Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde , a minha mãe vivia com um senhor viuvo ha 15 anos. Esse senhor tinha uma pensão de viuvez. O senhor morreu. A minha mãe pode receber alguma pensao ? Obviamente que nao pode receber a pensao de viuvez que ele recebia, pois vem da 1a mulher. Mas em relação a una eventual pensao dele , é possível? Obrigado
  2.  # 2

Se ele ainda recebia a pensão do casamento anterior é porque não mudou o seu estado civil de viúvo. Não tendo celebrado qualquer relação oficial com a sua mãe, pelo que, não terá direito a qualquer pensão.
  3.  # 3

Basta pesquisar um pouco " pensão de viuvez em união de facto" e terá resposta ao pretendido.
    contacte a Segurança Social.
    https://www2.gov.pt/servicos/requerer-a-pensao-de-viuvez
    GUIA PRÁTICO:
    https://www.seg-social.pt/documents/10152/15021/7012_pensao_viuvez/a85905a3-900e-41ab-b8e1-b2d1371abdfb
  4.  # 4

Obrigado. Eu li isto anteriormente. A questão é que acho estranho que a minha mae possa ter uma pensão vinda de um viuvo que passou anos a receber uma ótima pensao da sua mulher falecida. É um caso que a ser assim nos benéficia mas que , pra ser sincero, me parece completamente descabido porque no fundo o senhor com quem a minha mae vivia passou anos a declarar se viuvo e a usufruir da pensão e na pratica não era viuvo , ou seja beneficiou de uma pensao de viivez e a minha mae indirectamente tambem e agora a minha mae tem direito a uma pensao vinda dele. Não concorodo com a lei, entao. Mas ainda bem pra nos
  5.  # 5

Colocado por: BelhinhoSe ele ainda recebia a pensão do casamento anterior é porque não mudou o seu estado civil de viúvo. Não tendo celebrado qualquer relação oficial com a sua mãe, pelo que, não terá direito a qualquer pensão.

Entao e se fosse solteiro e vivesse em união de facto ? Quem vive em união de facto tem direito a pensão
  6.  # 6

Colocado por: Jbarbosa1se fosse solteiro
    Se fosse solteiro, não era viúvo.
  7.  # 7

Acho que a viúva/o só tem direito a pensão de viuvez se ganhar menos de +/- 400€ caso contrário já não tem direito.
    Tenho ideia que agora é assim mas posso estar enganado.
  8.  # 8

Não é por não estarem casados ou em união de facto declarada, que a sua mãe não tem direito. O meu sogro também esteve numa situação parecida, e também pensava que não tinha direito a nada por esse motivo. Porque nunca fizeram a união de facto porque a pessoa era muito doente e tinham medo que o facto de se juntarem em união, pudesse afetar as prestações sociais dela. No fim de contas teve direito como se tivesse a união.

A sua questão quanto à SS e a pensão de viuvez que ele já recebia, é de facto um problema, mas é da SS. A SS tem que fiscalizar como deve ser. Se tem algum problema que caia sobre o beneficiário a quem atribuiu o apoio e não devia. À sua mãe não lhe vai exigir nada porque tem que provar que foi beneficiaria do apoio. E a sua mãe para todos os efeitos não sabia de pensão nenhuma que ele recebia. Nem a SS consegue construir um caso desses, e mesmo que tentasse um advogado desmanchava a coisa em dois tempos.

Tenha zero pena da SS. É dos órgãos públicos mais incompetentes que existe. À pala da incompetência deles fizeram-me devolver 6 meses de desemprego que eram meus por direito. Tinha 20€ na conta e não sabia como ia pagar a renda no mês seguinte. Foi o meu bater no fundo na altura. A vida dá muita volta, e agora a vida é-lhes mais complicada sempre que os caminhos se cruzam.
  9.  # 9

Obrigado!

0.0133 seg. NEW