Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caríssimos,

Numa construção de raiz, moradia com desvão sanitário e cave. Como recomendam o isolamento térmico do PRH?

1) Lage - isolamento - PRH - betonilha - pavimento

ou

2) Isolamento - lage - PRH - betonilha - pavimento

Do que tenho lido, a opção 1 oferece resposta mais rápida do PRH.
    Opção 2 oferece mais massa térmica, uma vez que toda a lage armazena a energia do PRH e não apenas a camada de betonilha.

Estou mais inclinado para a opção 2, até para prevenir alguma condensação que possa existir no desvão.

O que me leva à segunda pergunta.

Na opção 2, como é que fixam os tubos do PRH à lage?

Sei que existem o sistemas próprios: ( ex: Schlüter-BEKOTEC-EN F). Do que tenho pesquisado lá fora também é comum fixar os tubos PRH à armação da lage antes da betonagem. (https://www.youtube.com/watch?v=yCH3rRZBvXk&ab_channel=MasonDixonAcres).

Contudo como nem tudo o que vem de lá de fora é bom, gostaria de obter a vossa opinião.
    • SrR
    • 5 outubro 2024

# 2

1
    • SrR
    • 5 outubro 2024

# 3

Colocado por: NalotilEstou mais inclinado para a opção 2, até para prevenir alguma condensação que possa existir no desvão.
    tenho a informar que muito provavelmente vai ter condensação mesmo com o isolamento
    • SrR
    • 5 outubro 2024

# 4

Colocado por: Nalotilopção 2, como é que fixam os tubos do PRH à lage?
    por ex
      4626.jpg
  2.  # 5

Colocado por: SrRpor ex
      4626.jpg
    um arame queimado nao faz o mesmo? 😂
  3.  # 6

Colocado por: DR1982um arame queimado nao faz o mesmo? 😂
    sim e com o tempo vai perfurar a parede do tubo.......
  4.  # 7

Colocado por: NalotilComo recomendam o isolamento térmico do PRH?
    primeiro tem que isolar termicamente, depois convém impermeabilizar somente depois coloca o piso radiante.
  5.  # 8

Colocado por: jorgealvessim e com o tempo vai perfurar a parede do tubo.......
    umas abraçadeiras de plastico entao
  6.  # 9

Colocado por: NalotilOpção 2 oferece mais massa térmica, uma vez que toda a lage armazena a energia do PRH e não apenas a camada de betonilha.
    isto não é valido para o clima nacional.
  7.  # 10

Colocado por: DR1982umas abraçadeiras de plastico entao
    muito melhor
  8.  # 11

Colocado por: NalotilCaríssimos,

Numa construção de raiz, moradia com desvão sanitário e cave. Como recomendam o isolamento térmico do PRH?

1) Lage - isolamento - PRH - betonilha - pavimento

ou

2) Isolamento - lage - PRH - betonilha - pavimento

Do que tenho lido, a opção 1 oferece resposta mais rápida do PRH.
    Opção 2 oferece mais massa térmica, uma vez que toda a lage armazena a energia do PRH e não apenas a camada de betonilha.

Estou mais inclinado para a opção 2, até para prevenir alguma condensação que possa existir no desvão.

O que me leva à segunda pergunta.

Na opção 2, como é que fixam os tubos do PRH à lage?

Sei que existem o sistemas próprios: ( ex: Schlüter-BEKOTEC-EN F). Do que tenho pesquisado lá fora também é comum fixar os tubos PRH à armação da lage antes da betonagem. (https://www.youtube.com/watch?v=yCH3rRZBvXk&ab_channel=MasonDixonAcres).

Contudo como nem tudo o que vem de lá de fora é bom, gostaria de obter a vossa opinião.

Tenho a opção 1 e estou bastante satisfeito
    • SrR
    • 5 outubro 2024

# 12

Colocado por: DR1982um arame queimado nao faz o mesmo? 😂
    para atar ferro serve
  9.  # 13

Colocado por: jorgealvesisto não é valido para o clima nacional.

Jorge pode desenvolver o seu raciocínio pf?
  10.  # 14

Colocado por: SrRpor ex
      4626.jpg

Pelo que percebi são clips para fixar a uma espécie de malha sol.
    Ou seja: isolamento - lage - malha sol e PRH - betonilha - pavimento?
    Correcto?
    • SrR
    • 6 outubro 2024

# 15

Colocado por: Nalotil

Pelo que percebi são clips para fixar a uma espécie de malha sol.
    Ou seja: isolamento - lage - malha sol e PRH - betonilha - pavimento?
    Correcto?
    na minha opinião utilize a opção 1
  11.  # 16

E porque colocar o PRH antes da betonilha? Vai estar aquecer quase tanto a laje para baixo como para cima
  12.  # 17

Colocado por: RicardoPortoE porque colocar o PRH antes da betonilha? Vai estar aquecer quase tanto a laje para baixo como para cima

Então mas tem sempre de levar betonilha sobre os tubos…
  13.  # 18

3cm.. passa as infraestruturas antes
  14.  # 19

Sim, não falei nas infraestruturas. Mas a ideia é que o PRH esteja superior a estas.

A minha dúvida é mesmo se é mais benéfico isolar a lage, pelo tecto da cave/desvão, e aquecer toda a lage. Ou sé é melhor colocar isolamento em cima da lage seguindo de PRH e betonilha.
  15.  # 20

Isolar ambos. E o PRH ser a última camada do pavimento

Por baixo o ideal é projetar PU depois de ter os tubos todos para não ter pontes térmicas e chover no desvao

0.0278 seg. NEW