Colocado por: NalotilCaríssimos,
Numa construção de raiz, moradia com desvão sanitário e cave. Como recomendam o isolamento térmico do PRH?
1) Lage - isolamento - PRH - betonilha - pavimento
ou
2) Isolamento - lage - PRH - betonilha - pavimento
Do que tenho lido, a opção 1 oferece resposta mais rápida do PRH.
Opção 2 oferece mais massa térmica, uma vez que toda a lage armazena a energia do PRH e não apenas a camada de betonilha.
Estou mais inclinado para a opção 2, até para prevenir alguma condensação que possa existir no desvão.
O que me leva à segunda pergunta.
Na opção 2, como é que fixam os tubos do PRH à lage?
Sei que existem o sistemas próprios: ( ex: Schlüter-BEKOTEC-EN F). Do que tenho pesquisado lá fora também é comum fixar os tubos PRH à armação da lage antes da betonagem. (https://www.youtube.com/watch?v=yCH3rRZBvXk&ab_channel=MasonDixonAcres).
Contudo como nem tudo o que vem de lá de fora é bom, gostaria de obter a vossa opinião.
Colocado por: pc ferreiraSem duvida que a melhor é a 1, com o isolamento imediatamente por baixo do sistema de prh.
Colocado por: Nalotil
Pode explicar o seu ponto de vista, o porque de considerar a opção 1 a melhor?
Faz-me confusão andar a isolar termicamente a moradia em toda a volta, a ter cuidado com as pontes térmicas e deixar a laje do r/c “exposta” ( nunca fica exposta mas fica sensível á temperatura do desvão / cave .
Colocado por: Nalotilo clima mediterranico não tem rigorosamente nada a ver com o clima do centro e norte da Europa nem com o clima norte-americano e a construção igualmente distinta pelo que usar estas soluções completamente desajustadas da realidade nacional é receita para o desastre.,
Jorge pode desenvolver o seu raciocínio pf?