Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: VarejoteSoliva está em idade militar, será mobilizado e a latas que vai comer são a ração de combate,

Que seja .. fica a minha família orientada.
    Apesar que duvido que com a NATO a população seja mobilizada de início .
    Avançam primeiro as companhias já colocadas ao dispor da organização, de seguida os militares activos e de seguida os de reserva.
    Mas como disse …. Mobilizado ou não desde que a minha família esteja orientada e nao passe fome .
    Venha o que vier.

Quanto aos 40Km … não imagino que houvesse frentes de guerra em solo nacional. Bombas provavelmente cairiam … drones certamente .
    Mas duvido que gastassem material em Portugal que não fosse na base das lajes ou sítios de armazenamento militar:
    • AMG1
    • 5 outubro 2024

# 22

Mas estão mesmo a prever a possibilidade de uma guerra convencional entre a NATO e a Russia?
    Quanto ao médio oriente, a meu ver o maior risco que corremos, não será bélico mas económico. Na eventualidades do conflito se generalizar aos vários paises da zona, o que virá daí pode ser uma crise energética sem precedentes, que atingirá a europa e o mundo em força.
    • Soliva
    • 5 outubro 2024 editado

# 23

Colocado por: AMG1Mas estão mesmo a prever a possibilidade de uma guerra convencional entre a NATO e a Russia?

Sim … já vi como possibilidade remota , actualmente vejo-a como uma certeza que poderá ter início inclusivé em 2025.
    Dependerá de como correr a ofensiva de Inverno eleições Americanas.
    Estão actualmente a decorrer os maiores treinos conjuntos da NATO junto á fronteira e a Polónia há meses que anda a recomendar stocks alimentares aos civis.
    Tenho um conhecido que faz bastante serviço na Polónia e em Abril deste ano obteve contrato para “avaliar e reabilitar um punhado de bunkers “ tendo inclusive de assinar documentos para o impedir de mencionar a localização destes.
    Alguns dos bunkers assim que tiveram os trabalhos semi terminados , começaram a ser apetrechados com comida , roupas , medicamentos, rádios e caixas que o meu conhecido aposta que seriam material de munição, pois foram colocados numa sala específica no bunker.

No Médio Oriente concordo consigo , serão consequências económicas mas que terão um impacto inflacionário brutal especialmente nas pequena economias.

Não digo que pode não acontecer , no entanto pelo que vejo e ouço dos países fronteiras … eles estão a preparar-se.

Daí ter aumentado a minha capacidade de produção , stock e ter vendido a minha casa em Lisboa e adquirido casa com terreno um pouco mais distante mas que me livra de estar preocupado com futuras taxas de juro e inflação.
    O ideal era estar preparado para 2 anos de …. Quezílias militares e económicas , se não para mim que seja para os meus pais.
    • AMG1
    • 5 outubro 2024

# 24

Eu não ponho de lado que o conflito ucraniano possa escalar, para um conflito Rússia/Nato, mas não vejo essa escalada como um conflito convencional. Estaremos sempre perante um conflito com o recurso essencialmente a um tipo de armento de medio/longo alcance, ainda que possa até certo ponto não ser nuclear.
    Não vislumbro grande avanços terrestes, que ate poderão acontecer na fronteira leste da Nato, mas muito limitados. Mais depressa alguém dá início ao exterminimo de muitos milhões de pessoas do que corre o risco de entrar em invasões ao estilo da ultima grande guerra, que no fim acabaria da mesma maneira.
    A campanha de inverno na Ucrânia, está muito mais dependente de quem ganhe as eleições americanas do que dos acontecimentos no terreno. Ainda assim seja quem as ganhe, a paz não a vejo como próxima. Porque mesmo a paz do Trump, não é mais do que dar carta branca ao Putin para fazer o que quiser, mas isso não sera paz nenhuma, apenas muda a natureza do conflito e a europa vai continuar a ser efectada por ele.
    Já no medio oriente, ate pode ser que uma nova liderança americana consiga fazer o que Biden já nao consegue, mas não estou nada animado quanto a essa possibilidade.
    Os paises da região, com exclusão do Irão, pouco lhes importa que israel dizime o Hamas ou o Hezbollah, mas se Israel for longe demais, como parece já estar a ser sinalizado pelos aliados americanos nas região e bem moderados como a Jordânia, ou mesmo a Arábia Saudita, aquilo pode descarrilar rapidamente para um conflito aberto cujas proporções e impacto se vai fazer sentir em todo o mundo.
    No meio disto tudo, a UE continua sem uma voz que se ouça em lado nenhum. Se o Trump libertar o Putin e ele ocupar a Ucrânia e aquilo virar o faroeste, que soluções tem a europa? Será que é voltar aos negócios com o Putin?
    Quanto ao conflito no medio oriente, ainda esta semana tivemos um episódio caricato sobre a posição da UE. O Guterres foi considerado por Israel "persona non grata", claro que isto só tem significado simbólico, mas nem para condenar esta atitude de Israel a UE esteve alinhada. A maioria dos paises ficou-se por "lamentar" o facto. Incluindo o governo português, enquanto p.e. o espanhol o "condenou". Eu sei que isto são palavras, mas a diplomacia vive disso e também é com palavras que se exprimem valores e principios. Óbviamente que já nem menciono o facto do homem até ser português.
  2.  # 25

Nunca vai escalar para um conflito com NATO. A não ser que haja o uso de armamento nuclear, a Rússia não tem qualquer possibilidade de se opor à NATO. Seria suicídio.
  3.  # 26

Colocado por: rjmsilvaNunca

Eu cá não tenho essas convicções tão contundentes.
    • AMG1
    • 5 outubro 2024

# 27

Colocado por: rjmsilvaNunca vai escalar para um conflito com NATO. A não ser que haja o uso de armamento nuclear, a Rússia não tem qualquer possibilidade de se opor à NATO. Seria suicídio.

Os regimes totalitários, quando visualizam o seu fim, também costumam manifestar tendências auto destrutivas/suicidas, esse é o meu maior receio.
  4.  # 28

Até porque a ser honesto um confronto militar directo Nato /Russia que dure uns meses suficientes para provocar danos e quebrar as linhas de frente de combate e ponha os russos a fugir de volta para o seu território , será o suficiente para provocar uma queda de regime na Rússia e esse para mim é o final outcome.

E os ditadores e líderes de regimes autoritários não tem qualquer problema de tomar decisões suicidas … até porque não são eles a combater.

Agora nunca …. ?! … já estamos em guerra … desengane-se quem acha que não.
    Hoje em dia a palavra guerra é substituída por sinónimos mais softs … conflito … operação especia … crise … lutas … confronto.. por motivos de estabilidade social .
  5.  # 29

Colocado por: rjmsilvaNunca vai escalar para um conflito com NATO. A não ser que haja o uso de armamento nuclear, a Rússia não tem qualquer possibilidade de se opor à NATO. Seria suicídio.

Sério que acha mesmo que a Rússia não tem qualquer possibilidade com a Nato?!

Mas que capacidades tem a Nato concretamente apesar de retórica e teoria? Acha que é fácil articular um verdadeiro exército de dezenas de países na prática? Se articular o exército de apenas um país por vezes é complicado, imagine de dezenas, cada um com posições e poder económico diferentes! Diga lá qual foi a guerra a sério que a Nato já tenha entrado e em que deu provas de ser um grande e eficaz exército?

As vossas opiniões são baseadas apenas na propaganda ocidental que está instalada e que passa em todos os canais de TV ocidentais, serve para a lavagem cerebral e um povo manipulado e mal informado, ajuda muito para o apoio e continuidade de uma "guerra" sem sentido.

Procure saber o que está a acontecer na realidade no campo de batalha, porque as TV's não lhe passam a realidade, apenas passam a versão alinhada com a propaganda ocidental, se não o fizerem, serão acusadas de serem apoiantes do regime Kremlin.

Faz-me lembrar a conversa inicial do ocidente no início do conflito a difundir a ideia de que a Rússia não tinha capacidade de suportar uma guerra destas tendo em conta que só tinha munições e combustível para 3 dias de guerra. Afinal quem ficou primeiro sem munições foi precisamente o ocidente... Que só por acaso é suportado por mais de 50 países, em que a maioria são os "ditos ricos"!

Não esquecer que num conflito global e sério entre bloco ocidental vs oriental a Rússia terá o apoio total da China.
    Para além de que a Rússia está a adaptar-se bem e a aprender muito com esta nova guerra dita "moderna", ou seja, já estão a preparar-se para as novas guerras modernas, em que praticamente se resume à utilização de drones.

Qual é a experiência da Nato para combater nesta nova realidade e neste tipo de cenário?! Os Leopard's alemães e os Abrams americanos entraram na linha da frente como sendo uma grande vantagem e foram destruídos como brinquedos, basta 1 drone para os neutralizar (já vi muitos vídeos de eles a serem destruídos), lógico que isso as TV's não te mostram, nem convém.

A marinha nas guerras futuras vai passar a ser uma força inútil, tendo em conta a novidade de utilização dos drones marítimos suicidas, assim como os misseis hipersónicos, os porta-aviões que até aqui eram uma grande vantagem, passam a ser alvos muito fáceis de abater!

E depois, quem é que a Nato tem disponível para ir para uma linha da frente? Esta nova geração de "florzinhas de estufa" que se ficam sem internet, sem conforto e sem a proteção dos papás, começam a chorar compulsivamente?
  6.  # 30

Você não sabe do que fala. A Rússia não consegui derrotar a Ucrânia em mais de 2 anos.
    A NATO tem uma superioridade tecnológica incomparável. Em menos de duas semanas teria a supremacia aérea de todo o teatro de operações, o que imepediria por completo a manobra das forças terrestres russas. Um exército que não consegue manobrar, apenas consegue defender e não por muito tempo.
    • Soliva
    • 5 outubro 2024 editado

# 31

Colocado por: justmeDiga lá qual foi a guerra a sério que a Nato já tenha entrado e em que deu provas de ser um grande e eficaz exército?

A ser honesto … qual foi a guerra a sério em que a Rússia deu provas de tal coisa também ?
    A NATO ainda não combateu é facto … achar que a Rússia lá porque anda constantemente em conflitos que perduram sem grandes conquistas a não ser uma península aki e uns m2 ali …é prova de grande experiência é de rir.

Colocado por: justmeProcure saber o que está a acontecer na realidade no campo de batalha, porque as TV's não lhe passam a realidade, apenas passam a versão alinhada com a propaganda ocidental, se não o fizerem, serão acusadas de serem apoiantes do regime Kremlin.

E vice -versa …

Colocado por: justmeNão esquecer que num conflito global e sério entre bloco ocidental vs oriental a Rússia terá o apoio total da China.

Que engano tremendo … a China vai ficar a observar e alimentar ambos os lados enquanto toma conta de todo o comércio mundial.
    Quem acha que a China se vai meter é não entender nada da mentalidade chinesa.
    Até porque a China vai estar a aproveitar para se meter no estreito de Taiwan.

Colocado por: justmePara além de que a Rússia está a adaptar-se bem e a aprender muito com esta nova guerra dita "moderna", ou seja, já estão a preparar-se para as novas guerras

Aqui só pode estar a brincar … o exército russo está a funcionar em corda bamba contra tropinhas da Ucrânia e acha que teria sequer poder de resistência contra um exército fresco , preparado , bem equipado composto por batalhões de 42 países ?
    Um país que não só não consegue grandes avanços em 1 ano não conseguiu evitar incursões no seu próprio terreno.
    Não me leve a mal e permita-me a piada … largue a vodka por um bocado.

Colocado por: justmeOs Leopard's alemães e os Abrams americanos entraram na linha da frente como sendo uma grande vantagem e foram destruídos como brinquedos, basta 1 drone para os neutralizar

Venha o primeiro estratéga dizer que existe material bélico indestrutível, mas quer comparar com a quantidade de material russo destruído ?
    E a combater um exército da Ucrânia que tem meia dúzia deles … Compare agora a NATO.

Colocado por: justmeE depois, quem é que a Nato tem disponível para ir para uma linha da frente? Esta nova geração de "florzinhas de estufa" que se ficam sem internet, sem conforto e sem a proteção dos papás, começam a chorar compulsivamente?

Espero aprender a combater de forma tão heróica a seu lado .

Concordo consigo quando diz que a Rússia ainda consegue provocar danos , especialmente com o recurso a drones , ataques cibernéticos etc .
    Achar que a Rússia vence a NATO é pura inocência, achar que a China se mete é só hilariante.
    Se você estivesse a comparar o exército Russo com o Português … até concordaria com alguns pontos … mas é a NATO .
    É tão ingénuo assim que achar que não temos na NATO militares , estratégas e comandantes competentes ?
    Fora a capacidade bélica de sex XXI ..

Vai haver danos na Europa ? Vai !
    Vai haver vítimas Europeias ? Vai!

A Rússia fazer frente e vencer a NATO … é a piada do ano .
  7.  # 32

Colocado por: Solivabem equipado composto por batalhões de 42 países ?

Correção : 32 … mania de o 4 estar ao lado do 3 🤣
    • AMG1
    • 5 outubro 2024

# 33

Andam por aí umas teses de que a Russia anda a financiar tudo o que é organização que esteja disponível para desestabilizar e dividir as opiniões publicas ocidentais, porque isso lhe é benéfico. Eu não costumo acreditar nestas teorias, mas...
    Como dizia o outro: "yo non creo en brujas, pero que las hay..."
    • Soliva
    • 5 outubro 2024 editado

# 34

Colocado por: AMG1Andam por aí umas teses de que a Russia anda a financiar tudo o que é organização que esteja disponível para desestabilizar e dividir as opiniões publicas ocidentais, porque isso lhe é benéfico. Eu não costumo acreditar nestas teorias, mas...
    Como dizia o outro: "yo non creo en brujas, pero que las hay..."

Acredito piamente … aliás sempre foi a principal arma /método deles.
    É uma forma de guerra eficaz e barata .
    Se não me engano o mês passado foram a apanhados uns quantos “influencers “ e podcasts pagos para esse efeito.
  8.  # 35

Colocado por: justmeEsta nova geração de "florzinhas de estufa" que se ficam sem internet,

Curioso que hoje em dia, a guerra moderna é feita a manobrar drones à distância, por homens e mulheres que nem precisam de ter grandes músculos para mexer nos botões... E sim, sem internet ou rede satélite, ou com qualquer problema informático, lá se vai o videogame dos drones... e se perdem as batalhas.

Se se acha muito homem... leia uns livros de história... e verá que os derrotados da WW2, são hoje a melhor economia da UE sem disparar um tiro. Dominam por complecto países imperialistas e cheios de egos do passado, que nem Portugal, Espanha, França, etc...
    Não importa se são flores de estufa. Se pensam melhor que os outros, ganharão a guerra. Não precisa do ginásio para nada hoje em dia, nem nos últimos 70 anos, que o diga a Alemanha.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • Soliva
    • 5 outubro 2024 editado

# 36

Se não me engano era precisamente a Wagner que contratava gamers para pilotar drones.
    Os lingrinhas e Flores de estufa estão bem treinados na arte do CSGO, eu cá não olhava para eles com tanto desprezo assim 😂😂
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
    • justme
    • 10 outubro 2024 editado

# 37

Colocado por: SolivaQue engano tremendo … a China vai ficar a observar e alimentar ambos os lados enquanto toma conta de todo o comércio mundial.
    Quem acha que a China se vai meter é não entender nada da mentalidade chinesa.
    Até porque a China vai estar a aproveitar para se meter no estreito de Taiwan.

Então os constantes exercícios militares dos chineses em conjunto com os russos dos últimos anos, deve ser só para fazer passeios a observar a paisagem e porque os russos têm medo do escuro quando andam sozinhos.
    Assim como o aumento em 7.2% com gastos militares da China o ano passado, deve ser só porque sim.
    Assim como há poucos dias o teste com sucesso que a China fez com lançamento de míssil intercontinental contendo uma ogiva falsa, no Oceano Pacifico através de submarino, deve ter sido só para ocupar tempo.
    Está a construir mais 2 porta-aviões em simultâneo para juntar aos que já tem, a construir mais submarinos, entre muitos outros testes de novas armas, é só seguir e estar informado.
    Aliás os próprios EUA dizem claramente que a preocupação deles é com a China.

E que eu saiba Taiwan é território chinês, quem diz que não, é como dizer que a Madeira não é território português.

Colocado por: Soliva
    Aqui só pode estar a brincar … o exército russo está a funcionar em corda bamba contra tropinhas da Ucrânia e acha que teria sequer poder de resistência contra um exército fresco , preparado , bem equipado composto por batalhões de 42 países ?
    Um país que não só não consegue grandes avanços em 1 ano não conseguiu evitar incursões no seu próprio terreno.
    Não me leve a mal e permita-me a piada … largue a vodka por um bocado.

Aqui demonstra bem o seu conhecimento sobre combates em zona de guerra lolol parece que quem precisa largar a vodka com urgência é você mesmo.
    A guerra na vida real não é como nos jogos de computador, nem como nos filmes lol tem de acordar para a vida e deixar essa bolha de ilusão, eu até o entendo é o efeito da propaganda ocidental, que deixa as pessoas totalmente iludidas.
    Aconselho seriamente a seguir o que realmente se passa no campo de batalha mas sem ser pela TV portuguesa.

Que homens compõem esses batalhões dos 32 países?! Se a maioria dos países da Nato nem serviço militar obrigatório têm lol vão enviar as "florzinhas" que nem sabem o que é uma arma? Só se for para irem na frente a desminar terreno lol

De que adianta a incursão em território russo se vão lá ficar todos a fazer de fertilizante? Aliás, a maioria já lá ficou.
    Foi a estratégia mais errada e sem sentido que fizeram, enviar os homens mais bem treinados para um destino sem regresso, quando faziam tanta falta para defender o próprio território.

Relativamente à "lentidão" dos russos nos avanços do terreno, os EUA juntamente com outros grandes aliados da Nato estiveram 20 anos no Afeganistão a combater contra homens sem equipamento de chinelos e em que a única arma que tinham era uma AK47 lol nem mesmo a fazer uso de Abrams contra as AK47's conseguiram resultados, foram todos expulsos de lá sem resultados e humilhados, os taliban continuam no poder lol pelo menos o Putin apenas nesse ano que refere já se pode gabar de ter muito território ocupado e controlado (maior que a totalidade do território português) onde continua a avançar todos os dias e não é contra um inimigo de chinelos e de AK47, pelo contrário, estão muito bem equipados a receber dinheiro "sem fim" da Europa e EUA, com armamento do mais sofisticado que há no mundo e com total apoio da CIA com informação preciosa dos satélites e não só lol

Tem aqui um bom texto que retrata parte do cenário actual, não fala toda a verdade e falta aí abordar muitos outros assuntos, mas também não está tão mal, tendo em conta a linha da propaganda que estão obrigados a seguir...
    https://cnnportugal.iol.pt/guerra/ucrania/em-desvantagem-numerica-e-de-armamento-forcas-armadas-ucranianas-debatem-se-com-baixo-moral-e-com-a-desercao/20240909/66dec942d34ea1acf26e1de3

Colocado por: SolivaVenha o primeiro estratéga dizer que existe material bélico indestrutível, mas quer comparar com a quantidade de material russo destruído ?

Diga lá qual é a quantidade de material destruído aos russos… se fosse tanto assim como você pensa os russos certamente não estavam a avançar no terreno e já tinham desistido faz tempo. Convém é não apresentar os números avançados pelo herói Zelensky, porque pelas "verdades" desse comediante, os militares ucranianos já estão às portas de Moscovo há muito tempo lol

Colocado por: SolivaEspero aprender a combater de forma tão heróica a seu lado .

Concordo consigo quando diz que a Rússia ainda consegue provocar danos , especialmente com o recurso a drones , ataques cibernéticos etc .
    Achar que a Rússia vence a NATO é pura inocência, achar que a China se mete é só hilariante.
    Se você estivesse a comparar o exército Russo com o Português … até concordaria com alguns pontos … mas é a NATO .
    É tão ingénuo assim que achar que não temos na NATO militares , estratégas e comandantes competentes ?
    Fora a capacidade bélica de sex XXI ..

Vai haver danos na Europa ? Vai !
    Vai haver vítimas Europeias ? Vai!

A Rússia fazer frente e vencer a NATO … é a piada do ano .

LoLoL mais uma vez, saia da sua bolha da ilusão, certamente se você se alistar os russos vão tremer…
    Os russos não vão combater sozinhos contra ninguém, será um conjunto de países, assim como a Nato é um conjunto de países, abra a sua mente, está demasiado fechada e limitada à bolha lol

Só uma pequena curiosidade… vá ver o que está a acontecer aos militares ucranianos na linha da frente e em Kursk, vitimas do armamento termobárico russo e qual o resultado final.
    E os "fabulosos" Himars que deixaram de funcionar, porque os russos já descobriram como bloquear o sinal dos mesmos lol

Ahh espera, pára tudo… já esquecia que nada disto acontece, até porque a propaganda diz todos os dias que os russos estão ser dizimados pelos ucranianos e é por este motivo que devemos continuar a apoiar a Ucrânia o tempo que for preciso lol
    • Soliva
    • 10 outubro 2024 editado

# 38

Colocado por: justmejá esquecia que nada disto acontece, até porque a propaganda diz todos os dias que os russos estão ser dizimados pelos ucranianos e é por este motivo que devemos continuar a apoiar a Ucrânia o tempo que for preciso lol

Depois desta patacoada toda confesso que apesar de não saber o que a propaganda pró Ucrânia anda para aí a dizer, o seu post serviu para saber a propaganda pró -russa .
    Quem o lê crê que Rússia já está em Kiev … com o equipamento militar intacto , milhões de tropas saudáveis e alimentadas com baixas tão irrisórias quanto o impacto das sanções económicas na economia Russa ( 🤣)
    Como é fim do mês presumo que já tenha recebido essa sua comissão.
    Faz tempo que não o ouvia, bem vindo de volta .
    😂😂

Delírios e ilusões de quem acha que a Rússia aguentaria a NATO por muito tempo ainda por cima com links de uma fonte tão fiável como a CNN …enfim.

Sequer achar que a Rússia iria lutar como um bloco … quando o Irão já está ocupadíssimo e entretido com Israel , a Índia a afastar-se , a China por várias vezes mandou avisos a Putin para não se esticar na narrativa e claro a Coreia do Norte que não verá nada para além da ponta da península.
    Isso sim é não entender as subtilezas do mundo em que vivemos que não se baseiam somente em interesses conjuntos mas principalmente em interesses individuais nacionais.
    Aliás o pior que poderia ter acontecido para a Rússia aconteceu quando o Irão se envolveu directamente no conflito israelo-palestino, que afectou o fornecimento de armamento á Rússia.
    Numa clara demonstração em que o bloco “be dammed “ quando estou a ver mísseis a caírem-me no quintal.

Meanwhile … o Zelensky está na Inglaterra o assunto do dia será certamente o uso dos Storm Shadows dentro da Rússia e tão certo como o destino haverá um discurso Putin a falar sobre as linhas vermelhas inultrapassáveis que são constantemente recuadas e alteradas para acomodar o ego Russo .
    Honestamente acho só triste que alguém tenha de implorar por apoio numa guerra que a perder terá consequências na Europa inteira … ou apoiamos e damos a cara … ou mais vale ficar quieto e esperar até baterem na nossa fronteira.
    Há um país a dar literalmente sangue suor e lágrimas a combater um exército superior baseado em promessas de apoios que vem a conta-gotas.

De todos os objectivos russos na guerra da Ucrânia, um deles foi certamente atingido … o cansaço da guerra por parte da Europa ,

Bota mais uma …

0.0258 seg. NEW