Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Perguntei dos arranjos exteriores justamente para perceber se é obrigatório estar tudo feito...

No meu caso, vou tentar só ter os muros feitos e posteriormente, quando se puder, arranja se o quintal.

Para isso acontecer, não posso ter arranjos exteriores na planta do licenciamento, certo?
  2.  # 42

Colocado por: marrocoPara isso acontecer, não posso ter arranjos exteriores na planta do licenciamento, certo?

Tem que ter sempre um projeto de arranjos exteriores.
    O que fica definido nesse projeto é que deve ser pensado de acordo com o seu orçamento.
  3.  # 43

Colocado por: zedasilva
    Tem que ter sempre um projeto de arranjos exteriores.
    O que fica definido nesse projeto é que deve ser pensado de acordo com o seu orçamento.

Se no projecto tiver contemplada a piscina sou obrigado a construi la para ter licença de habitabilidade?
  4.  # 44

claro
  5.  # 45

Mas se eu agora não quis€r fazer a piscina o que tenho que fazer para não vir a ter problemas no final da obra?
  6.  # 46

Pergunte ao coordenador de projecto como deve proceder para o seu caso.
    Tive situações em que bastou indicar em telas finais. Noutros municípios exigiram projecto de alterações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jtmask
  7.  # 47

Colocado por: JtmaskMas se eu agora não quis€r fazer a piscina o que tenho que fazer para não vir a ter problemas no final da obra?

Estranho como o arquitecto não lhe disse isso. Pode sempre fazer o buraco já que vão andar por aí máquinas, coloca betão e depois fecha e de aqui a uns tempos quando tiverem €€€, é só abrir e licenciar.
  8.  # 48

Colocado por: Pedro BarradasPergunte ao coordenador de projecto como deve proceder para o seu caso.
    Tive situações em que bastou indicar em telas finais. Noutros municípios exigiram projecto de alterações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jtmask

Na altura o gabinete de arquitetura disse me que seria melhor fazer já em projecto, mesmo que não fosse para fazer agora. Ele sabia que não ia ser para fazer nesta altura
  9.  # 49

Colocado por: HideCodePode sempre fazer o buraco já que vão andar por aí máquinas, coloca betão e depois fecha e de aqui a uns tempos quando tiverem €€€, é só abrir e licenciar.

Isso é só andar a gastar dinheiro no inicio para que depois no final fique ainda mais caro.

Se tem dinheiro para fazer buracos, comprar ferro, cimento e ainda cobrir, mais vale fazer logo tudo de uma vez.
  10.  # 50

Colocado por: Nostradamus

Isso é só andar a gastar dinheiro no inicio para que depois no final fique ainda mais caro.

Se tem dinheiro para fazer buracos, comprar ferro, cimento e ainda cobrir, mais vale fazer logo tudo de uma vez.

Não concordo nada com isto, agora o buraco ficaria em cru, nada mais. Tenho um primo meu que fez isso e se fosse na altura que estava a fazer a casa não conseguia de modo algum ter orçamento para fazer a piscina pronta a utilizar.
  11.  # 51

Colocado por: HideCode

Não concordo nada com isto, agora o buraco ficaria em cru, nada mais. Tenho um primo meu que fez isso e se fosse na altura que estava a fazer a casa não conseguia de modo algum ter orçamento para fazer a piscina pronta a utilizar.

E como taparam o buraco? Ao fazer o grosso, deixaram já a parte das tubagens? Tenho a mesma dúvida, depois da casa contruída não sei se vou ter acesso para máquinas fazerem o buraco no sítio da possível piscina e penso que seria mais barato a parte do grosso se fizesse já na altura da construção. Depois do grosso ainda falta mais um bom bocado (€€) para ter a piscina finalizada (telas, máquinas e afins), e não sendo uma prioridade nem existindo folga orçamental deixaria para segundas núpcias...
  12.  # 52

Tapam com vigotas e abobadilhas, tal como se faz nos poços actualmente. Compromisso de segurança, simplicidade e preço.

Mas isso só mesmo em caso de não haver acesso futuro ao lote, porque se a ideia é poupar ou repartir custos, esqueçam isso, nem em sonhos esse método é económico e favorável a quem faz piscina.
  13.  # 53

Colocado por: NostradamusTapam com vigotas e abobadilhas, tal como se faz nos poços actualmente. Compromisso de segurança, simplicidade e preço.

Mas isso só mesmo em caso de não haver acesso futuro ao lote, porque se a ideia é poupar ou repartir custos, esqueçam isso, nem em sonhos esse método é económico e favorável a quem faz piscina.

Aqui esqueci-me de dizer, mas não é nenhuma piscina de 16*3 ou algo do genero é mais um "tanque" de 4*3, eu devo de fazer o mesmo que ele, no caso dele ele colocou as máquinas logo ali ao de cimo ao pé da piscina porque não tem espaço em terreno, no meu caso tenho que ver com a equipa de engenharia, porque as máquinas vão ficar na parte de baixo da casa e em relação ás tubagens não sei como pretendem fazer. Muito provavelmente o meu primo ainda não licenciou a piscina nem sei se o vai fazer, economizando do IMI até que passe o helicoptero a tirar fotos e mande a cartinha para casa. Isto não o farei.
  14.  # 54

Colocado por: JtmaskMas se eu agora não quis€r fazer a piscina o que tenho que fazer para não vir a ter problemas no final da obra?

E porque nao submeter o projeto de licenciamento e tirar de la a piscina? Problema resolvido
    Concordam com este comentário: HideCode
  15.  # 55

E com a inclinação do terreno e a casa construída... não vai ser fácil ou barato construir a piscina.

Voltando ao tema do custo, mesmo considerando as palas incluídas nas áreas. Só em muros de contenção (para os arranjos exteriores) têm aí matéria para 40mil, mais 20mil na piscina, no mínimos, a meu ver.
  16.  # 56

Colocado por: nunogouveiaE com a inclinação do terreno e a casa construída... não vai ser fácil ou barato construir a piscina.

Isso é que me surpreende, o arquitecto não advertiu o DO sobre a obra bíblica que é fazer uma piscina "ali em cima".

Olhando para o levantamento, aquele terreno parece ter mais declive que certas vinhas no Douro. Vi o 3D de raspão, nem liguei muito, mas o levantamento assusta um bocado €€€.
    Concordam com este comentário: HideCode
  17.  # 57

Colocado por: dmanteigas

E porque nao submeter o projeto de licenciamento e tirar de la a piscina? Problema resolvido
    Concordam com este comentário:HideCode

O q me disseram foi que se queria fazer no futuro piscina, o ideal era fazer o projecto já c ela. Que depois não seria problema se não a fizesse aquando da construção da casa. Presumo q a ideia é nas telas finais retirar a piscina, mas vou averiguar então c o gabinete o que estão a pensar fazer.
  18.  # 58

Colocado por: JtmaskPresumo q a ideia é nas telas finais retirar a piscina,

Então e não lhe disseram que no futuro quando quisesse fazer a piscina tinha que apresentar de novo um projeto?
  19.  # 59

Colocado por: zedasilvaEntão e não lhe disseram que no futuro quando quisesse fazer a piscina tinha que apresentar de novo um projeto?

Provavelmente o que lhe disseram foi o mesmo que a mim: que quer queira ou nao fazer ja a piscina, se a intencao e ter uma faz sentido fazer o projeto com isso em mente.
    Concordam com este comentário: Jtmask
  20.  # 60

Mas o facto de já ter um projecto aprovado com piscina não facilita a coisa mais à frente?

0.0273 seg. NEW