Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Pelo segundo ano consecutivo, parece-me que estou novamente a ser atacado pelo brutal Blissus insularis... o ano passado foi a escalracho todo fora e este ano parece-me que está a começar a amarelar apesar da chuva e da agua que tem levado.

Já estive a mexer na relva para ver se havia pra lá o dito Blissus e vejo lá alguns insetos, mas não consigo identificar se será o respetivo...

O ano passado após alguma investigação vi que era possivel comprar no Leroy o POLYSECT ULTRA SL, o qual já foi aplicado 2 vezes num intervalo de 15 dias, mas parece que não resolveu, porque a bixarada ainda ali anda.

Encomendei "PROTECT GARDEN INSECTICIDA CHOQUE EW" para ver se consigo safar a coisa, e estou a aguardar a entrega...

Estes produtos estão descritos no seguinte documento:
    https://www.draplvt.gov.pt/alimentacao/avisos-agricolas/Documents/Alerta%20Fitossanitario%20n_5_Blissus%20insularis_AUTORIZACAO%20EXCECIONAL%20%20EMERGENCIA%20N_2023_01%20(retificada).pdf

A minha questão é... alguém conhece algum produto ou alguma tecnica que possa safar este relvado? parece-me que o ataque está no inicio e já sei o que aí vem se não fizer nada...

Obrigado a todos.
    • zed
    • 4 outubro 2024

# 2

Aqui é todos os anos, mas nunca dizimou por completo. Fins de Agosto é quando se começa a notar.
    • SACS
    • 4 outubro 2024

# 3

Metam uma foto por favor.
    Eu também tenho um problema idêntico, mas nada tem a ver com bichos.
  2.  # 4

Em que zonas do país têm tido este problema?
  3.  # 5

Algarve e Margem sul... é onde tenho conhecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  4.  # 6

Bem não tenho a minima duvida que é o raio do Blissus... o branco na parte de trás é inconfundível infelizmente... estou a aguardar impacientemente a chegada do Protect Garden... e rezar para que funcione... mas depois de ter aplicado duas vezes o Polysec com um pulverizador... já não sei o que diga...
    Concordam com este comentário: zed
    • SACS
    • 6 outubro 2024

# 7

Fotos
    • zed
    • 12 outubro 2024

# 8

Colocado por: Pedro BarradasAlgarve e Margem sul... é onde tenho conhecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Lisboa.
  5.  # 9

Foto do criminoso... consegui apanhar um que estava morto junto as raizes.
    Blissus insularis Barber

Aqui está ele como já suspeitava.

Felizmente o produto aplicado está a fazer efeito. Ontem dei a segunda "de mão" mas com uma semana de aplicação parece-me que há recuperação.

Daqui a 7 dias aplico novamente "PROTECT GARDEN INSECTICIDA CHOQUE EW". No meu caso, apliquei o bico do pulverizador junto as raizes porque o malvado do bixo nao anda na folha do escalracho, anda junto a raiz. Portanto pulverizar... não sei se solucionará por si só o problema... optei por chegar-lhe mais proximo o produto.

Vamos ver como se comporta a coisa nos proximos dias.

Já agora.. não sei se foi por má aplicação minha, mas não vi grandes resultados com o POLYSECT ULTRA SL.

0.0133 seg. NEW