Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: AnnaTambém tivemos a ideia de colocar a garagem à esquerda da casa de petiscos o que iria de encontro á ideia do Sr Fernado de aumentar o pateo interior e gozarmos mais a zona envolvente como diz o Sr bph, mas penso que o acesso á casa era mais complicado...

atenção que deixei a entrada de casa pátio no mesmo sitio, apaguei foram as portas sem querer, :)
    Colocado por: AnnaO que acham de no sitio onde está a churrasqueira colocar ai a casa de petiscos, seguida da garagem, mas depois onde coloco a churrasqueira??

o que eu sugeria era que tapasse a churrasqueira com um armario de madeira por exemplo, ou seja escondesse-a e só a ter em vista quando utilizar a churrasqueira.
    Colocado por: AnnaE não, não estou no Algarve ou Alentejo, como eu adorava ter um clima assim, estou mesmo na zona Oeste, ora faz sol, ora faz frio...

eu não vejo problema nenhum, agora tente é não estender muito o pátio, na planta que está aqui, na minha opinião está um pouco além das medidas, mas é a minha opinião.
  2.  # 2

Colocado por: bhpOk Fernando, estou de acordo com o que disse. Não temos projecção horizontal da cobertura, mas prevejo que ai ela não exista... ------- Ana, existe?!?

não deve existir mas eu preferia que existisse até, para resguardar.
  3.  # 3

Meus comentários:

- Gostei do conceito mas, e admitindo que o norte está para cima, na zona da cozinha, a casa vai ser um pouco para o frio já que a sul somente tem um quarto e.... a garagem....
    - A entrada das visitas é pelo pátio? E se estiver a chover ou muito frio? Vão a correr para a entrada no hall da direita ou em frente para a cozinha?
    - Quando vier carregada com as compras, tem de percorrer uns bons metros até à despensa.
    - Ao sair da garagem vai para o pátio?! E se estiver frio/chuva..... vai a correr para a entrada no hall da direita ou para a cozinha?
    - A I.S social está muito longe da sala (tem de passar pela cozinha.....)
    - O comprimento do escritório podia ser o mesmo dos quartos (no futuro podia torna-lo um quarto)
    - O closet da suite parece-me muito comprido.... porque não torná-lo mais quadrado (alargando para a entrada e estreitando -o)?
    - Prever uma janela no closet...
    - Porquê a suite com 5m? Penso que fica um pouco grande demais.... e depois tem uma I.S. pequena.....
    - Porquê as I.S. tão pequenas proporcionalmente às outras áreas?
    • Anna
    • 10 março 2010

# 4

Boas noites:
    Então aqui vamos nós outra vez,

Em 1º Lugar quero pedir desculpa á bph por trata-la por senhor.
    Em 2º lugar confirmei que o norte fica na esquina (canto sup. dto) da lavandaria.

Em seguida tenho que vos dizer que ponderei se deveria participar aqui ou não, não pelo debate em questão porque estou disponivel para ler as vossas opiniões e se concordar com elas fazer as devidas alterações, mas pelo motivo dos termos técnicos usados por vocês. Como é obvio não me queria expôr ao ridiculo, mas a minha area de formação não é esta, logo não sei o que querem dizer com por ex: "projecções das padieiras"; "projecção horizontal da cobertura"; Os ditos palavrões técnicos que referi no primeiro post.

Peço desculpa bem sei que tentam ajudar...

E agora respondendo a

Colocado por: bhpAna,

Diga-me uma coisa... você não gosta da envolvente do seu terreno?
    Na minha opinião, a casa está demasiado compartimentada e demasiado encerrada para o interior. Você que dar ênfase ao pátio central da casa, porem está-se a esquecer que tem 3000 metros quadrados e não está a tirar nenhum partido disso.

Eu repensava esse projecto, mantendo a ideia de ter um pátio ao centro, e a possibilidade de promover segunda zona exterior também principal mas sem tirar o protagonismo do pátio.
    Porque não faz dessa segunda zona algo onde coloque a piscina a Sul e que abra para o exterior e comunique com o seu terreno?!

BHP | Arq

Estas pessoas agradeceram este comentário:aprendiz2

Gosto sim a envolvente tem uma vista linda, mas para ser sincera inicialmente a minha ideia era uma casa em L, mas como tudo na vida temos que negociar e foi isso mesmo que fiz com o marido porque ele queria em U (eu cedi numas coisas ele cedeu noutras, á que saber viver!!!). No entanto penso que irei envolvermente com o resto do terreno nos meus momentos de lazer, jardinagem, horta, arvores de fruto, compreende... ????
    De qualquer modo aceito a sugestão que fala de promover uma segunda zona exterior se quizer fazer um rabisco tudo bem, mas atenção sem piscina (foi um dos pontos da negociação conjugal, porque a partir do momento que tivesse uma piscina nunca mais punha os olhos no mar, o que para mim não ia ser nada bom pois adoro praia).

Outra questão::
    Acham que a casa vai ficar assim com tão pouca claridade com os alpendres??? A planta inicial apenas tinha uma pergola em frente á cozinha e sala mas desisti da ideia porque de Inverno não iria ser nada funcional e no Verão mesmo com aqueles paninhos bejes todo XPTO atravessar a mesma, bastava a humidade da noite para passarem a ser estampados de pintas bolorentas...

Respondendo a mafgod:

"...A entrada das visitas é pelo pátio? E se estiver a chover ou muito frio? Vão a correr para a entrada no hall da direita ou em frente para a cozinha?..."
    É para isso que existem chapeus de chuvas e casacos. Actualmente moro num apartamento e as minhas visitas esperam na rua enquanto tocam á campainha para eu abrir a porta!!

"...Ao sair da garagem vai para o pátio?! E se estiver frio/chuva..... vai a correr para a entrada no hall da direita ou para a cozinha?..."
    Logicamente que irei para o hall da cozinha, porque fica mais perto, mas também poderei ir até á entrada principal, tenho alpendres para isso mesmo

"...- O closet da suite parece-me muito comprido.... porque não torná-lo mais quadrado (alargando para a entrada e estreitando -o)?
    - Prever uma janela no closet..."
    Não me importo nada de ter um closet grande porque uma das coisas que vou previligiar é o espaço para arrumação sinto essa necessidade actualmente no apartamento. Em relação á janela tem razão sim senhora!!!

"... Porquê as I.S. tão pequenas proporcionalmente às outras áreas? ..."
    Em relação á I.S. no quarto principal penso que tem um tamanho bom. No que respeita á outra com 7,80m já tinha olhado para ela e achado o mesmo, vou propor que aumentem tanto na largura com comprimento, vamos ver se é possivel pq não queria perder o espaço contiguo de arrumação.

Uma vez mais muito obrigada pelos vossos comentários e fico aguardar muitos mais pois serão sempre bem vindos

Anna
  4.  # 5

Colocado por: Annalogo não sei o que querem dizer com por ex: "projecções das padieiras"; "projecção horizontal da cobertura"; Os ditos palavrões técnicos que referi no primeiro post.

o que a bhp perguntou e eu estava a falar também foi se está prevista alguma cobertura logo à entrada do pátio, nessa porta central, ou se é tudo aberto.
    • Anna
    • 11 março 2010

# 6

Colocado por: Fernando Gabriel
    Colocado por: Annalogo não sei o que querem dizer com por ex: "projecções das padieiras"; "projecção horizontal da cobertura"; Os ditos palavrões técnicos que referi no primeiro post.

o que a bhp perguntou e eu estava a falar também foi se está prevista alguma cobertura logo à entrada do pátio, nessa porta central, ou se é tudo aberto.

Nada Sr. Fernando é tudo aberto

Anna
  5.  # 7

Eu já desconfiava...

Nada Sr. Fernando é tudo aberto
    Anna

Agora quanto ao terreno e como você o descreve, "Gosto sim a envolvente tem uma vista linda"... deixe-me que lhe diga que devia repensar todo o projecto...
    Por esse motivo, que já argumentei atrás, e também por não se tratar de uma casa no centro/sul, devido à temperatura VS pátio (da forma que está no projecto).

Esta é a minha opinião
  6.  # 8

Colocado por: AnnaÉ para isso que existem chapeus de chuvas e casacos.
    Não tem filhos, pois não? ;-)

Colocado por: AnnaLogicamente que irei para o hall da cozinha, porque fica mais perto, mas também poderei ir até á entrada principal, tenho alpendres para isso mesmo
    Compras numa mão, chapéu de chuva na outra? :-)

Colocado por: Anna"...- O closet da suite parece-me muito comprido.... porque não torná-lo mais quadrado (alargando para a entrada e estreitando -o)?
    - Prever uma janela no closet..."
    Não me importo nada de ter um closet grande porque uma das coisas que vou previligiar é o espaço para arrumação sinto essa necessidade actualmente no apartamento. Em relação á janela tem razão sim senhora!!!
    A ideia era manter a área mas com outra disposição, e com melhor aproveitamento.
  7.  # 9

Colocado por: mafgod
    Colocado por: AnnaÉ para isso que existem chapeus de chuvas e casacos.
    Não tem filhos, pois não? ;-)

Vou concordar com a Anna. Também gosto muito desses pátios e antes de entrarmos em casa, estamos ao ar livre. É igual. Eu quando quero entrar em casa primeiro tenho que passar pela rua e levo com a chuva e com o vento, até entrar pela porta de casa. É a mesma coisa com esse pátio . O pátio é o jardim, é ao ar livre. A vida é mesmo assim, quem anda na rua, molha-se :P
  8.  # 10

Colocado por: MartaDTambém gosto muito desses pátios e antes de entrarmos em casa, estamos ao ar livre. É igual. Eu quando quero entrar em casa primeiro tenho que passar pela rua e levo com a chuva e com o vento, até entrar pela porta de casa. É a mesma coisa com esse pátio . O pátio é o jardim, é ao ar livre. A vida é mesmo assim, quem anda na rua, molha-se :P
    Não me referia ao pátio em si... aliás, comecei por dizer que gostava do conceito....
    Eu moro num prédio com parqueamento na cave. Tendo dois carros, um deles tem de ficar na rua, sendo este o carro em que geralmente saímos os 4.
    Quando chegamos os 4, no carro que fica na rua, à noite ou com chuva, não é nada agradável pegar nas crianças ao colo e andarmos à chuva e/ou ao frio cerca de 5 metros até à entrada do prédio.
    Por isso, havendo terreno e estando ainda em projecto, deveria de ter em atenção a este ponto (e claro manter o conceito do pátio....).
    Se a MartaD pudesse escolher entre estacionar na cave, apanhar o elevador e entrar no apartamento sem apanhar nem frio nem chuva, não escolheria esta opção?
  9.  # 11

Eu também moro em apto mas como tenho 3 lugares de garagem, realmente não ando pela chuva. Mas em casa dos meus pais apanhava sempre chuva porque se estacionava na rua , ainda tinha que abrir o portão que estava sempre fechado à chave (moradia) e tinha que fazer isto tudo depressa ,mas morei assim anos e anos e não me mete confusão nenhuma.
    Ter aquele pátio ou não ter, eu prefiro ter e apanhar uma chuvita de vez em quando :P Só se puser uma parte coberta até à casa. Mas eu própria ando a fazer esboços de plantas e fiz uma com um pátio interior a céu aberto e por isso quando entro tenho que passar pelo pátio de céu aberto. Não me incomoda nada quando há chapéus de chuva ;)
  10.  # 12

Incrível como as pessoas se fixam com uma ideia, mesmo que lhes mostrem por A+ B que a ideia tem mais desvantagens do que vantagens.

Acho lindamente a ideia do pátio interior, mas pq é que a entrada da casa tem de ser por ali? Falou-se da chuva, das compras, das crianças, da lama, e ouve-se responder "para isso é que existem chapéus de chuva". E depois o pátio não deveria ser um local tranquilo, privado, de relax? Caramba, até o entregador de pizzas vai andar ali metido. Porque não pensar numa entrada principal a dar para o terreno, mais ou menos na zona onde actualmente tem o escritório?

Anna, pode perfeitamente ter uma casa em U, ou até mesmo em quadrado, mas nunca limite a funcionalidade em prol da estética. Daqui a meia dúzia de anos, estafada de levar com aguaceiros em cima durante minutos e minutos antes de conseguir entrar em casa, vai dizer "que parva que eu fui".
    • Anna
    • 30 março 2011

# 13

Coincidência ou não foi á 1 ano que expus a minha planta... li os vossos comentários, aceitei alguns dai as alterações que abaixo vos exponho.

Penso que seja desta que vamos dar andamento ao nosso sonho...

Opinem que eu agradeço!!!

O Norte do terreno fica no canto superior direito (lavandaria)

Obrigada

Anna
  11.  # 14

Olá Anna,

Aqui vão algumas ideias de melhoria e pedidos de esclarecimento:

1. O hall de entrada é dividido por uma porta dupla. Porquê? E consegue enfiar ali um armário (embutido ou não) para casacos, chapeus de chuva, etc?

2. Percebo o que é que está a tentar fazer na suite, mas parece-me que não tem espaço suficiente para. A cama fica ali naquele canto estranho...

3. Duas casas de banho para uma casa tão grande parece-me muito pouco.

4. Gosto dos quartos individuais. O bloco dos quartos teria a ganhar em ser perfeitamente rectangular. Por um lado, aquela saliência do wc para o pátio central desapareceria, tornando o todo mais harmonioso. Por outro, você poderia fazer ali 3wc: um para servir o seu quarto, outro geral (ao meio) e um outro pequenito para servir a sala e zona social.

5. Para fazer respirar melhor o patio central, talvez pudesse acrescentar mais um metro à sala de jantar (que agora é demasiado quadrada... salas de jantar rectangulares são mais práticas de decorar e usar).

6. Eu trocava a garagem com a zona de churrasco/sala de petiscos. Assim a garagem (com entrada dos carros a nordeste) fica mais perto de casa (quem sabe até com uma porta directa para o corredor da lavandaria), e a zona de convívio pode comunicar melhor com o terreno enorme que você tem, em três direcções: casa (pátio central), sudoeste e noroeste.

7. Tem uma bruta lareira na sala de petiscos, gostei. Planeia ter também uma minicozinha ali?

Penso que é tudo. Bom projecto!

I.
    • Anna
    • 30 março 2011

# 15

Boa Noite Italiano,

está a ver que não havia necessidade de ralhar comigo no seu post anterior...lol, eu ao postar é mesmo para ouvir criticas construtivas e para ponderar sobre elas e assim o fiz (foi só para me meter consigo...eh,eh)

Em relação á sua opinião e esclarecimentos passo a citar o seguinte:

A porta dupla que liga o hall á casa vai desaparecer, não quero porta nenhuma, se as outras que dão acesso á sala e quartos estiverem fechadas, a privacidade mantem-se.

Em relaçao á suite é uma brincadeira que quero experimentar se não gostar, irá para a parede sul

Na planta anterior efectivamente tinha + um WC, pensei actualmente também tenho duas e é o suficiente (era mais uma divisão a limpar, sim também tenho que pensar neste pormenor). A IS principal será usada por nós ou familia, e a IS pequena ao pé da lavandaria irá dar apoio quando necessário á adega, sem haver necessidade de entrarem em casa

Em relação ás divisões sempre gostei mais de divisões quadradas uma especie de fetiche, vai-se lá entender!!!

Na Adega até gostava que ela fosse maior, para pôr uma minicozinha e um WC, mas como se costuma dizer "NO MONEY, NO FANNY"

A minha duvida nesta casa é se mantenho a porta na sala que dá para o alpendre ou se a ponho na parede na sala de refeições que dá para o alpendre??? E no sitio da porta punha uma janela... Não sei o que faça...

Obrigado

Anna
  12.  # 16

Anna

a meu ver, acabava com o alpendre da sala, ou pelo menos fazia-o extra volume, assim alinhava a sala pela das refeições, ganhando espaço na "perna" do U referenta aos quartos e ai metia entre eles a wc, "limpando" o U.
    Outra coisa que não entendo muito bem, pois não temos acesso á envolvente e acessos exteriores, é porque razão o hall principal não tem acesso tambem pelo interior do U, pois como está parece-me a porta do castigo, para alem de nesse espaço poder ter ai a wc, por exemplo, originando apenas uma zona de hall. Repare que de qq das maneiras já tem a casa dividida pelo mesmo em termos de quartos e zona social, ou seja terá sempre que passar pela sala para ir á cozinha.
    • Anna
    • 30 março 2011

# 17

Boa noite Marco, não entendo muito bem o que quer dizer...

refere-se ao alpendre da sala virado para o interior do U ou o outro junto á sala de refeições? Se for este ultimo não está fora de questão retirá-lo até porque estou com algumas duvidas em relação aquela porta.

Em relação ao hall, regra geral e da experiência que tenho com diversas familias o hall serve para "enfeitar "a casa , é verdade a maior parte das familias entram pela porta de serviço. No meu caso acho que não vou fugir á regra visto que ao estacionar na garagem é mais facil percorrer o alpendre até á zona onde está a despensa que dá acesso á cozinha.
    E sim tem razão como nãotem acesso á envolvente não lhe é facil perceber. O hall será para uma situação ocasional (digo eu!! Isto no papel é mto bonito, mas a práctica é que vai dizer: "Se" tivesse sido assim era melhor... tenho que aguardar e experenciar.

Obrigado

Anna
  13.  # 18

Anna

sim é esse alpendre junto ás refeições.
    Não entendeu o que lhe quis dizer acerca do hall, repare que neste momento tem um hall e um 2º hall de distribuição, o que eu disse foi que se entrassse pelo U tinha tambem um hall em que para a direita tinha os quartos e para a esquerda a sala e o espaço onde está agora o hall de entrada seria para a wc por exemplo. Penso que esta ideia de U ganhava força se o pátio fosse o "palco maior" , por onde se acedia e visivel até pelo corredor dos quartos, ou seja aquela wc ali como está parece contra natura.
    Mas como disse não conheço a envolvente, e se permanecer a opção por ter uma entrada pelo lado onde está agora o hall, então pelo menos fazia esse hall no espaço onde está agora o tal alpendre. É que esse hall onde está agora, é precisamente o que me desagrada completamente nesta planta.
  14.  # 19

Colocado por: AnnaEm relação ao hall, regra geral e da experiência que tenho com diversas familias o hall serve para "enfeitar "a casa , é verdade a maior parte das familias entram pela porta de serviço. No meu caso acho que não vou fugir á regra visto que ao estacionar na garagem é mais facil percorrer o alpendre até á zona onde está a despensa que dá acesso á cozinha.

Porque não se livra do Hall?!?

Numa casa dessas, o Hall , é o pátio U

PS: Esta planta, ainda assim necessita de ser mais optimizada... Havia uma ideia inicial (na planta original), que se perdeu.
    • Anna
    • 31 março 2011

# 20

Obrigado a todos pela vossa colaboração ainda vou ponderar alguns aspectos.

Em relação ao hall que tb tem-me dado muita dor de cabeça sr Marco, a frente da casa é mesmo a parte onde está o hall e quartos

Anna

0.0253 seg. NEW