Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: dmanteigasse a intencao e ter uma faz sentido fazer o projeto com isso em mente.

Isso é uma coisa.
    Outra é ter gastos com o projeto da piscina agora, ter gastos com as telas finais para a retirar e depois voltar a ter gastos com novo projeto para realmente a construir.
    O pessoal gasta dinheiro onde não deve e depois os orçamentos derrapam
  2.  # 62

Quando usar a maquina para fazer as fundações, faz também o buraco da piscina e depois enche com terra...

No futuro, basta uma maquina pequena para retirar a terra
    Concordam com este comentário: HideCode
  3.  # 63

No meu caso ela ficaria acima da quota de terra e dps iria aterrar à volta..de qq das formas é assunto encerrado neste momento. Pelos vistos devia ser finório, não fazer nada em projecto e dps fazia a piscina quando me apetecer sem dar cavaco a ninguém..
  4.  # 64

como se fosse complicado e caro posteriormente licenciar uma piscina....
  5.  # 65

Mas então, pra ficar esclarecido, se a piscina não é para fazer aquando da construção da casa, deve ser apresentada no projecto inicial ou seria melhor fazer projecto para a piscina quando fosse para a fazer?
  6.  # 66

Colocado por: zedasilvaOutra é ter gastos com o projeto da piscina agora, ter gastos com as telas finais para a retirar e depois voltar a ter gastos com novo projeto para realmente a construir.

Bem, eu vou seguir a mesma logica e sinceramente nao o vejo isso como um custo a ter em grande conta. Um dos orcamentos que me apresentaram ate tinha isso como um custo 'extra' se quisessemos incluir a posteriori piscina em vez de a planear no projeto original. Se nao conseguir fazer a piscina ja, pelo menos ja esta planeada em projeto e no futuro ficara mais barato que fazer o projeto para piscina de raiz.
  7.  # 67

Mete o projeto quando for para executar.
    Mas pode planear com o projeto inicial a localização e impacto da piscina que considerar. Mas não mete para Licenciamento/ Comunicação Prévia.
    Concordam com este comentário: marco1, HideCode
  8.  # 68

Colocado por: NostradamusIsso é que me surpreende, o arquitecto não advertiu o DO sobre a obra bíblica que é fazer uma piscina "ali em cima".

Não é em "cima", o terreno já tem aquele formato quase por todo, a piscina está prevista num socalco que já existe, possívelmente vamos aumentar a zona um pouco mais e tirar mais terra mas a diferença não será grande.
  9.  # 69

Colocado por: nunogouveiaE com a inclinação do terreno e a casa construída... não vai ser fácil ou barato construir a piscina.

esta história de fazer/não fazer a piscina não tem exatamente a ver comigo porque não fui eu que trouxe o assunto, só disse que não tinhamos uma decisao, sendo que o mais provável é avançarmos com a piscina... Mas deixei a conversa fluir que é sempre mais uma forma de aprender :)
    • catcos
    • 16 outubro 2024 editado

# 70

Boa tarde, nova versão! :)
    Quem quiser partilhar novamente os seus conhecimentos, sou toda ouvidos e agradeço imenso. Cá vai a planta e o 3D.

O email que enviei já foi bastante extenso pelo que não me queixei dos erros de representação por exemplo das escadas, preferi assim.
    Mas fizeram a maioria das alterações que pedi, menos diria na parte estrutural que está mais ou menos igual :/

Deixo em baixo alguns dos pedidos que fiz no sentido de ir ao encontro do que vocês sugeriram e das respostas que deram, que por mim estão ok mas nao sei se discordam ou nao!

Nota: ao reorganizar esta divisão, não nos chocaria se o wc da suite mudasse de sítio (nomeadamente para onde está a "atual" varanda) e se o wc dos dois quartos passasse para a frente da casa e assim conseguíamos ter um wc maior sem tirar espaço aos quartos - mas não estamos certos do que mais gostávamos, seria só numa ótica de aproveitar melhor os espaços "mortos" e de garantir maior estabilidade estrutural do edifício (explico noutro ponto);

R: De acordo com a nossa interpretação a deslocação do wc da suite bem como do wc que serve os dois quartos, iria provocar um aumento de área e perdia-se a zona de estudo das secretárias. Pelo que, atendendo aos constrangimentos económicos, relativamente a este ponto, se for para avançar necessitamos de reunião presencial ou online.

Queremos os lances de escada todos alinhados, para isso queremos que o andar de cima "encoste" ao resto da casa pela direita, o que permitirá também que haja outra estabilidade estrutural (achávamos que a casa estava a "vir" muito para fora dos limites, se alinharmos à direita, de quem olha de frente, isso não acontecerá tanto e assim conseguimos também ter escadas todas na mesma "linha" que era o que nos fazia confusão nisto tudo (talvez assim a nova solução das escadas, com arrumação, seja eliminada mas de facto preferíamos dar prioridade a que as escadas ocupem todas a mesma "zona". Desta forma a "pala" da sala a sul diminui, que é algo que nos agrada (queremos palas mas essa estava exagerada). Achamos que este tipo de detalhes e alteração da volumetria atual, irão facilitar depois numa ótica de economia de construção e mesmo para prevenir futuros problemas;

R: Relativamente a este ponto o desencontro das escadas teve como princípio o cumprimento da lei que resumidamente diz, que o afastamento do edifício ao lote contíguo deverá ser metade da altura do edifício com um mínimo de 3 metros. Visto que se alinhássemos a escada toda, a altura do edifício seria de 9 metros, ou seja, neste momento o edifício está afastado a norte 3 metros do vizinho e teria de estar afastado 4,5 metros.

Outras notas que queremos acautelar desde já: o pé direito da sala/cozinha deverá ser de pelo menos 2,60m para não dar uma sensação afunilada à sala, e a espessura do teto desse piso também nos parece pequena tendo em conta o 3D

R: No último projeto rebaixamos o teto na zona da cozinha para marcar a continuidade da pala e piso do 2ºandar (piso dos quartos) pelo que reformulamos perdendo esta relação e então todo o 1ºandar terá um pé direito livre de 2,60m e mais 10cm para teto falso.
  10.  # 71

faltam ai uns pilares se for para ficar assim... pelas questões estruturais que já tinha referido.
    • catcos
    • 16 outubro 2024 editado

# 72

Meus comentários:
    - vou pedir para desfazerem o aumento de largura da garagem e lavandaria para o lado que mais enterrado e aumentarem a área da lavandaria pelo deslocamento das escadas mais para direita;
    - preocupa-me nao existir luz natural no wc de apoio aos quartos do 2º piso agora que retiramos as claraboias. Pensei sugerir para o wc vir para a fachada sul mas não tou a ver como isso se organizaria com os quartos e aliás, só iria criar mais corredores, que nao pretendemos :/
    - vou pedir para retirarem aquele detalhe a preto que vem da fachada da frente e vai para a janela do wc;
    - a janela do corredor do piso 2, virada a nascente parece-me que tem dimensões muito grandes e que vai ter grande exposição a nascente, talvez peça para diminuir um pouco.
  11.  # 73

Colocado por: Pedro Barradasfaltam ai uns pilares se for para ficar assim... pelas questões estruturais que já tinha referido.

Humm, permita-me o comentário nada relacionado com arquitetura (e claro que as questões estruturais vão prevalecer no fim de contas) mas isso não fica muito feio? Presumo que fosse junto à piscina, no limite sudoeste da estrutura certo? É que até limita o usufruto da piscina.
  12.  # 74

Colocado por: catcosmas isso não fica muito feio? Presumo que fosse junto à piscina, no limite sudoeste da estrutura certo? É que até limita o usufruto da piscina.

Isso já é um problema/ questão para a sua equipa de projeto antever e resolver...
    eu considero que tem aí um problema de descontinuidades e com o agravante de consolas algo extensas... é obvio que é possivel ter isso assim, mas cumprindo os requisitos de resistência sismica e ao mesmo tempo ser igualmente uma solução estrutural económica, não estou a ver como.
  13.  # 75

Eu eliminava a parede que está entre a cama da suíte principal e os armários
    Concordam com este comentário: fadadolar, lfmrr
  14.  # 76

A primeira coisa gritante é aquele "canto de estudo" nos quartos. Aquele espaço trancado em 3 paredes vai ser uma tortura e nada agradável para os miúdos.

Se anteriormente já estava no limite, porque pelo menos tinha a janela imediatamente ao lado, então agora é um grande não.

Essa zona tem de ser bem mastigada, juntamente com o WC. Puxar as janelas para as secretarias não é solução porque depois vai tirar luminosidade (em profundidade) ao quarto devido à sombra da parede do WC.

O compromisso se calhar terá de ser feito na suite, mudando toda a disposição, tem demasiado espaço em circulação e armários.
    Ou mudar o local do WC e coloca-la no canto do corredor onde meteu uma janela. De seguida troca toda a posição dos armários dos quartos, colocando-os na parede onde esta agora a WC/secretaria.

Porta de correr na lavandaria em baixo é só estragar dinheiro. Meta uma porta normal. Nisto poupa 500€.

Honestamente não desgosto da planta, até acho porreira. Tem é alguns pontos que precisam mesmo de ser polidos.
    Os 3D são uma desgraça. Menos é mais. Essa casa podia e devia ser mais simples visualmente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  15.  # 77

Colocado por: catcos- preocupa-me nao existir luz natural no wc de apoio aos quartos do 2º piso agora que retiramos as claraboias

tire 40cm de largura a essa IS (de 1.85m, passa para 1.45). e faça- um rectangulo até à fachada entre os quartos. Acabe com os nichos escuros de estudo, e ganha cerca de 20cm de profundidade útil em cada um dos quartos. Mete uma secretária/ toucador ao fundo da cama... fica com quartos muito mais versáteis e menos acanhados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catcos
  16.  # 78

Colocado por: durielEu eliminava a parede que está entre a cama da suíte principal e os armários

É um pedido nosso porque termos horários diferentes e hoje em dia tenho sempre que me vestir na sala :) queremos acabar com isso
  17.  # 79

Colocado por: durielEu eliminava a parede que está entre a cama da suíte principal e os armários

Isso, ou outra resolução...
  18.  # 80

Colocado por: Pedro Barradastire 40cm de largura a essa IS (de 1.85m, passa para 1.45).

Isto é que eu não consigo dirigir. Numa casa a ser feita de raiz, ter apenas 1.45m de largura numa IS - opinião pessoal

Não digo fazer aquelas mega IS estilo anos 2000 com 9m² e quase 3m de profundidade, mas 1.45m acho mesmo muito muito apertado. Isto é quase dimensões de WC de serviço, apenas com trono de porcelana e pia das mãos.

0.0254 seg. NEW