Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Preciso de adquirir uma motobomba para reserva a uma bomba submersível (eventuais avarias). O poço tem cerca de 7 metros de fundo. Alguém tem opinião destes aparelhos? Será uma solução viável? A ideia é também precaver uma eventual falha de energia.

Obrigado.
    • RMPG
    • 5 outubro 2024

# 2

Uma motobomba para essa profundidade nao sera uma boa soluçao pois a capacidade de aspiraçao fica no limite, nao oconhecendo a situação mas apenas pelo que descreve, uma bomba submersivel sera mais adequado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CaraM
  2.  # 3

Colocado por: RMPGUma motobomba para essa profundidade nao sera uma boa soluçao pois a capacidade de aspiraçao fica no limite, nao oconhecendo a situação mas apenas pelo que descreve, uma bomba submersivel sera mais adequado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CaraM

Eu tenho uma bomba submersível a funcionar normalmente a motobomba seria só para SOS e para eventuais falhas de luz..
    Quando diz que fica no limite não tem a ver com a capacidade de aspiração da bomba? As que tenho visto algumas dá para 7, 9, 30 metros...
  3.  # 4

Colocado por: CaraMAs que tenho visto algumas dá para 7, 9, 30 metros
    nenhuma bomba puxa agua a mais de 7 metros por questões físicas da coluna de agua
    Concordam com este comentário: Dias12, RMPG
  4.  # 5

Colocado por: jorgealvesnenhuma bombapuxaagua a mais de 7 metros por questões físicas da coluna de agua

Mas então quando tem esta informação:

Altura de aspiração (em m) 9

Não significa que eleva a agua a 9 metros? ou seja, do poço até à descarga?
  5.  # 6

Eu encomendei uma hoje justamente para o mesmo fim. Não vá o diabo tecê-las. Tem 6,5 cv e puxa até 20m de altura com um caudal de 28m3 por hora.
    Quando a testar depois digo.
    Mas acho que vou gastar outro tanto na mangueira de bombeiro do que o que gastei na moto bomba com carro.
    A moto bomba que encomendei custa cerca de 600€
  6.  # 7

Colocado por: CaraMBoa tarde,

Preciso de adquirir uma motobomba para reserva a uma bomba submersível (eventuais avarias). O poço tem cerca de 7 metros de fundo. Alguém tem opinião destes aparelhos? Será uma solução viável? A ideia é também precaver uma eventual falha de energia.

Obrigado.

Não sai mais barato comprar um gerador elétrico?
    • Dias12
    • 7 outubro 2024 editado

# 8

Colocado por: CaraM

Mas então quando tem esta informação:

Altura de aspiração (em m) 9

Não significa que eleva a agua a 9 metros? ou seja, do poço até à descarga?

O máximo físico que uma bomba consegue aspirar são 10 m (altura de água correspondente à pressão atmosférica).
    Mas depois cada bomba tem uma altura própria que subtrai a esse valor para impedir que a água se transforme em vapor por trás das pás do impeler.
    Por isso que o jorgealves referir que o máximo que existe são bombas a aspirar 7 m.

Depois ainda há a altura de elevação e essa é a altura que a bomba consegue mandar água medida na vertical.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CaraM
  7.  # 9

Colocado por: Joao Diasomendei custa cerca de 600€

Ui 600€ é um valor elevado...estava a pensar em gastar metade... caso a submersível deixe de funcionar também a substitui-o.. isto seria mesmo para uma eventualidade.
    Mas agradeço o feedback quando o puder dar. ;)
  8.  # 10

Colocado por: rjmpires
    Não sai mais barato comprar um gerador elétrico?

Uma UPS também limitaria em caso de corte de eletricidade... a bomba gasta 1000kw/h e uma UPS de 2000 p.e. duraria num máximo 2 horas.. posso estar a pensar mal, também ainda ando a pensar na melhor alternativa e já mudei de ideias várias vezes ...
    •  
      larkhe
    • 7 outubro 2024 editado

# 11

Aqui a uns anos +20 , fizemos afundamento de um poço dos 8 metros para os 20, na altura a motobomba tb não tirava agua , depois alguém nos falou na injeção de agua por retorno compramos um dispositivo que foi acoplado a motobomba que permitia retirar agua até aos 15 metros +-, não me lembro do nome do dispositivo mas o sistema era idêntico a este, possivelmente até ia a mais nunca ensaiamos.

https://www.youtube.com/watch?v=umjd-9G3LoY

Edit a capacidade da bomba reduz uns 30% pelo menos no nosso caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CaraM, Dias12
  9.  # 12

Uma UPS também limitaria em caso de corte de eletricidade... a bomba gasta 1000kw/h e uma UPS de 2000 p.e. duraria num máximo 2 horas.. posso estar a pensar mal, também ainda ando a pensar na melhor alternativa e já mudei de ideias várias vezes ...

Uma UPS 2000w não aguenta 2 horas no consumo de 1000w, uns 15 minutos talvez.

2000w é a potência máxima, não 2000w/h.
  10.  # 13

Colocado por: Varejote

Uma UPS 2000w não aguenta 2 horas no consumo de 1000w, uns 15 minutos talvez.

2000w é a potência máxima, não 2000w/h.

Pois... estava a considerar que seria a capacidade de acumulaçãoe não de potência máxima...
  11.  # 14

Colocado por: Joao DiasEu encomendei uma hoje justamente para o mesmo fim. Não vá o diabo tecê-las. Tem 6,5 cv e puxa até 20m de altura com um caudal de 28m3 por hora.
    Quando a testar depois digo.
    Mas acho que vou gastar outro tanto na mangueira de bombeiro do que o que gastei na moto bomba com carro.
    A moto bomba que encomendei custa cerca de 600€

Já usou a sua? :)
  12.  # 15

Já usou a sua? :)

Felizmente não. E espero nunca ter de usar
  13.  # 16

Colocado por: Joao Dias

A ver se não :) assusta-me as falhas de energia. Infelizmente a minha casa acho que tem um problema de projeção... leva com muita água! Da rampa da via pública + rampa garagem...
    Ando a ver uma bomba de 4,6km - 6,3 cv para 14.000l/h... neste momento a bomba que tenho submersa é para 12.000l/h.
  14.  # 17

Colocado por: Joao Dias

Já agora, as mangueiras que comprou, de sução e de saída, como são? são iguais ou materiais diferentes?
    • RMPG
    • 27 janeiro 2025

# 18

Já agora, as mangueiras que comprou, de sução e de saída, como são? são iguais ou materiais diferentes?

A mangueira de sucção tem que ser "rigida" semi-rigida", vulgo- corpo chupador...

Na saida para ser mais facil de manusear utilize uma mangueira flexivel.. tipo as usas nos veiculos dos bombeiros.. em lojas como por exemplo a agriloja encontra esse material
  15.  # 19

Colocado por: RMPGA mangueira de sucção tem que ser "rigida" semi-rigida", vulgo- corpo chupador...

Na saida para ser mais facil de manusear utilize uma mangueira flexivel.. tipo as usas nos veiculos dos bombeiros.. em lojas como por exemplo a agriloja encontra esse material

Obrigada!

0.0188 seg. NEW