Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho feito algumas análises e detetei Radão na cave da minha casa. A minha humidade interior também é bastante alta, principalmente por que aqui chove bastante (Maia/Vila do Conde).

Neste momento, a minha ideia para melhorar a casa seria:
    - lã mineral no "chão" do sótão (com "passadeiras" de madeira em certas zonas para acesso a tubagens e cabos)
    - despressurização do subsolo da cave (mitigar o Radão)
    - implementação de VMC (para combater a humidade e ventilar bem a casa e a cave)

A única empresa que encontrei que até garantia a mitigação do Radão e da humidade foi a Murprotec (mas que tem algumas reviews menos positivas aqui no fórum).

Ou seja, tenho várias questões/ideias e precisava de uma análise profissional, no entanto não tenho encontrado muitos contactos de jeito. Devo contactar diretamente um gabinete de eng. civil para me fazerem uma análise? Quanto é que isso custaria mais ou menos? Podiam-me dar sugestões de empresas da zona que o façam?
  2.  # 2

Já agora, coloco aqui o documento bastante interessante feito pelo LNEC para a APA sobre o Radão:
    https://apambiente.pt/sites/default/files/_Prevencao_gestao_riscos/Protecao_radiologica/DPA_Rad%C3%A3o/RelatorioLNEC_remedia%C3%A7ao.pdf

Estou principalmente interessado nas medidas de mitigação do cap 3.2.5 mas a própria APA ainda nem certifica empresas para o fazerem.
  3.  # 3

Adiciono que entretanto falei com a APA e o que me disseram foi que vão começar a criar certificação de empresas para combate ao Radão. Processo que ainda vai demorar e deverá ficar finalizado dentro de dois anos.

Também me disseram que no próximo ano se fala em voltar a abrir novas candidaturas para o Fundo Ambiental de proteção radiológica. Tecnicamente este fundo ainda deveria estar aberto pois não se esgotou o dinheiro mas pelos vistos agora na troca de governo limparam o dinheiro...

E volto a perguntar se alguém conhece algum gabinete de engenharia civil que possa fazer uma análise da cave?
  4.  # 4

Colocado por: Stability3964Adiciono que entretanto falei com a APA e o que me disseram foi que vão começar a criar certificação de empresas para combate ao Radão. Processo que ainda vai demorar e deverá ficar finalizado dentro de dois anos.

Também me disseram que no próximo ano se fala em voltar a abrir novas candidaturas para o Fundo Ambiental de proteção radiológica. Tecnicamente este fundo ainda deveria estar aberto pois não se esgotou o dinheiro mas pelos vistos agora na troca de governo limparam o dinheiro...

E volto a perguntar se alguém conhece algum gabinete de engenharia civil que possa fazer uma análise da cave?

Olá! Desculpa o desenterro do tópico mas efetivamente estou na mesma situação. Estamos em 2026 e a apa ainda não tem certificação de instaladores despressurização do subsolo ou outro tipo de mitigação. Tudo o que encontro é malta que faz consultodoria e projetos mas para fazer é obra é preciso andar a procura de alguem.

Conseguiste descobrir alguem de chave na mão que faça isto?

0.0069 seg. NEW