Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: NalotilCaríssimos,

Numa construção de raiz, moradia com desvão sanitário e cave. Como recomendam o isolamento térmico do PRH?

1) Lage - isolamento - PRH - betonilha - pavimento

ou

2) Isolamento - lage - PRH - betonilha - pavimento

Do que tenho lido, a opção 1 oferece resposta mais rápida do PRH.
    Opção 2 oferece mais massa térmica, uma vez que toda a lage armazena a energia do PRH e não apenas a camada de betonilha.

Estou mais inclinado para a opção 2, até para prevenir alguma condensação que possa existir no desvão.

O que me leva à segunda pergunta.

Na opção 2, como é que fixam os tubos do PRH à lage?

Sei que existem o sistemas próprios: ( ex: Schlüter-BEKOTEC-EN F). Do que tenho pesquisado lá fora também é comum fixar os tubos PRH à armação da lage antes da betonagem. (https://www.youtube.com/watch?v=yCH3rRZBvXk&ab_channel=MasonDixonAcres).

Contudo como nem tudo o que vem de lá de fora é bom, gostaria de obter a vossa opinião.

Sem duvida que a melhor é a 1, com o isolamento imediatamente por baixo do sistema de prh.

Quanto a referido sistema bekotec ou a utilização da placa EN 23 F, a grande vantagem é a necessidade de apenas 8mm de betonilha sobre as placas, mesmo para utilização industrial.

Foram recentemente apresentadas estas placas: https://www.schluter.pt/bekotec-en-f-ps.aspx

Sendo auto-adesivas, e permitindo a aplicação de tubo de 14 ou 16, podem ser instaladas directamente sobre varios tipos de isolamento termico.
  2.  # 2

RicardoPorto

Obrigado

O duplo isolamento é capaz de ser a melhor opção. Infelizmente também fica mais caro.
  3.  # 3

Colocado por: pc ferreiraSem duvida que a melhor é a 1, com o isolamento imediatamente por baixo do sistema de prh.

Pode explicar o seu ponto de vista, o porque de considerar a opção 1 a melhor?

Faz-me confusão andar a isolar termicamente a moradia em toda a volta, a ter cuidado com as pontes térmicas e deixar a laje do r/c “exposta” ( nunca fica exposta mas fica sensível á temperatura do desvão / cave .
  4.  # 4

Colocado por: Nalotil

Pode explicar o seu ponto de vista, o porque de considerar a opção 1 a melhor?

Faz-me confusão andar a isolar termicamente a moradia em toda a volta, a ter cuidado com as pontes térmicas e deixar a laje do r/c “exposta” ( nunca fica exposta mas fica sensível á temperatura do desvão / cave .

O facto de ter o prh com isolamento térmico imediatamente por baixo, nao invalida que reforce o isolamento termico mais abaixo.

Edit: o importante é que nao tenha pontes térmicas, e que o projectista da térmica “nao levante o lápis “

Se tiver o isolamento por cima das infra-estruturas, tem o isolamento a proteger o mais importante que sao as pessoas, pois a casa bao precisa de isolamento térmico para nada.
  5.  # 5

Colocado por: Nalotil

Jorge pode desenvolver o seu raciocínio pf?
    o clima mediterranico não tem rigorosamente nada a ver com o clima do centro e norte da Europa nem com o clima norte-americano e a construção igualmente distinta pelo que usar estas soluções completamente desajustadas da realidade nacional é receita para o desastre.,

0.0107 seg. NEW