Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Vou construir 2 moradias T3 lado a lado, 400m² no total, e estou a ser orçamentado pela Câmara do Porto 43.000€ para obter a licença de obra!
    (estou a arredondar os valores)

É composto pelas taxas administrativas habituais, de cerca de 1500€, mas depois vêm as "Compensações e encargos urbanísticos - RPEEU" com no menu:

Compensações pecuniárias- artº. 5º do RPEEU: 7000€

Compensação por deficiência ou excesso de cedência para infra-estruturas gerais – artº. 7º RPEEU: 4000€

TMI (imposto de entrega, manuseamento e manutenção infra-estruturas urbanas) - artº 8º RPEEU: 30.500€

A sério, o que está a acontecer aí?
    Fiz outra moradia T3 há apenas 4 anos, e custou apenas 1500€ de taxa administrativa.

Preciso da vossa ajuda, estou prestes a abandonar o projeto.

Obrigado
  2.  # 2

Cada caso é diferente, o meu paí têm que pagar 50k a uma câmara no norte por não ceder "espaços verdes".
    Modo mais fácil de roubar dinheiro, tente negociar com a câmara
  3.  # 3

Colocado por: sergio pPreciso da vossa ajuda,

Precisa de ajuda para quê?
    No limite a câmara deixa-o pagar em prestações
  4.  # 4

Colocado por: zedasilvaPrecisa de ajuda para quê?

Porque é que esta diferença, 1500€ há 4 anos, e 43.000€ agora (21.500 porque há 2 casas), é um novo regulamento? Existe algum erro?
    • spvale
    • 3 outubro 2024 editado

# 5

Colocado por: sergio p

Porque é que esta diferença, 1500€ há 4 anos, e 43.000€ agora (21.500 porque há 2 casas), é um novo regulamento? Existe algum erro?

Áreas diferentes/projectos diferentes, cedências diferentes certamente...
    O seu arquiteto/engenheiro o que dizem?
    • NGC
    • 3 outubro 2024

# 6

Colocado por: spvaletente negociar com a câmara

mas as taxas negoceiam-se?
  5.  # 7

Colocado por: sergio pA sério, o que está a acontecer aí?

Então. É assim que se trata alguém que queira ajudar ao aumento da oferta no imobiliário em Portugal. Pumbas...
    Pode haver algum erro. O projecto pode estar a criar alguma situação permitida mas não recomendada e haja algum tipo de compensação.
    Ainda que a parcela maior é claramente um imposto. Tem que ver como cada parcela foi calculada. Isso estará no preçário certamente, grátis e na net. Tem que pesquisar a fórmula de cálculo e ver se está correcta.
    Senão ligue ou passe por lá.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
  6.  # 8

Colocado por: spvaleO seu arquiteto/engenheiro o que dizem?

Não é bem o âmbito deles, diria eu.
    É mais com a tesouraria da CM.
    Já bastam as 3000 leis urbanísticas para se entreterem.
    Mas sim, o user também não perde nada em perguntar-lhes.
  7.  # 9

Colocado por: sergio pestou prestes a abandonar o projeto.

Se é para vender, mete mais 20 mil em cada moradia.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, HAL_9000
  8.  # 10

Colocado por: PickaxeSe é para vender, mete mais 20 mil em cada moradia.

Basicamente é assim que funciona em quase tudo. Mas a malta acha que aumentar impostos pode ajudar nalguma coisa por castigar alguém...
  9.  # 11

Colocado por: NGC

mas as taxas negoceiam-se?

Se tiver algo que eles querem, agora depende, conheço um construtor que para evitar umas taxas cedeu parte de outro terreno para alargar uma rua.
    E a verdade é uma ficou a ganhar no negócio
    • NGC
    • 3 outubro 2024

# 12

certo, nesse sentido é uma "negociação", faz lembrar o IMI das barragens!!!
  10.  # 13

Colocado por: NGCcerto, nesse sentido é uma "negociação", faz lembrar o IMI das barragens!!!

Essa do imi também é engraçada.
    Que queiram que paguem os impostos pela venda da concessão das barragens acho bem. Fizeram um belo esquema para ninguém pagar o imposto devido.
    Agora, virem pedir IMI a uma entidade que não é dona do edifício. O edifício continua a ser do estado. A edp tinha a concessão do edifício e vendeu esses direitos. Qual é a fundamentação para pedir este imposto?
    Era o mesmo que o estado pedir o pagamento do IMI ao inquilino duma casa. Não faz sentido.
  11.  # 14

Em Matosinhos também era há ano e meio 3000 uma moradia e agora são uns 25.000

Tudo o que disser "Regulamento Perequativo" é o chamado já foste! É calculado em% do orçamento anual do município

É vender com projeto aprovado...

Em tempos fiz umas contas que taxas dos novos regulamentos são 80-100€ /m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio p
  12.  # 15

Isto é em todas as construções?
  13.  # 16

Colocado por: metRo_Isto é em todas as construções?

Cada caso é um caso.
  14.  # 17

Não sou entendido mas isso parece-me que é compensação por loteamento.
    Será?
    Não ajuda construir em regime de propriedade horizontal?

Se estou a dizer asneira peço desculpa
  15.  # 18

Não e não
  16.  # 19

Colocado por: RicardoPortoEm Matosinhos também era há ano e meio 3000 uma moradia e agora são uns 25.000

Obrigado pelo seu comentário, isso é cerca de x10 para o seu pai também, achei um erro estarem a considerar-me como promotor ou profissional - que não sou -, porque este é um edifício bifamiliar, mas não, até um simples particular acertaram....

Colocado por: RicardoPortoÉ vender com projeto aprovado...

Sim, mas o comprador saberá esse custo e negociará o preço de venda do terreno, além de que vender um terreno parece muito mais complicado sem ter prejuízo e mais demorado do que vender um apartamento

Colocado por: RicardoPortoEm tempos fiz umas contas que taxas dos novos regulamentos são 80-100€ /m2

Exatamente
  17.  # 20

Colocado por: spvaleO seu arquiteto/engenheiro o que dizem?

Dizem para falar com as receitas na Câmara, tenho compromisso marcada para a próxima semana, darei atualizações

0.0235 seg. NEW