Colocado por: APPS425- Quais os custos de um destaque? Pensava que seria algo simples e "barato" de fazer, pelo que tenho visto, seria basicamente o levantamento topográfico, o emolumento da câmara e a atualizacao nas financas. Mas li noutro forum que é preciso pagar novamente o IMT na nova escritura?
Colocado por: APPS425- Vi um vídeo de um arquiteto a dizer que podemos fazer o destaque juntamente com o projeto de arquitetura e entregar tudo junto. Alguém consegue confirmar?
Colocado por: APPS425- Caso possamos entregar tudo junto, neste caso, seria apenas um projeto para as 3 moradias, em vez de 2 projetos separados, para cada parcela. Correto?
Colocado por: APPS425a ideia seria fazer um destaque e construir uma moradia isolada numa parcela e duas geminadas na outra.
Colocado por: APPS425
- Quais os custos de um destaque? Pensava que seria algo simples e "barato" de fazer, pelo que tenho visto, seria basicamente o levantamento topográfico, o emolumento da câmara e a atualizacao nas financas. Mas li noutro forum que é preciso pagar novamente o IMT na nova escritura?
Colocado por: APPS425
- Vi um vídeo de um arquiteto a dizer que podemos fazer o destaque juntamente com o projeto de arquitetura e entregar tudo junto. Alguém consegue confirmar?
- Caso possamos entregar tudo junto, neste caso, seria apenas um projeto para as 3 moradias, em vez de 2 projetos separados, para cada parcela. Correto?
Colocado por: NTORION
Não tem nada IMT, mas tem de fazer o registo, que terá os seus custos, provavelmente no prédio novo (destacado) serão maiores por ser novo registo e não uma atualização.
Colocado por: duriel
Cuidado, no fundo não vai fazer duas moradias geminadas, vai fazer uma moradia bifamiliar. Convém falar com a câmara, podem dizer que tem que ter partes da estrutura em comum, ou zonas comuns no exterior.
Acho que até podem embirrar e dizer que tem que lotear, existe uma figura chamada "operação urbanística de impacte semelhante a loteamento"https://www.provedor-jus.pt/documentos-html/?id=24163,onde é preciso ter cuidado para não cair.
Fiz dois destaques recentemente, por cada um paguei cerca de 300€ na câmara e mais cerca de 300€ na conservatória. Nas finanças não paguei nada
Contacte a secção de urbanismo da câmara municipal, acredito que haja quem prefira de uma maneira e quem prefira de outra
Colocado por: nunogouveiaEm princípio podem fazer o destaque no mesmo processo. (na realidade, julgo que nada os impediria de ter uma compropriedade total pelo que para a Câmara, a questão a analisar será apenas urbanística, à luz do PDM, afastamentos, cérceas...)
Colocado por: nunogouveia
Quanto às parcelas ficarem mistas ou urbanas julfo que isso é uma questão de ler o PDM e perguntar nas finanças. Contudo, os PDM's têm conceitos cada vez mais complexos e nem sempre unívocos em relação a urbano/rural. Acaba por se um tema com contornos pouco definidos em alguns casos.
Colocado por: nunogouveia
A meu ver, a questão principal será perceber o ponto de vista da Câmara em relação à arquitetura das moradias. Se for um projeto bem feito, não vejo impedimento no destaque e nas duas construções.
Colocado por: APPS425No caso que vi, era um terreno em compropriedade e queriam fazer destaque, para cada parcela ficar em nome de 1 pessoa, ou seja, no fundo, o terreno mudou de donos, porque antes tinha dois e agora cada parcela tem só um. Deve ser nestes casos mas, mesmo assim, acho que não faz sentido, é pura extorsão.