Iniciar sessão ou registar-se
    • Anna
    • 9 março 2010 editado

# 1

Boa Noite,
    conforme o prometido deixo-vos a planta da minha futura casa. Desde já agradeço comentários que possam contribuir para uma melhoria da mesma. Peço-vos que não usem "palavrões muito técnicos", porque os meus conhecimentos são básicos.
    A casa será implantada dentro de um lote com +- 3000m e em relação ás coordenadas ando um pouco perdida, lol...

Uma pormenor que desde já alerto é que os quartos tem porta mas são para ser janela...

Obrigada e fiquem bem

Photobucket
    • Anna
    • 9 março 2010

# 2

Loooooooooooool........
    Pois, pois não consegui anexar o ficheiro pq é demasiado grande e não consigo po-lo + pequeno.

Agradeço se possivel ao moderador do forum que me indique um mail para onde possa enviá-lo, para que possa anexar a planta á minha discussão

Obrigado

Anna
  1.  # 3

se o chefe estiver de férias, mande para o meu pagc1966 gmail.com
  2.  # 4

Olhe sem saber quais as envolventes do terreno e onde se situa é dificil omitir uma opinião.
    Pela análise que faço toda a vivência da casa está centrada na piscina, e isso pode ser bom mas tambem pode ser mau. repare que com toda a envolvente em redor da piscina não vai ter muito sol nem espaço para algumas actividades. Isto levando em conta que tem um terreno grande e poderia fazer outro aproveitamento. Isto é apenas uma opinião não é critica, pois para si pode ser confortável essa situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anna
  3.  # 5

Gosto bastante.

Eu tentaria suprimir o pilar e os «arquinhos» entre a sala de estar e a sala de refeições.

Parece que falta um pilar do lado oposto ao que está à frente da casa de petiscos (dá cabo da simetria).

O que é o amendoim gigante no meio do pátio?

Tem áreas perdidas desnecessáriamente. Por exemplo: Para que precisa de um quarto com 5,00mx4,50m? Para mostrar às amigas? É que aquela área toda não serve para nada. É mais espaço para construir, revestir, pintar, aquecer/arrefecer... é só desperdício.

Convinha MESMO saber para que lado é o Norte....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anna
    • Anna
    • 10 março 2010

# 6

Sr Francisco,
    eu penso que o Norte fica na zona da cozinha, mas de qq modo amanhã posso confirmar de modo a poder ajudar-me. Em relação ao interior não é uma piscina, mas sim um pateo interior, para flores, relva, brincadeiras com o filhote ainda nada está decidido em concreto.

A frente do terreno é a que corresponde na planta a sala e quartos. A casa propriamente dita não terá uma frente, pois quizemos direccionar a casa toda para as traseiras

Obrigada Anna
    • Anna
    • 10 março 2010

# 7

Sr. Francisco, eu penso que o Norte fica na zona da cozinha, como não tinha a certeza não queria arriscar, mas amanhã vou procurar saber.

Em relação aos arquinhos foi uma brincadeira que o arq. fez para ver se eu gostava, tipo uma floreira.... Eu pessoalmente também não acho muita graça, em principio aquela zona fica aberta para se um dia + tarde quizer fecho com uma parede de pladur, mas resta-me saber se aquele pilar tem que ficar ali????

E sim tem razão falta um pilar no alpendre.
    O amendoim gigante por enquanto serve para decorar o papel, eh,eh... trata-se de um pateo interior para jardim ou outro ainda não tomamos decisões.

Quais são as outras areas que acha que estão perdidas desnecessáriamente para além do quarto???? Em relação a este já pensei em reduzir um pouco porque não vai fazer diferença e aumentar nos quartos seguintes.

Obrigada

Anna
    • Anna
    • 10 março 2010 editado

# 8

Colocado por: AnnaSr. Francisco, eu penso que o Norte fica na zona da cozinha, como não tinha a certeza não queria arriscar, mas amanhã vou procurar saber.

Em relação aos arquinhos foi uma brincadeira que o arq. fez para ver se eu gostava, tipo uma floreira.... Eu pessoalmente também não acho muita graça, em principio aquela zona fica aberta para se um dia + tarde quizer fecho com uma parede de pladur, mas resta-me saber se aquele pilar tem que ficar ali????

E sim tem razão falta um pilar no alpendre.
    O amendoim gigante por enquanto serve para decorar o papel, eh,eh... trata-se de um pateo interior para jardim ou outro ainda não tomamos decisões.

Quais são as outras areas que acha que estão perdidas desnecessáriamente para além do quarto???? Em relação a este já pensei em reduzir um pouco porque não vai fazer diferença e aumentar nos quartos seguintes.

Obrigada

Anna

Que trapalhada que aqui vai, eu queria responder ao Sr. Luis com este post
  4.  # 9

Olá! Onde será a entrada da casa? Entra directamente para onde? Um quarto com 22,5m2 é assim tão grande???? Não me parece. A sala de estar vai ter dois sofás virados um para o outro? Parece-me que devia configurar melhor essa sala, pois ou tem uma TV bem grande ou os sofás vão ficar no meio da sala. Não percebo nada da matéria mas fico com essa ideia!
  5.  # 10

Gosto do conceito de vila romana....
    Como já foi dito, os pilares no meio da sala e em frente à sala de petiscos têm de desaparecer... Não tem nenhum problema, o eng, só terá de se esforçar um bocadito mais.
    O comentário relativo à mobilia da sala é pertinente, mas quando tirar o pilar fica com mais opções.
    Quando as pessoas entrarem em casa têm de passar no jardim? Na terra? E em frente às casas de banho?
    O escritório é para usar profissionalmente? Se sim eu trocava-o com as casas de banho (terá que re-arranjar os quartos claro), assim se receber alguem no escritório essa pessoa nem tem de entrar na sua casa (pode fazer uma porta para fora...).
  6.  # 11

Era bom ter uma ideia da solução volumétrica desse edificio, e também uma planta de implantação, com a envolvente.
    Mas no decorrer dos posts anteriores, a organização funcional.. parece-me "trapalhona"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  7.  # 12

Ana,

Diga-me uma coisa... você não gosta da envolvente do seu terreno?
    Na minha opinião, a casa está demasiado compartimentada e demasiado encerrada para o interior. Você que dar ênfase ao pátio central da casa, porem está-se a esquecer que tem 3000 metros quadrados e não está a tirar nenhum partido disso.

Eu repensava esse projecto, mantendo a ideia de ter um pátio ao centro, e a possibilidade de promover segunda zona exterior também principal mas sem tirar o protagonismo do pátio.
    Porque não faz dessa segunda zona algo onde coloque a piscina a Sul e que abra para o exterior e comunique com o seu terreno?!

BHP | Arq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aprendiz2
  8.  # 13

tem aqui uma melhoria do pátio na minha opinião:
    atenção á churrasqueira, estes pátios interiores e churrasqueira não ligam.
      Untitled-14.jpg
  9.  # 14

Fernando... daqui a pouco só faltam as ninfas e os romanos a tomarem banho numa piscina aquecida ao centro...
    Ainda está a dar mais sombra ao pátio com essa solução. Não concordo.

O terreno, é no Alentejo? ou Algarve? é importante... caso contrário este tipo de esquema com outros climas... não funciona!
  10.  # 15

Colocado por: bhpFernando... daqui a pouco só faltam asninfase osromanosa tomarem banho numa piscina aquecida ao centro...

e qual era o problema? :) bhp tem alguma coisa contra referencias a arquitectura clássica, renascentista, muçulmana e minimal?
    Colocado por: bhpAinda está a dar mais sombra ao pátio com essa solução. Não concordo.

e como estou a dar mais sombra ao pátio? não percebi...nem sei o que é aquela entrada se é fechada ou não, estou a pensar em planta distribuição, nem de onde é o norte nem se é no deserto do sahara :)

Colocado por: bhpO terreno, é no Alentejo? ou Algarve? é importante... caso contrário este tipo de esquema com outros climas... não funciona!

e porque não funciona? qual é o problema do pátio?
  11.  # 16

e qual era o problema? :) bhp tem alguma coisa contra referencias a arquitectura clássica, renascentista, muçulmana e minimal?

Nenhuma, adoro história da arte! Penso que tudo o que fazemos hoje em dia é uma reflexão da arquitectura passada! Agora so estou a dar a minha opinião... para alem do corredor exterior, contíguo ao pátio, estar demasiado compartimentado, penso que essa compartimentação associado às colunas, não vai ficar bem estéticamente.

e como estou a dar mais sombra ao pátio? não percebi...nem sei o que é aquela entrada se é fechada ou não, estou a pensar em planta distribuição, nem de onde é o norte nem se é no deserto do sahara :)

O Fernando quando colocou essa zona de entrada, que era sem cobertura, ao colocar pilares e uma cobertura em cima ainda encerrou mais o pátio.
    Ou foi impressão minha? ;)

e porque não funciona? qual é o problema do pátio?

Experimente fazer uma casa dessas a norte... depois viva lá dentro!
    • Anna
    • 10 março 2010

# 17

Boas tardes,

vou procurar responder a todos da melhor maneira. Em relação á decoração da sala a disposição dos sofás foi colocada pelo arq. e aquilo que pretende-se será em L direccionados para a lareira e TV, tal como um quarto que tem a cama mesmo ao pé da porta, a disposição será outra.
    Em relação ao escritório não é para receber ninguem por isso parece-me bem a localização. A planta de Implantação não tenho, mas posso dizer que a zona dos quartos + sala estão virados para a frente do terreno e a ideia é no canto inferior direito (quarto principal) criar o acesso ao terreno e á casa em si.
    Também tivemos a ideia de colocar a garagem à esquerda da casa de petiscos o que iria de encontro á ideia do Sr Fernado de aumentar o pateo interior e gozarmos mais a zona envolvente como diz o Sr bph, mas penso que o acesso á casa era mais complicado...

O que acham de no sitio onde está a churrasqueira colocar ai a casa de petiscos, seguida da garagem, mas depois onde coloco a churrasqueira??

E não, não estou no Algarve ou Alentejo, como eu adorava ter um clima assim, estou mesmo na zona Oeste, ora faz sol, ora faz frio...

Obrigada a todos pelas vossas opiniões e fico á espera da continuidade das vossas ideias.

Anna
  12.  # 18

Não me respondeu ao fundamental... ;) visto qu são 3000m²!...
    E o senhor bhp aqui é uma senhora ;)

Colocado por: bhp
    Diga-me uma coisa... você não gosta da envolvente do seu terreno?
    Na minha opinião, a casa está demasiado compartimentada e demasiado encerrada para o interior. Você que dar ênfase ao pátio central da casa, porem está-se a esquecer que tem 3000 metros quadrados e não está a tirar nenhum partido disso.

Eu repensava esse projecto, mantendo a ideia de ter um pátio ao centro, e a possibilidade de promover segunda zona exterior também principal mas sem tirar o protagonismo do pátio.
    Porque não faz dessa segunda zona algo onde coloque a piscina a Sul e que abra para o exterior e comunique com o seu terreno?!

BHP | Arq

Estas pessoas agradeceram este comentário:aprendiz2

13.  # 19

Colocado por: bhppara alem do corredor exterior, contíguo ao pátio, estar demasiado compartimentado, penso que essa compartimentação associado às colunas, não vai ficar bem estéticamente.

estou só a tratar"" do pátio, que apesar de tudo acho muito melhor como organizei na imagem, além que a organização dos pilares podem não ter directamente a ver com o claustro e as aberturas, essas aberturas podem ser o mais dispares possivel, agora se o resto da casa está "trapalhona" como o Pedro disse, está.

Colocado por: bhpO Fernando quando colocou essa zona de entrada, que era sem cobertura, ao colocar pilares e uma cobertura em cima ainda encerrou mais o pátio.
    Ou foi impressão minha? ;)

bhp como sabe que era sem cobertura, eu nem sei isso, neste projecto nem existem projecções das padieiras.
    não vejo problema em ser cobertura na entrada, e se o cliente não quisesse, existe sempre a regra de cumprir esterotomia, deixando os pilares, figurativo de ruína.
    um pátio destes pode ser encerrado totalmente se quiser.

Colocado por: bhpExperimente fazer uma casa dessas a norte... depois viva lá dentro!

volto a não perceber qual o problema?
    tudo depende do tamanho do patio, claro que quanto mais pequeno melhor.
    eu vivia bem, desde que tivesse aquecimento
  14.  # 20

Ok Fernando, estou de acordo com o que disse. Não temos projecção horizontal da cobertura, mas prevejo que ai ela não exista... ------- Ana, existe?!?

Agora um pátio desses, num terreno de 3000 m², para mim não faz sentido...
    Depois, numa zona a norte onde o inverno e a chuva abundam e o sol e calor sejam num curto período de verão, a entrada de luz dentro da habitação e neste pátio (espaço que neste projecto é TÃO importante), é deficiente.

É deficiente porque ainda temos mais ensombramento provocado pelo coberto no corredor exterior e o plano de fachada ser ainda mais atrás.
    Penso que as questões térmicas e essas preocupações deveriam ser importantes e, neste caso, não vejo essa preocupação...

Em qualquer caso, não basta "virar a cozinha a norte"...
    E se gastar "menos no aquecimento" pois houve preocupação no projecto de arquitectura?.. era melhor não era?

Editado:
    Fernando, quanto maior o pátio, melhor! Eu penso ao contrário... mas lá está, com 3000m² nunca viraria a casa para dentro... só se a envolvente fosse uma desgraça

0.0290 seg. NEW