Iniciar sessão ou registar-se
    • tfg_3
    • 7 outubro 2024 editado

# 1

Olá pessoal,

Estou a viver numa casa nova há cerca de um mês e estou a enfrentar um problema estranho com o quadro geral (diferencial) que dispara sem razão aparente. Isto acontece esporadicamente durante a noite ou quando não estou em casa, mas nunca quando estou por aqui a usar os equipamentos normalmente.

Aqui está o que já foi feito:
    - Contactei um eletricista, que trocou o diferencial de 30mA para um de 300mA, pois sugeriu que poderia haver algo a fazer disparar o disjuntor e um de 300mA seria menos sensível.

Agora, tenho algumas dúvidas:
    - Será perigoso usar um disjuntor de 300mA em vez de um de 30mA? Quais são os riscos associados a esta alteração?
    - Existe uma situação em que tenho uma tomada sem fio de terra: Recentemente coloquei uma TV na parede, mas precisava de transformar a tomada que estava lá em dupla e por engano comprei sem ligação à terra. Será que isto pode estar relacionado com o problema? A TV funciona bem o dia todo sem disparar o quadro e quando disparou durante a noite a mesma estava desligada.

O que acham que pode estar a causar este problema? Será que a falta de terra na tomada da TV pode ser um fator, mesmo que o disparo aconteça quando ela está desligada? Alguma dica sobre o que investigar a seguir?

Nota: Eu irei substituir a tomada da TV para uma com ligação à terra mas agora o eletricista já mudou o diferencial.

Obrigado pela ajuda!
    • size
    • 8 outubro 2024

# 2

Sim, torna-se perigosa a sua instalação electrica com o diferencial de 300 mA. Pode electrocutar.

Existira humidade em alguma tomada da instalação, nomeadamente, tomada exterior ?
    Confira bem a correcta instalação da tomada dupla para a TV. Estará bem isolada de possível humidade na parede
  1.  # 3

Mas a mudança do diferencial resultou?
    Se sim provavelmente tem o quadro demasiado carregado para um só diferencial
    • size
    • 8 outubro 2024

# 4

Colocado por: manelvcMas a mudança do diferencial resultou?
    Se sim provavelmente tem o quadro demasiado carregado para um só diferencial

Os diferenciais não se ligam em paralelo.
    Estará em causa uma fuga de corrente para terra, uma vez que o disjuntor diferencial se desliga sem qualquer electrodméstico ligado.
  2.  # 5

O diferencial corta a corrente quando deteta passagem de corrente no fio de terra. O de 30mA corta ao detectar 6,6Wats, o de 300mA só corta aos 66W.

Deve ter 1 electrodoméstico a dar passagem ao fio terra.

Volte a colocar o de 30mA e tem de ir desligando os disjuntores de noite e durante o dia para verificar em qual das divisões isso está a ocorrer
  3.  # 6

erro típico de más praticas: NUNCA em caso algum se deve colocar toda a instalação em cima de um unico diferencial seja de alta ou baixa sensibilidade, dev sempre ser dividido por multiplos diferenciais cada qual com a sua sensibilidade adequada á instalação a proteger.

Colocado por: sizeSim, torna-se perigosa a sua instalação electrica com o diferencial de 300 mA. Pode electrocutar.
    não , não e não esta absolutamente errado esta sua afirmação.
    Concordam com este comentário: Ruikode, VPINT
  4.  # 7

Colocado por: Na_mouchVolte a colocar o de 30mA e tem de ir desligando os disjuntores
    se a passagem for ao neutro não vai detectar rigorosamente nada.

pode muito bem ser um disparo intempestivo sem existir qualquer defeito de isolamento (apesar de ser muito frequente passagens em instalações no exterior)
    • size
    • 8 outubro 2024

# 8

Colocado por: jorgealves

não , não e não esta absolutamente errado esta sua afirmação.

A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidade superior a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA, os músculos contraem-se, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam a respiração mais difícil, a qual pode cessar com correntes que chegam a 80 mA. As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.
  5.  # 9

Obrigado pela ajuda, posso voltar a meter o de 30a mas eu realmente não sei o que possa ser... Porque não existe um padrão, reparei que ocorre quando existe quebras de energia (chuvas e etc.) na rua, será essa a causa?

Tenho painéis solares para aquecimento da água no telhado será isso?

Eu tenho a instalação toda dividida por secções diferentes disjuntores para cada coisa mas apenas o central é que dispara...

Ele trocou e agora não disparou mas o dijuntor está a fazer um zumbido ele veio cá verificou os fios e disse que estava tudo bem para não me preocupar...
  6.  # 10

Colocado por: size

A sensação de choque elétrico surge com correntes elétricas de intensidade superior a 1 mA. Com correntes superiores a 10 mA, os músculos contraem-se, o que dificulta, por exemplo, o pulo (salto). Correntes próximas de 20 mA tornam a respiração mais difícil, a qual pode cessar com correntes que chegam a 80 mA.As correntes elétricas que chegam a matar são aquelas cuja intensidade está compreendida na faixa entre 100 mA e 200 mA. Com intensidade próxima dos 100 mA, as paredes do coração executam movimentos descontrolados, o que é chamado de fibrilação.
    na teoria tudo funciona na perfeição,

Na prática não consegue ligar o quadro eléctrico porque o electricista não sabe quando e como deve instalar uma proteção diferencial de alta sensibilidade.

Existem regras e regulamentos a seguir não sendo mera conversa de tasca.

Depois as boas práticas ditam que NUNCA se deve usar um diferencial a cabeça de um quadro.
  7.  # 11

Colocado por: tfg_3chuvas e etc.) na rua

Colocado por: jorgealvespassagens em instalações no exterior)
    passagens leia se defeitos de isolamento que originam fugas de tensão levando o elemento diferencial actuar
  8.  # 12

Mas então eu ter o de 300ma não terá problemas de riscos para nós dentro de casa? Posso continuar com o de 300ma? A verdade é que ainda não disparou desde que mudei.
  9.  # 13

Mais de 60% dos imóveis em Portugal, o único diferencial que têm é o DCP da eredes com 500ma, no quadro elétrico só têm disjuntores.

E uns milhares nem terra têm, por serem anteriores ao 740/74.
  10.  # 14

Colocado por: tfg_3Ele trocou e agora não disparou mas o dijuntor está a fazer um zumbido ele veio cá verificou os fios e disse que estava tudo bem para não me preocupar...

Tem que trocar é de eletricista. Um eletricista profissional com equipamento a serio conseguiria medir a corrente residual, e até perceber de onde vem.
    Se for uma moradia com equipamentos no exterior (luzes de jardim por exemplo) e se diz que é mais nos dias de chuva, é começar por ai.
    Concordam com este comentário: elfo106
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tfg_3
  11.  # 15

Colocado por: tfg_3Mas então eu ter o de 300ma não terá problemas de riscos para nós dentro de casa? Posso continuar com o de 300ma? A verdade é que ainda não disparou desde que mudei.

Pelo menos tomadas de WC (penso ser mesmo obrigatório aqui), termoacumulador, tomada carro electrico,.... devem ter o de 30 ma. O ideal seria ter tudo.

Mas veja que tem ai algo a funcionar como não devia, seria melhor tentar mm descobrir o que é, ainda para mais diz ser uma casa nova, imagino também com electrodomésticos novos,....

Tem termoacumulador? Este costuma ser um bom culpado.
  12.  # 16

Colocado por: hangas

Tem que trocar é de eletricista. Um eletricista profissional com equipamento a serio conseguiria medir a corrente residual, e até perceber de onde vem.
    Se for uma moradia com equipamentos no exterior (luzes de jardim por exemplo) e se diz que é mais nos dias de chuva, é começar por ai.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tfg_3

Sim tenho e penso que possa ser disso, tenho tomadas exteriores e os painéis de aquecimento de água no telhado plano.
  13.  # 17

Colocado por: bmccruz

Pelo menos tomadas de WC (penso ser mesmo obrigatório aqui), termoacumulador, tomada carro electrico,.... devem ter o de 30 ma. O ideal seria ter tudo.

Mas veja que tem ai algo a funcionar como não devia, seria melhor tentar mm descobrir o que é, ainda para mais diz ser uma casa nova, imagino também com electrodomésticos novos,....

Tem termoacumulador? Este costuma ser um bom culpado.

Painéis solares termossifão, como sei que: "tomadas de WC (penso ser mesmo obrigatório aqui), termoacumulador, tomada carro electrico" estão com 30ma? Estes cada um tem o seu disjuntor de 16a.

0.0210 seg. NEW