negativas; Mas sim locais de muita paz (e descanso eterno...). Só tenho pena que cá em Portugal os cemitérios sejam pouco verdes.
  18.  # 19

Colocado por: durielpara algumas pessoas é um factor eliminatório, para outras não é tema.

Basta haver 1 pessoa que considere um factor eliminatório para teoricamente reduzir a procura por essas casas e, consequentemente, o valor delas.
    Se mesmo assim decidir avançar desejo-lhe boa sorte.
  19.  # 20

Colocado por: durielO público alvo são casais de 30-35 anos que querem comprar para aproveitar os benefícios fiscais enquanto podem.

Se o seu publico é esse, eu não investia em passiv house.
    Gastava algum desse dinheiro em fazer alguma coisa diferente esteticamente ainda que com qualidade mas dentro dos ditos padrões normais.

0.0214 seg. NEW