Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Assunto mais que debatido e sempre há problemas por a administração de condomínios não ser regulamentada em conformidade com lei!!!

Tenho duas infiltrações já reportadas, desde 2017 a primeira que começou pelo quarto e passou para o quarto ao lado, a segunda passado alguns anos, da chaminé estragou o recuperador de calor de ferro fundido, constatado pelas empresas que vendem os mesmos... administração faz ouvidos moucos não responde email, chamadas, em 2019 consta na ata que cobertura está em mau estado que iria recolher orçamentos... Arrasto da situação..., OK em 2020 tivemos COVID, penso que tocou a muitos... Mas em 2021 voltei insistir na resolução e nada, 2022, idem, 2023, novamente o mesmo insistência apresentação de contas 3 anos, ia ver orçamentos, na ata não colocou as nossas intervenções e das humidades... insisti e 2024,fez assembleia com muita pressão da minha parte, carta registada com aviso receção a exigir reunião e resolução das infiltrações!! Durante 2023, lá veio com um perito da administração que comprovou que as infiltrações são das partes comuns... Insisti uma assembleia extraordinária e nada...O resto dos condóminos o habitual, não querem saber nem se estão para chatear, não lhes toca na fração deles...Na assembleia 2024, falei e e fiz BARULHO, pois questionei se só eu é que tinha humidades, num edifício antigo sem manutenção, lá mais dois falaram, bem que pressão e interesses de um grupo sempre é melhor do que sozinha!! Apresentei o tal relatório do perito e fotos dos danos nas partes da fração.. Disse que ia recolher orçamentos de um perito para fazer levantamento das patologias 🤦🏽‍♀️, mais uns meses ou ano para isto e sem vista a reunião de apresentação orçaments.Passado 5 meses recebi a ata!!! Apesar de estar sempre a pedir... e novidade? não ficou em ata! Exigi retificação e que não aprovava a ata no livro de reclamações, adenda à ata em tudo que achei pertinente, que foi abordado na assembleia e omitido na ata, novamente a nossa reclamação das infiltrações, que não apresentou orçamentos conforme constava na ordem trabalhos na convocatória e veio com UM ESTUDO
    orçamental de uma suposta intervenção!! ...e o que não anexou o que entreguei relatório do perito e fotos dos danos...

Estou a desesperar!!!

Ora bem, peço por favor, a quem já passou pelo mesmo ou tem experiência de factos concretos o que se pode fazer???

- Já enviei carta registada com aviso receção a expor tudo.

-Já acionei o seguro, veio o perito e relatório diz que não tem enquadramento na nossa apólice! " Os danos causados têm origem em infiltrações decorrentes de deficiente impermeabilização, situação que se encontra excluída nas condições da apólice. De acordo com a peritagem realizada pelos nossos serviços técnicos foi verificada a falta de estanquidade das chaminés causadas pela exposição continuada ao longo do tempo às condições climatéricas e variações térmicas impostas pela extração de lareiras.". Ora bem só acompanhei e vi o que o perito fez dentro da fração, observou tirou fotos, mediu a área, mas não colocou nem usou nenhum aparelho nas paredes... Na chaminé o administrador disse que só acompanhou até porta no telhado o perito não identificou especificamente a MINHA SAIDA DO RECUPERADOR, Pois são seis chaminés umas ao lado de outras, redondas em cimento, nem o administrador sabe( altura das insistências disse que era fácil, bastava queimar algo no recuperador e a onde saísse fumo seria essa a MINHA CHAMINÉ!!) mas nunca teve disponibilidade para tal... questiono como o perito pode fazer tal observação e conclusão se não sabe especificamente a minha chaminé!!! Há forma de refutar esta decisão?? Sei que é impossível os seguros pagarem, arranjam sempre forma de fugir, mas não posso fazer nada para protestar o facto da forma como apuraram os factos?? Já quando veio o outro perito da administração refutei que existia fluorescência na parede tinta a descamar e pedaços pequenos de ferro, ferrugem no betão!!! Mediu humidade e deu alta!!

O que mais devo fazer??!!!

Já fiz várias reclamações no livro de reclamações já fui ao IMPIC, suposta entidade "fiscalizadora condomínios" o que fazem??? Não vejo nada diferente!!!

Se tivesse disponibilidade financeira avançava logo para tribunal e entregava isto a um advogado, apesar que há advogados e advogados(sem ofender a profissão, mas a minha mãe passou por situação idêntica, foi tribunal e por advogado ter colocado determinados documentos fora do tempo estipulado pela lei, ardeu... A juíza disse que a minha mãe tinha razão, mas desde apresentação da queixa até entrega dos documentos passou o TEMPO, por isso)... Não tenho disponibilidade financeira para ir, e se fosse depois de comunicar a administração por carta das humidades quanto tempo tenho de lei para depois ir a tribunal apresentar queixa??

Os julgados da paz? Resolvem alguma coisa, pagasse??

Agradeço 🙏🏻🙏🏻 toda ajuda, estou exausta e cheia disto tudo...
    • size
    • 3 outubro 2024

# 2

Colocado por: Dijanu

Os julgados da paz? Resolvem alguma coisa, pagasse??

Sim, recorra aos Julgados de Paz para o condomínio seja condenado a proceder às obras de reparação.
    Requeira indemnização pelos danos e incómodos durante os anos decorridos por desleixo da administração do prédio.
  2.  # 3

Denuncia na câmara municipal, peça vistoria salubridade
    • Dijanu
    • 4 outubro 2024 editado

# 4

Colocado por: RicardoPortoDenuncia na câmara municipal, peça vistoria salubridade

Bom dia, obrigada pela sugestão será o meu último trunfo... Sei que ninguém quer isso pois quer eu quer o resto dos condóminos entramos TODOS em prejuízos avultados, pois essa vistoria será bem pesada!!!

Para já, nesta próxima reunião vou exigir à assembleia e também que fique lavrado em ata a forma de pagar os danos!!! Imputar as custas ao condomínio Caso os condóminos não queiram pagam, sugerimos que nós pagamos as intervenções, mas que ficamos isentos do pagamento das quotas condomínio até perfazer o valor TOTAL das despesas!!

E claro se não acordarem, aí avanço com essa informação!!! No dia a seguir vou a câmara municipal!!
  3.  # 5

Colocado por: size

Sim, recorra aos Julgados de Paz para o condomínio seja condenado a proceder às obras de reparação.
    Requeira indemnização pelos danos e incómodos durante os anos decorridos por desleixo da administração do prédio.

Obrigada pela resposta.
    Sabe-me disser todos os procedimentos? Quais os trâmites e temos de pagar alguma coisa??
    E quanto tempo demorará??Aqui sei que deve estar cheio de processos, mas enfim...
  4.  # 6

Empresas de administração de condomínios zona Porto centro, Matosinhos??

0.0108 seg. NEW