Bom dia a todos Para vos dar algum contexto , adquiri uma propriedade em Santarém com alguns hectares de terreno, uma habitação para HPP e alguns anexos ( uns ilegais ) sendo que um deles é um armazém ( encontra-se legal ) onde os antigos proprietários guardavam as máquinas agrícolas . Sendo que o armazém é de tamanho considerável.
Neste momento também detenho uma empresa de montagem de estruturas, sendo que como sede tenho um espaço (garagem) grande debaixo de um prédio onde também serve para armazenamento do material .
Agora o meu “conundrum”, visto que também estou na faculdade , andar de sítio em sítio parece-em uma pura perda de tempo e recursos, pelo que estaria a pensar “mover” toda a actividade da empresa para o dito armazém . Pouparia definitivamente no aluguel do espaço da empresa e pouparia nos recursos logísticos. No entanto também precisaria de fazer algumas alterações no dito armazém ( instalação de escritório em estrutura leve e até uma casa de banho por pura conveniência,). Visto que não alterarei o espaço exterior do armazém não me parece que careça de licenças para alterar/ organizar o espaço interior.
A minha dúvida é poderei eu ao fazer a alteração de morada de sede , usar as despesas de “transformação do espaço “ em IRC? Visto que a sede teria a mesma morada de HPP, não irão “embirrar” com teorias de estar a colocar facturas de reabilitação da HPP na empresa ( não é o que pretendo fazer )?
Sei que isto seria perguntas para o contabilista mas estou numa transição dessa área e gostaria de ir avançando com algumas coisas . Até porque tenho tempos para rescindir os contratos do espaço actual da sede .
Aluguel!? Aluguerr, ou mais correto, tratando-se de bem imóvel, no arrendamento.
pode mudar a sede da empresa para onde desejar. Terá de arrendar o espaço à sua empresa de forma a poder meter as despesas. O resto das questões com HPP, não consigo ajudar, contacte o contabilista da empresa.
Estas pessoas agradeceram este comentário: Stability3964
Já agora aproveito … havendo altura para tal é possível efectuar um “primeiro piso no armazém “ ou o escritório ficar em estrutura leve elevada ? É necessário licenças para tal ?