Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Hoje em dias vê-se muitas casas de banhos pintadas e apenas revestidas a azulejo na zona dos banhos. Isto deve-se puramente por questões orçamentais ou por outro motivo que me esteja a escapar.

Eu honestamente sempre achei que a casa de banho revestida de cima a baixo protege mais que estando pintada, mas também não percebo nada disto, o que sei é que os meus 2 WCs que estão revestidos até hoje nunca tive qualquer tipo de problemas.

Mas como pretendo remodelar as casas de banho gostaria de saber qual a melhor solução.

Obrigado.
  2.  # 2

Para mim são questões orçamentais, nos 4 wc's que remodelei, foi tudo revestido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pribeiro
  3.  # 3

Há preferências para tudo. Eu pessoalmente prefiro casas de banho pintadas, desde que haja uma extracção razoável não têm qualquer problema. E sai de facto mais barato.
    Concordam com este comentário: Na_mouch
  4.  # 4

Mas a durabilidade da pintura não é inferior ao revestimento a azulejo/ceramica?
  5.  # 5

Colocado por: pribeiroMas a durabilidade da pintura não é inferior ao revestimento a azulejo/ceramica?

Por acaso também tenho esta duvida.
    Porque pintar fica sempre mais barato, é um facto, mas se tivermos que pintar 2 em 2 anos, acaba por ser mais caro...
  6.  # 6

Na minha opinião é assim:
    Renovar através da pintura, só se for uma questão temporária ou pontual em que se pretenda gastar o minimo possível para dar um aspeto diferente ao WC.
    Renovar a sério, implica quase sempre trocar torneiras, loiças e inclusive atualizar a zona do duche. Neste caso a opção é troca do cerâmico por algo mais atual e acima de tudo prever um bom esquema de impermeabilização principalmente na zona do duche.
    Podem inclusivamente rever a canalização ou então apenas colocar os devidos acrescentos para que possa ter ponto para a nova cerâmica.
    Isto é a diferença entre gastar 100 Eur e 2-4K.
    • sltd
    • 8 outubro 2024

# 7

Eu só vou colocar cerâmico na zona do duche.
    Questão puramente estética.
  7.  # 8

Assumindo que é uma remodelação total da WC, se pintar apenas e revestir na zona dos duches, de quanto em quanto tempo é que é aconselhável repintar?
  8.  # 9

Tem de ir monitorizando. Se for numa Is com banhos deve ser mais frequente. Mas tudo depende do tipo de banhos e da renovação de ar da mesma, e da consequente menor saturação de vapores e tempo de permanência de vapores.
    Aconselho a pintura com uma tinta de esmalte, de preferencia com aditivos fungicidas.
  9.  # 10

Existem tintas próprias para pintura sobre azulejo, o resultado pode não desiludir, mas é muito importante que esteja tudo bem limpo incluindo as juntas.
  10.  # 11

Problema é essas tintas ainda não durarem grande coisa.. não era melhor passar massa mesmo própria para azulejos?
  11.  # 12

Acho que vou preferir revestir a azulejo, removendo o existente, reparando o que for necessário, pois a ventilação não é grande coisa e existem muitos vapores durante os banhos.

Obrigado pelo esclarecimento.
  12.  # 13

Colocado por: pribeiroAssumindo que é uma remodelação total da WC, se pintar apenas e revestir na zona dos duches, de quanto em quanto tempo é que é aconselhável repintar?

As minhas casas de banho estão estucadas e pintadas há 15 anos, e estão como novas. Depois dos banhos os espelhos ficam completamente embaciados e no estuque não se nota humidade nenhuma.
  13.  # 14

Em casas de banho sem janelas, o que usam para reduzir a humidade dos banhos?
  14.  # 15

Não sei o que é que os caríssimos fazem na casa de banho, mas tenho várias pintadas com qualidade variável, todas em uso há mais de 10 anos sem problema. Um extractor minimamente bom custa 20 ou 30 euros. Também tenho uma casa de banho forrada a mármore que se aguenta há 50 anos sem marcas de uso, mas mesmo assim não posso dizer que a diferença de preço compense.
  15.  # 16

Colocado por: LuisamarEm casas de banho sem janelas, o que usam para reduzir a humidade dos banhos?

Tem de instalar extrator mecânico.
    E muito importante... a alteração de hábitos de banho. Eu bem me lembro das minhas filhas e ex-esposa que estavam tempos e tempos no duche com agua quente corrente... Parecia uma sauna.. não há milagres... nem com tintas fungicidas... todos os meses havia que limpar com vinagre e lixivia alguns locais que desenvolviam bolor.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luisamar
  16.  # 17

Colocado por: Pedro Barradas

Tem de instalar extrator mecânico.
    E muito importante...a alteração de hábitos de banho. Eu bem me lembro das minhas filhas e ex-esposa que estavam tempos e tempos no duche com agua quente corrente... Parecia uma sauna.. não há milagres... nem com tintas fungicidas... todos os meses havia que limpar com vinagre e lixivia alguns locais que desenvolviam bolor.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Luisamar

Numa casa de banho interior com duas grelhas de ventilação reguláveis, é possível colocar extrator mecânico no mesmo local de uma dessas grelhas? É preciso ter ligação elétrica?

Agradeço ajuda, pois não percebo mesmo nada do assunto.
  17.  # 18

Boas.

Eu também prefiro com revestimentos cerâmicos/chapa de pedra. Pintura, só se fosse a meia altura das paredes, sendo a parte inferior da parede revestida com material cerâmico ou pedra e a parte superior pintada até ao tecto, excepto obviamente nas áreas de banhos.

Só o facto de se ter de prever rodapés nas paredes pintadas, já é um ponto bem negativo na minha opinião.
  18.  # 19

Falaram acima em remodelação. Na minha última obra remodelei 3 WC por completo (trocar canalização, etc).
    Um desafio que senti, para os amantes de paredes pintadas, foi a regularização das paredes. Não é que com mosaico estas não tenham de ser regularizadas, mas há mais espaço de manobra e os defeitos não se notam tanto.

Corri tudo com mosaico.

0.0188 seg. NEW