Iniciar sessão ou registar-se
    • catcos
    • 8 outubro 2024 editado

# 1

Olá a todos! Finalmente, depois de muitas dúvidas, desabafos e pedidos de opiniões de outras coisas, finalmente chegou a minha vez de partilhar a planta da moradia!! :)

Deixo em baixo o print da planta e também algumas imagens 3D.

planta e 3Ds
    https://we.tl/t-O6vRuAvHKH

Esta versão já vem de várias trocas de ideias mas como na nossa opinião já está muito próximo do que seria uma versão final, achamos que estava na hora de pedir o vosso contributo: ideias, sugestões, reflexões, o que vos aprazer dizer!

Os comentários que temos são muito de detalhe e mais relacionados com o 3D, em termos de planta já não temos muita coisa a apontar.

O que acham? :)
  1.  # 2

De uma forma global até que não parece mal, tem é alguns detalhes/opções que são um bocado difíceis de compreender.

Casa de banho de apoio aos quartos é extremamente pequena. 1.45 x 2.15, nem dá para eu abrir as asas e secar-me com uma toalha... Fazia todo o sentido tirar 20 cm a cada quarto, e adicionar à WC, de forma a ficar com uma largura perto de 1.8 m
    Os quartos com 3.40 x 3.50 (3.70) ficavam na mesma funcionais.

No andar de cima, qual o interesse em ter aquele corredor à direita a dar para uma parede? Se ainda tivesse uma janela para criar um ambiente ali, Ok, compreendia, mas nesse caso é um desperdício de espaço que vai fazer falta para a WC/quarto.

A suite tem aquele pormenor construtivo da mini varanda que só custa dinheiro e ninguém vai tirar rentabilidade daquilo - a não ser o empreiteiro.

A WC da suite precisa de outra abordagem, abrir a porta e deparar-se com o bidé e trono de porcelana não transmite um requinte desejado. Ainda por mais quando é visível logo desde as escadas quando sobe ao corredor - não se esqueça que na vivência normal, as divisões tem a tendência a ter as portas sempre abertas.

No andar de baixo, faria mais sentido colocar janela na WC em vez do corredor.

Não gosto da relação comprimento/largura 3:1 do open-space. Vai ter sempre tendência a criar uma visão afunilada. é preciso ter atenção ao pé direito escolhido. Eu nunca faria algo <2.60 m

Tendo em conta que a casa tem 2 pisos, e a entrada é sempre dada pelo piso 0, o escritório deveria ter dimensões suficientemente grandes para acautelar a velhice, e que permitisse uma cama de casal se necessário.

Lavandaria no piso 0, para depois ter de subir até ao piso 2 para arrumar os trapos, é aborrecido. Solteiros ainda o fazem cheios de vigor, mas com a roupa da cachopada depois, torna-se aborrecido. Mas faz-se.

Em relação ao 3D, toda esse volume, vidro, recortes, palas, etc, nada foi pensado para ser "barato". Tem de ter isso ciente quando começar a receber os orçamentos.

O sul fica para que lado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
      catcos.png
  2.  # 3

Os meus 5 cents...

As plantas tem uma serie de de erros de representação (escadas e vazio ao lado da circulação da suite)
    No piso social, era importante estar representado a projeção do piso superior.

Parece-me que tem um volume demasiado oprimente face o espaços exteriores (palas excessivamente extensas, ate se sobrepõe à piscina)
    O afastamento à extrema diminuta num dos lados do lote é assim porquê? Tem a certeza que não tem de deixar no mínimo 3.00m de afastamento? ou cortaram o resto do lote?

Onde está o Norte? para "cima"?

O hall de entrada no piso -1... parece-me a mim que tem um protagonismo que não faz sentido. Eu revia isso como entrada de serviço e aproveitava melhor todo esse piso para inst. técnicas/ garagem.

Eu revia o conceito de recepção formal ao interior do edifício - Ou seja, tem ali uma bela escadaria exterior, eu previa um patim intermédio e faria o acesso direto à zona social exterior/ interior. O percurso acessivel seria pelo exterior.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • catcos
    • 9 outubro 2024 editado

# 4

Obrigada aos dois! Desculpem, passou-me não dizer a orientação! Basicamente o norte é a parte de cima sim, e o sul a parte de baixo. Ou seja sul é para os quartos mais pequenos/lateral da sala.
    • catcos
    • 9 outubro 2024 editado

# 5

Colocado por: NostradamusCasa de banho de apoio aos quartos é extremamente pequena. 1.45 x 2.15, nem dá para eu abrir as asas e secar-me com uma toalha... Fazia todo o sentido tirar 20 cm a cada quarto, e adicionar à WC, de forma a ficar com uma largura perto de 1.8 m
    Os quartos com 3.40 x 3.50(3.70)ficavam na mesma funcionais.

Sim! Também achamos que a casa de banho ficou pequena, mas assumi que essa solução não seria viável pela questão da acessibilidade. Mas sim, acredito que mesmo havendo essa questão, ele consiga dar a volta ao quarto de modo a cumprir. Ou não tem de cumprir neste caso?

Colocado por: NostradamusNo andar de cima, qual o interesse em ter aquele corredor à direita a dar para uma parede? Se ainda tivesse uma janela para criar um ambiente ali, Ok, compreendia, mas nesse caso é um desperdício de espaço que vai fazer falta para a WC/quarto.

O corredor também foi um comentário que tivemos já na versão anterior :) eu gostava mais de ter uma janela ali, mas ele falou de já existirem as claraboias. Mas ainda não estou convencida com ter claraboias em casa que pessoalmente acho feio, mas.... Relativamente às dimensões, mais uma vez, não é uma questão de acessibilidade? (Não sei mesmo) Mas se não for também concordo

Colocado por: NostradamusTendo em conta que a casa tem 2 pisos, e a entrada é sempre dada pelo piso 0, o escritório deveria ter dimensões suficientemente grandes para acautelar a velhice, e que permitisse uma cama de casal se necessário.

Por acaso o escritório já esteve maior e pedimos pra condensar um bocadinho. Entendemos isso mas neste caso preferimos manter assim.

Colocado por: NostradamusEm relação ao 3D, toda esse volume, vidro, recortes, palas, etc, nada foi pensado para ser "barato". Tem de ter isso ciente quando começar a receber os orçamentos.

O orçamento é uma das nossas preocupações! Por outro lado.... Gosto dos envidraçados assim... Talvez faça sentido diminuir um pouco na parede sul, talvez atrás do sofá?
    • catcos
    • 9 outubro 2024 editado

# 6

Colocado por: Pedro BarradasParece-me que tem um volume demasiado oprimente face o espaços exteriores (palas excessivamente extensas, ate se sobrepõe à piscina)

Quando diz palas extensas é mesmo em comprimento (estarem em toda a lateral) ou refere-se mesmo à largura delas?
    As palas foram um pedido nosso não só porque gostamos, como também para dar algum sombreamento natural para o verão. Acham que ainda é possível diminuir um pouco mais? Por acaso na versão anterior estavam bem maiores e já pedimos para diminuir, mas agora não sei se ainda podem ir um pouco mais.

Colocado por: Pedro BarradasO afastamento à extrema diminuta num dos lados do lote é assim porquê? Tem a certeza que não tem de deixar no mínimo 3.00m de afastamento? ou cortaram o resto do lote?

Agora vem a parte que faço figura de ignorante mas também estou convencida que foi isso que o arquiteto me disse... O afastamento de 3m não é à janela?

Colocado por: Pedro BarradasEu revia o conceito de recepção formal ao interior do edifício - Ou seja, tem ali uma bela escadaria exterior, eu previa um patim intermédio e faria o acesso direto à zona social exterior/ interior. O percurso acessivel seria pelo exterior.

Isto não consegui perceber, desculpe! Consegue por favor dizer por outras palavras? O acesso direto ao exterior é mesmo o objetivo das escadas...
    •  
      marco1
    • 9 outubro 2024 editado

# 7

...
    veja lá a sanita na cabeceira da cama
    o ultimo andar merecia uma janelita para nascente ( frente da casa) nem que fosse ali no corredor ao lado da escada
    ou então tirava a wc no meio dos quartos e metia-a no topo superior direito da planta, dando assim um pouco mais aos quartos e "limpando" a frente dos quartos possibilitando que a wc comum não fosse interior e tivesse mais um pouco de que os parcos 1.45 de largura.
    só me pergunto é porque o esquema de escada não pode ser sempre a mesma caixa, ou seja os lances sempre sobrepostos em todos os pisos. só isso iria trazer uma simplificação e economia
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Nostradamus
  3.  # 8

Garagem com 5m de largura para dois carros?
    Parece-me pouco.
    Faça um exercício e experimente para ver se sente confortável a abrir as portas dos mesmos para sair ou entrar. Com crianças, ainda pior.
    Parece-me que tem possibilidade para dar mais largura à garagem e por consequência ao escritório e is do piso 1.

Colocado por: catcosTendo em conta que a casa tem 2 pisos, e a entrada é sempre dada pelo piso 0, o escritório deveria ter dimensões suficientemente grandes para acautelar a velhice, e que permitisse uma cama de casal se necessário.

Na is do piso 1 o lavatório é que devia ficar em frente à porta.
  4.  # 9

...
      catcos_.png
  5.  # 10

Presumo que o banho acessível, em licenciamento, seja uma adaptação da lavandaria, caso contrário não vejo como possa cumprir.
    Não gosto da chegada da escadaria à sala (quem vem da garagem) o último degrau à face da parede é uma solução fraca.
    Também acho que a varandinha da suite é apenas um foco de problemas e custo.
    O 3D está algo otimista. Falta espessura no teto do piso social.

De resto acho uma casa divertida e isso até é bom. Temo que a realidade de ductos/courettes e demais infraestruturas venham a criar demasiadas complicações em termos de áreas (que já estão um pouco diminutas). Isso que seja bem estudado.

Seja como for, a pergunta que se impõe é, e sempre, qual o orçamento que tem para esta casa?
    Eu estimo entre 380 e 500mil. Só em caixilharia poderá ser acima de 40mil.
    É o que estão a prever?
  6.  # 11

... ainda a grande discrepância desta proposta de arquitetura com uma realidade estrutural...
    Vejo tantas descontinuidades e falta de conciliação entre a arquitetura e uma proposta estrutural equilibrada e económica.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 12

...mas se for em paredes de betão armado, safa-se. O resto dos problemas mantêm-se.
  8.  # 13

Colocado por: marco1...
    veja lá a sanita na cabeceira da cama
    o ultimo andar merecia uma janelita para nascente ( frente da casa) nem que fosse ali no corredor ao lado da escada
    ou então tirava a wc no meio dos quartos e metia-a no topo superior direito da planta, dando assim um pouco mais aos quartos e "limpando" a frente dos quartos possibilitando que a wc comum não fosse interior e tivesse mais um pouco de que os parcos 1.45 de largura.
    só me pergunto é porque o esquema de escada não pode ser sempre a mesma caixa, ou seja os lances sempre sobrepostos em todos os pisos. só isso iria trazer uma simplificação e economia
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Obrigada marco. Muito em linha com coisas que ja me queixei numa versão anterior!
    Menos a sanita que... vocês são optimos, nunca me passaria olhar para isso e como é obvio não a quero ali! Obrigada!!

Mas a zona das escadas/corredor do piso superior e eventual janela é uma das coisas que nos tem feito debater mais. As escadas agora já olho para elas com melhores olhos mais também me questionei várias vezes porque não estavam em linha, mas penso que seja para não aumentar a área ainda mais.
    Ter uma janela ali no corredor sempre me pareceu óbvio, mas eles falaram de já ter as claraboias e por isso não haver essa necessidade. Gostava de saber a vossa opinião sobre as claraboias, eu não as acho nem bonitas nem uteis, nao sei... :) Mas, de qualquer forma, gostei dessa ideia da casa de banho passar para essa lateral.
  9.  # 14

Sem claraboias.. tem tanta parede para meter umas janelas...
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  10.  # 15

Claraboiais que são também um ninho a infiltrações além do controlo solar ser sempre uma coisa complicada de se fazer (sem estores exteriores como as tradicionais janelas)

é sempre mais agradável ter uma luz natural no plano horizontal (parede) que vertical (claraboia)
  11.  # 16

e sem perceber se o que pretendem gastar é compatível com a obra que querem, esta discussão pode ser apenas uma fantasia sem resultado prático.
  12.  # 17

Colocado por: nunogouveiaTambém acho que a varandinha da suite é apenas um foco de problemas e custo.

a varanda do quarto mesmo ou aquela caixota ao lado do wc? A da suite é aproveitamente de espaço porque quero aquela pala... se for a outra, concordo perfeitamente...! mas o meu namorado achou giro, eu nao estou a ver em que é aquilo ajuda... Porem, gosto da organização do resto do espaço, só se eliminasse a "varandinha" e ficasse mais um espaço para arrumação.

Colocado por: nunogouveiaSeja como for, a pergunta que se impõe é, e sempre, qual o orçamento que tem para esta casa?
    Eu estimo entre 380 e 500mil. Só em caixilharia poderá ser acima de 40mil.

Bem... agora vem a parte que vou ser insultada... E o Nuno sabe qual o orçamento! :) o nosso é de 300 mil, daí estarmos a tentar poupar nas áreas.... Já vi que agora o truque estará nas janelas. Talvez peça para eliminar no corredor do escritorio/wc de serviço, diminuir nos quartos dos miúdos e diminuir na sala na zona atrás do sofá. De resto.... por outro lado até estavamos a pensar sugerir que na cozinha naquele canto, existisse uma espécie de porta para o exterior (criando uma base naquela "pala" que já foi criada e assim tendo uma pequena varanda, nao sei a utilidade dessa varanda em particular, mas achamos simpatico que a entrada/saída de casa seja coberta).
  13.  # 18

Colocado por: Pedro Barradas...
      catcos_.png

Pedro, o amarelo é o que sugere eliminar?

Colocado por: Pedro BarradasEu revia o conceito de recepção formal ao interior do edifício - Ou seja, tem ali uma bela escadaria exterior, eu previa um patim intermédio e faria o acesso direto à zona social exterior/ interior. O percurso acessivel seria pelo exterior.

Está relacionado com a explicação disto? Não pois não?
  14.  # 19

Colocado por: catcosPedro, o amarelo é o que sugere eliminar?

Está mal representado graficamente... ou não se percebe o que se pretende representar.

Colocado por: catcosEstá relacionado com a explicação disto? Não pois não?

Não.

Mas representei no piso 0, a pontilhado azul, a projeção do piso +1... está a ver a envergadura de toda aquela área em consola!? não há apoios... E se sobrepor os pisos terá igualmente dificuldade em alinhar inserir elementos verticais estruturais. Simplesmente não foi tido em consideração a economia de construção.
  15.  # 20

Colocado por: catcosBem... agora vem a parte que vou ser insultada... E o Nuno sabe qual o orçamento! :) o nosso é de 300 mil, daí estarmos a tentar poupar nas áreas..

Tem de "poupar" nas áreas e nos devaneios volumétricos que esse projeto tem....

0.0260 seg. NEW