Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Precisava de vossa ajuda, agora meu irmão pediu que eu fosse ao ctt levantar os certificados aforro para a conta da minha mãe (cabeça de casa), precisa da minha assinatura. Ao que me consta a conta da minha mãe não estou como titular, apenas meu irmão e ela. que devo fazer para garantir meu direitos. Não tenho urgencia em levantar dinheiros ou heranças, apenas não quero ser tomada de lorpa. Qual o prazo desses certificados precisam ser levantados?.
  2.  # 2

Que fariam no meu lugar?
    • size
    • 7 outubro 2024

# 3

Em que nome estão os certificados de aforro ?

Os certificados de aforro apenas podem ser levantados pelo titular enquanto vivo. Se falecer, só podem ser levantados pelos herdeiros mediante a apresentação da habilitação de herdeiros,
  3.  # 4

Meu irmao diz que existe cetificado de habilitações mas quando perguntei onde e quando foi feito , não responde. Isto cria -me desconfiança dos dois, minha mae( cabeça de casal) pessoa doente que não pode sair de casa, e meu irmão que não é cabeça de casal e tem pressa de levantar tudo que era de meu falecido pai. Eu nao tenh pressa mas não quero que enganem dizendo que vão passar o dinheiro para conta da minha mãe, sabendo que meu irmão é tambem titular da conta da minha mãe e pode movimentar dinheiro como lhe convém e se fizer asneiras, legalmente so posso atribuir culpas ao cabeça de casal (minha mãe). Que fariam no meu lugar iam aos correios e assinar o levantamento dos certificados para a conta dos dois?
  4.  # 5

Vai as finanças e pede habilitação herdeiros

Prazo são 10 anos
    • size
    • 8 outubro 2024

# 6

Colocado por: LuciaMonteMeu irmao diz que existe cetificado de habilitações mas quando perguntei onde e quando foi feito , não responde. Isto cria -me desconfiança dos dois, minha mae( cabeça de casal) pessoa doente que não pode sair de casa, e meu irmão que não é cabeça de casal e tem pressa de levantar tudo que era de meu falecido pai. Eu nao tenh pressa mas não quero que enganem dizendo que vão passar o dinheiro para conta da minha mãe, sabendo que meu irmão é tambem titular da conta da minha mãe e pode movimentar dinheiro como lhe convém e se fizer asneiras, legalmente so posso atribuir culpas ao cabeça de casal (minha mãe). Que fariam no meu lugar iam aos correios e assinar o levantamento dos certificados para a conta dos dois?

O resgate dos Certificados de aforro, se em nome do seu falecido pai, é feito aos herdeiros na proporão das respectivas quotas-partes e não isoladamente à sua mãe ou ao seu irmão. Todos os herdeiros tem que ir assinar e darem o IBAN individual para o crédito do valor herdado.
    Concordam com este comentário: sisu
  5.  # 7

Se algum irmão fica com mais em vida, pode ser chamado à COLAÇÃO aquilo que já recebeu.
    O pior é se na altura já não houver nada.
  6.  # 8

Colocado por: size

O resgate dos Certificados de aforro, se em nome do seu falecido pai, é feito aos herdeiros na proporão das respectivas quotas-partes e não isoladamente à sua mãe ou ao seu irmão. Todos os herdeiros tem que ir assinar e darem o IBAN individual para o crédito do valor herdado.

Pois,
    Mas o irmão vai ficar/gozar-se com o que a mãe receber. Supostamente...
  7.  # 9

Boa noite,

Meu irmão mais a mãe marcou nos CTT dia para levantar e assinar, ambos procuraram de toda a maneira que eu fosse mesmo após eu ter dito não, não aceito levantar/assinar para depositarem o dinheiro suado do meu falecido pai para a conta dos dois. Foram na mesma e enviaram mensagem que o processo está em andamento e dentro de 3/4 meses o dinheiro é levantado, " que a papelada está lá para eu assinar ".
    A questao é que fariam no meu lugar, iriam ao CTT saber afinal o que argumentaram para o processo entrar em andamento, e claro não assinar. ou simplesmente ignorar e esperar os 20 anos por lei. Não vivo somento pelo dinheiro julgo que existem outros valores mais importantes tais como honestidade, clareza, e paz espirito. Mas não gosto de ser tomada como ignorante.
    Que fariam?
  8.  # 10

O processo pode até estar em andamento e a aguardar a sua assinatura … no entanto só assina se quiser.
    Pessoalmente iria a um balcão indagar quais os passos dados.

No final o ideal é se fazerem as partilhas e termina o drama.
    • size
    • 19 outubro 2024 editado

# 11

Colocado por: LuciaMonteBoa noite,

Meu irmão mais a mãe marcou nos CTT dia para levantar e assinar, ambos procuraram de toda a maneira que eu fosse mesmo após eu ter dito não, não aceito levantar/assinar para depositarem o dinheiro suado do meu falecido pai para a conta dos dois.

Estará a fazer confusão e a dificultar o processo. Não sendo ignorante, porque se recusa a colaborar no processo.
    Perante a habilitação de herdeiros, os CA em nome do seu pai têm que ser obrigatoriamente distribuídos e transferidos para o nome de cada um dos herdeiros, em que todos tem que estar presentes e assinar . Também poderão ser resgatados e o seu produto distribuído pelos herdeiros, por transferência para conta bancária de cada herdeiro.
    Ou seja, a distribuição será feita de acordo com a habilitação de herdeiros e não, apenas, para o nome da sua mãe e do seu irmão.
  9.  # 12

Filme da treta. Se assinar agora só recebe 17% tal como o irmão. A mãe tem direito ao restante. Se não assinar espera que a mãe morra e já recebe 50%. São estes os "valores" em causa.

Colocado por: LuciaMonteNão vivo somento pelo dinheiro julgo que existem outros valores mais importantes tais como honestidade, clareza, e paz espirito. Mas não gosto de ser tomada como ignorante.
  10.  # 13

Colocado por: LuciaMonteQue fariam?

Não assinava, enquanto não tivesse acesso a toda a documentação.
    Fale com a sua mãe para saber qual o destino que ela pretende dar ao dinheiro, uma vez que nos certificados rende bem mais que qualquer depósito no banco e assim fica a saber se o seu irmão a está a influenciar para ficar com o dinheiro.
    Caso não consiga falar com ela peça a um familiar de sua confiança.

0.0150 seg. NEW